Clínica abortista Planned Parenthood sugere: “ensine a seus filhos que a genitália não determina o gênero”

Planned Parenthood, a mais famosa clínica que executa abortos nos Estados Unidos, criou um manual ensinando aos professores e pais como identificar uma criança transgênero

Julio Gonzaga
Aug 9, 2017 · 2 min read

O guia publicano no website do Planned Parenthood dá as coordenadas aos pais que querem saber o gênero de seus filhos: “aprenda a ensinar a seu filho que seu gênero não o limita; como falar sobre diferentes tipos de famílias, como saber se seu filho é transgênero e muito mais.”

Em outro trecho destacado pela Fox News, a clínica explica que “embora a resposta mais simples seja que as meninas têm vulvas e os meninos têm pênis/testículos, essa resposta não é verdade para todos os garotos e garotas”, diz a organização. “Menino, garota, homem e mulher são palavras que descrevem a identidade de gênero, e algumas pessoas com identidade de gênero ‘menino’ ou ‘homem’ têm vulvas, e algumas com a identidade de gênero ‘menina’ ou ‘mulher’ têm pênis/testículos. Seus genitais não te fazem um menino ou uma garota.”

Algumas vozes no meio conservador condenaram a proposição do Planned Parenthood. Tim Wildmon, presidente do American Family Association, instituição sediada no estado americano do Mississippi e que promove valores conservadores, disse que: “o que Planned Parenthood está promovendo aqui é apenas estupidez mascarada como sensibilidade. Se você é um adulto tentando falar com uma criança sobre se eles são realmente um menino ou uma menina, você corre o risco de prejudicá-los psicologicamente.”

É de longa data a controvérsia que gira em torno da famosa clínica. Assim é porque o Planned Parenthood (que literalmente significa “planejamento familiar”) é a instituição que mais faz abortos legalizados nos Estados Unidos. Os conservadores, que tendem a votar para o Partido Republicano, costumam a odiá-la. Por outro lado, o Partido Democrata (abertamente pró-aborto) sempre é beneficiado pela captação de votos que a instituição promove-lhe. Hillary Clinton, que recebeu apoio expresso da organização durante a campanha presidencial democrata do ano passado, recebeu da clínica, no último dia 2 de maio, o prêmio de “campeã do século” “pelo seu serviço às mulheres ao longo quarenta anos”.

Foto: AP/Steven Senne

No manual Planned Parenthood ainda se lê que “dizer que é ruim para os meninos brincar com bonecas ou fazer balé, por exemplo, pode fazer seu filho sentir-se envergonhado e rejeitado.”

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade