Programa Paranaense de Certificação de Produtos Orgânicos promove oficina de poda em Itaperuçu

[Fotos: Divulgação/PPCPO]

Aconteceu na última quinta-feira (27/07/2017), em Itaperuçu, mais uma oficina promovida pelo Núcleo CPRA do Programa Paranaense de Certificação de Produtos Orgânicos (PPCPO). O evento foi promovido em parceria com a Associação Regional Das Casas Familiares Rurais (ARCAFAR). Desta vez, foram atendidos produtores certificados pela Rede Ecovida dos grupos Cultivando Saúde e São Domingos — com a participação de mais de 20 agricultores da região.

A oficina foi ministrada pelo engenheiro agrônomo Eduardo Javier Marone, pela zootecnista Cátia Hermes e pelo graduando em agronomia Luã Carlos Colaço. Também integrou a equipe a zootecnista Franciele Maex, da ARCAFAR. O evento contou com a parceria do senhor Noel Silva, funcionário do Instituto Agronômico do Paraná (IAPAR). Seu Noel, como é conhecido, enriqueceu grandemente o dia de campo — por ser um grande entendedor e especialistas em poda, possuidor de uma técnica aprimorada ao longo de três décadas de trabalho no IAPAR.

O objetivo da oficina foi qualificar os produtores no que se refere a práticas de manejo de inverno em frutíferas de clima temperado. Os participantes do encontro também aprenderam como fazer a chamada pasta bordalesa — um produto permitido na agricultura orgânica que é usado como fungicida preventivo. É aplicado geralmente após as podas, com o intuito de proteger a planta no local do corte.

Na ocasião, foram ainda entregues os certificados de conformidade orgânica aos produtores do grupo São Domingos. O grupo é atendido pelos bolsistas do PPCPO e pela zootecnista da ARCAFAR.


One clap, two clap, three clap, forty?

By clapping more or less, you can signal to us which stories really stand out.