1 MIN INFO > Violência contra a mulher

No ano passado, mais de 14,4 mil estupros foram registrados no Sinan, sistema do Ministério da Saúde. Desse total, foram 12,8 mil mulheres estupradas, isto é, mais de 88% dos casos. O sistema também registrou mais de 3,9 mil vítimas de assédio sexual. Novamente, as mulheres são as principais vítimas, com 3,4 mil mulheres assediadas, ou 86% do total.

Isso equivale a 35 mulheres estupradas por dia no Brasil. E o pior, o número real é bem mais alto.

Dados do Sinan.

Segundo o Anuário Brasileiro de Segurança Pública, em 2014, foram registrados 47,6 mil estupros no Brasil. O anuário não diz o sexo das vítimas, mas, se a média for parecida à do Sinan, de 88%, serão mais de 41 mil mulheres estupradas no Brasil em apenas um ano. E mais: o próprio anuário reconhece que muitos casos não são registrados. Segundo a pesquisa, em média, só 35% dos crimes sexuais são notificados. Ou seja, em 2014, quase 120 mil mulheres podem ter sido estupradas no Brasil.

O número final pode ser ainda mais chocante:

328 mulheres estupradas por dia. Ou 13 mulheres estupradas a cada hora. Ou 1 mulher estuprada a cada cinco minutos. Cinco minutos.

A “estimativa do anuário” é baseada na % de mulheres estupradas dos dados do Sinan de 2014. Já a “estimativa do total real” é baseada nos dados do anuário e na média que apenas 35% dos casos de violência sexual são notificados.

O estupro de mulheres é uma violência tão presente que 90% das mulheres entrevistadas pelo Datafolha têm medo de serem estupradas. Entre os homens, esse número é de 42%. A pesquisa também revelou que mulheres negras, pardas e amarelas têm mais medo de estupro que as brancas e que as mulheres de famílias mais pobres têm mais medo que as de famílias mais ricas.

O dado mais absurdo, entretanto, é o de crianças violentadas. Em 2014, segundo o Sinan, a maior concentração de estupros foram de meninas de 10 a 14 anos. Foram 4.489 garotas estupradas nessa faixa etária em um ano, 31% do total das vítimas de estupros.

Na “melhor” das estatísticas, 12 meninas, de 10 a 14 anos, foram estupradas por dia, em 2014. Precisamos falar E MUITO sobre a violência contra a mulher no Brasil.

Os dados são do Sinan.