Carta da Bruna aos 25 para a Bruna aos 50

Motivada por esta onda de conversar comigo mesma em outro tempo verbal, escrevi uma carta para minha versão de 50 anos com perguntas, dicas, sonhos e o que mais veio à cabeça.

A experiência foi muito boa e libertadora. Além de rir, chorar, refletir, eu me senti confortável por saber que a Bruna de amanhã vai presenciar um pouquinho da Bruna de hoje. E, já que máquina do tempo ainda não existe na vida real, esse é o máximo de proximidade que eu posso dar de mim para “mim mesma”. Afinal, eu já fui (e ainda serei) tantas Brunas diferentes que é uma injustiça elas não se conhecerem, não é mesmo? (Papo maluco, EU SEI, mas é assim mesmo que as coisas funcionam aqui na minha cabeça).

Então, vamos a tal carta da Bruna v.25–2016 para a Bruna v.50–2041 !

Espero que aí no futuro você tenha aprendido a ser menos ansiosa, menos preocupada e que consiga de fato exigir menos de você e dos outros.
Hoje, quando eu penso em você aí em 2041, eu imagino uma casa aconchegante, um jardim bonito (sim, eu quero aprender a cuidar de plantas) uma companhia para a vida toda, crianças (talvez já até adultas) e um labrador. Espero que você tenha conquistado isso em algum momento da vida. Mas, se você não conquistou, tudo bem. Eu confio em você e tenho certeza de que não desistiu. Ou, se desistiu, é porque encontrou um caminho melhor e aí tá tudo bem. Ninguém aqui em 2016 vai te julgar ou discordar de você, não se preocupe!
Aqui em 2016 não tá fácil, não! Tá rolando crise econômica, política e social no Brasil. Enquanto isso, pelo mundo, os conflitos na Síria vão de mal à pior e o terrorismo parece se fortalecer e nos enfraquecer a cada dia. A violência nos aprisiona dentro dessa nossa falsa liberdade. Espero que até 2041 este cenário mude um pouco para melhor (ou talvez eu só deva pedir para que não piore, não é mesmo?).
Tá o maior caos e a esperança (ou desesperança) das pessoas está pautada no fim da crise, no impeachment, no novo prefeito, na virada do ano, na vidência, nas boas energias e por aí vai. E, parece que quanto mais as pessoas procuram razões para acreditar, mais elas se perdem, se corrompem, se deterioram…
Não sei se você lembra deste ano, mas além deste cenário nacional e mundial, aconteceu taaaanta coisa na sua vida.
Primeiro, veio uma crise antecipada dos 30 (vê se pode isso?). O legal é que da mesma forma que ela chegou, foi embora depois de alguns meses, deixando mais experiência e autoconhecimento.
Foi um 1º semestre difícil: você não conseguia se encontrar, sentia o mundo nas costas, tentava controlar tudo… E você fez yoga, pilates, bike, foi pra balada, fez e desfez amizades, viajou, ficou em casa, leu, procurou tanto… Até que você encontrou! (eu já conto o que você encontrou, mas acho que a esta altura já deve saber o que é, né?!).
Depois veio um 2º semestre com AS MELHORES boas surpresas. Passada a crise existencial, um novo caminho se abriu e você passou a ver tudo com outra perspectiva. E aí teve Olimpíadas, mudança de emprego, viagem para Europa, muitos hobbies, amigos novos, tempo de estudar e se dedicar para você mesma.
Lembra que às vezes antes de dormir você agradecia tanto e se sentia até constrangida por todas as bênçãos recebidas? (das quais você achava nem ser tão merecedora assim)
Aqui em 2016, as mulheres estão num movimento maravilhoso de dar orgulho, lutando por direitos iguais, por respeito pelo seu corpo, sua carreira e sua família. Espero que no mundo de 2041 as taxas de estupro e outros tipos de abuso contra a mulher tenham diminuído. Para você ter uma ideia do mundo em que nós mulheres vivemos em 2016: a cada 11 minutos uma brasileira é estuprada! Me conta boas notícias sobre isso? Dá um jeito de voltar no tempo e contar pra gente que isso mudou e que aí vocês todas são respeitadas e valorizadas como devem ser?
O que a Bruna de 2016 tem de melhor na vida é Jesus. Este foi o encontro mais importante do seu ano. Foi onde você achou tudo que estava buscando, se fortaleceu e todas as suas perguntas sobre a vida foram respondidas.
Com esse melhor amigo você nunca mais ficou sozinha, tudo voltou a fazer sentido e você ganhou mais do que merecia!
Espero que aí em 2041 isso permaneça.. E que Ele continue caminhando ao seu lado e sendo o melhor amigo que qualquer pessoa pode ter!
Outra coisa que aqui em 2016 você tem de muito importante hoje é a sua família. Você tem a melhor mãe do mundo, um pai amigo, um irmão perfeito, avós queridos e super presentes, além de primos, tios e agregados.
Como ter família é bom e espero que você ainda curta muito a companhia deles aí no futuro.
Além disso, você tem a família paulistana — que não é de sangue, mas é de coração. Pode ser que você perca o contato com alguns deles, mas é importante não esquecer de pessoas que aqui em 2016 são verdadeiros presentes de Deus para sua vida.
Me diz que aí em 2041 você já lançou um livro e chegou a ser professora universitária (mesmo que como 2ª profissão)? Diz que sim, vaaaaaiiii!
Mudando de assunto, aí no futuro a tecnologia deve ser massa, né? Por aqui, estamos no Samsung Galaxy S7, iPhone 7 (não sei direito, mas é por aí), estamos começando a colocar nossos arquivos na nuvem, nosso principal player de música é o Spotify e a penetração do Netflix vêm crescendo rapidamente. Ah, este é o primeiro ano do Uber legalizado em SP e eu aluguei meu primeiro apto pelo Airbnb em Janeiro.
Bom, espero que daqui a 25 anos possamos nos encontrar e rir desta carta juntas!
E que você saiba que hoje (2016) estou fazendo o melhor que posso para que tenha uma vida feliz, saudável e confortável aí em 2041.
Com amor,
Bruna v.25–2016