Semi flat design

O Semi Flat Design é uma nova tendência que está sendo empregada atualmente (2017) principalmente na criação e no redesign de logos, criação de ícones e ilustrações. Pode-se dizer que ele é uma variação do já utilizado Flat Design, que para aqueles que não sabem sobre este conceito nada mais é do que a simplicidade dos elementos e a clareza do layout, caracterizados por suas formas cleans e planas, onde nenhum elemento realista é adicionado, algo que acontece diferente na tendência que precedeu o Flat Design, o Skeumorfismo onde representar os elementos da interface de forma realista era a sua maior prioridade, para que ficasse mais fácil o entendimento do usuário perante o mundo digital.

Ícone do Safari que passou do Skeumorfismo (ícone mais realista) para o Flat Design.

Definido o que são as tendências que precederam o Semi Flat, podemos definir essa tendência atual como além das características citadas acima do Flat, há a adição de sombras claras, dando a sensação de profundidade e complexidade, que apesar disso não destrói o sentimento do ‘design plano’ (o Flat Design).

A maior mudança que essa nova tendência causaria seria nas questões de estética, pois ela traria uma sensação de que os elementos estariam mais próximos da realidade, do que a sua antecedente. Outra mudança que ocorreria quando aplicássemos isso seria no destaque que o ícone, por exemplo, teria; facilitando ainda na legibilidade de textos.

O Semi Flat Design poderia ser empregado em diferentes projetos como em outdoors, ícones e logos de aplicativos, ilustrações para livros didáticos, entre outros.

O novo modelo: Semi Flat Design aplicado em ícones
Semi Flat Design aplicado em uma ilustração

Porém apesar de seus benefícios o até em tão, Flat Design, ainda está sendo muito empregado em diversos meios, ao modo que quando surge uma nova tendência esperasse que haja um certo tempo até que ela se torne de fato algo usual. Mas conforme mostra a história, do mesmo modo que passamos do Skeumorfismo para o Flat Design, creio que será somente questão de tempo para mudarmos do Flat Design para o Semi Flat Design. Ou também há a possibilidade de uma grande empresa adotar esse novo design, como foi empregado o Flat na logo da Google; que querendo ou não deu uma alavancada no uso dessa tendência.

Logo da Google antes e depois de adotar o Flat Design
Show your support

Clapping shows how much you appreciated Bruno Ramiro Calegari’s story.