Global Fintech Hubs Federation — A União Global no Segmento Fintech

Surgida em 2016, e capitaneada pela Innovate Finance (Associação de Fintech do Reino Unido) e pela Innotribe (Iniciativa de inovação da Swift), a Global Fintech Hubs Federation é uma rede global e independente que conecta os principais agentes de inovação na indústria financeira nos diversos polos internacionais. Os principais objetivos do GFHF são:

- Fomentar o engajamento entre as organizações que fazem parte do ecossistema global de Fintech;

- Compartilhar boas práticas e dividir conhecimento;

- Criar pontes para ampla colaboração entre Hubs Fintech.

Hoje, mais de 65 diferentes players fazem parte dessa iniciativa, de associações espalhadas pelo mundo à Órgãos governamentais. Desde 2016, os participantes do GFHF se juntam anualmente à Deloitte para gerar um relatório que é a fotografia global do setor e mostra quais são as maiores potencialidades de cada Hub e os principais desafios a serem superados localmente.

Em 2017 foi publicado a segunda edição do relatório, batizado de “A Tale of 44 Cities -Connecting Global FinTech: Interim Hub Review 2017”, o mais completo estudo geográfico do setor já criado até o momento. Você pode baixar o material AQUI.

2017 foi o primeiro ano em que São Paulo, o principal Hub Fintech Brasileiro, entrou no relatório. O comitê de Fintech da ABStartups se orgulha de ser membro da federação e ter colaborado com a inclusão da terra da garoa nesse relatório!

Temos como um dos nossos pilares a promoção do ecossistema brasileiro internacionalmente, e acreditamos que colocar o brasil no mapa mundial do setor é fundamental para que tenhamos um crescente interesse de potenciais investidores internacionais, para criarmos pontes para aumentar a colaboração no segmento (desde o âmbito regulatório até oportunidades de negócio) e para mostrarmos a força do Brasil como um dos mais importantes ecossistemas Fintechs do mundo!

Além do Global Fintech Hubs Federation o Comitê de Fintech faz parte da Alianza Fintech IberoAmérica, iniciativa regional que reúne as associações de Fintech de Portugal, Espanha e países da américa Latina (totalizando onze membros). Essa iniciativa tem como principal premissa a troca de melhores práticas entre os participantes e o fortalecimento do ecossistema Iberoamericano.

Procure-nos para saber mais sobre como participar das iniciativas do comitê de Fintech da Abstartups dentro do GFHF e da Alianza Fintech IberoAmérica.