Presidente do CFA questiona a existência do foro privilegiado

CRA-RJ
CRA-RJ
Feb 23, 2017 · 2 min read

Novamente, a questão do foro privilegiado veio à toa na última semana com a indicação de um investigado pela Operação Lava Jata ao cargo de ministro. No entanto, apesar da polêmica, o Adm. Wagner Siqueira, presidente do Conselho Federal de Administração e conselheiro federal pelo Rio de Janeiro, posicionou-se sobre a importância de a sociedade entender a desnecessidade de existir a regalia.

O Administrador exemplifica as decisões tomadas pelo Superior Tribunal Federal no caso do ex-presidente Lula, quando foi nomeado Ministro da Casa Civil pela ex-presidente Dilma Roussef, em 2016; e na atual situação da nomeação de Moreira Franco ao cargo de Ministro-Chefe da Secretaria Geral da União pela presidente Temer. Dois momentos em que o Brasil não ‘aprendeu a aprender com a experiência’ e continua com uma discussão vazia entre oposições, sem chegar ao ponto principal da contenda.

“Essa celeuma está sendo discutida há tempos, mas a questão essencial ainda não foi debatida: pode existir em uma sociedade democrática de direito a vantagem de uns cidadãos serem melhores do que os outros? Por isso, pergunto o motivo do foro privilegiado para o poder judiciário, legislativo ou executivo?”, indaga o presidente do CFA, afirmando ainda que esta é a consagração do privilégio que alguns sempre tiveram na história do nosso país:

“É preciso, efetivamente, que haja uma discussão séria deste assunto. Ficamos discutindo efeitos quando a verdadeira causa do problema é a existência do foro privilegiado no nosso país, a busca por um passaporte para a impunidade”, garante.

O Adm. Wagner Siqueira salienta também que desburocratizar, descentralizar, delegar e criar fluxos de decisões no judiciário brasileiro só será conseguido se houver um choque de gestão de grande amplitude em todo o sistema.

“Vejo e mantenho desta forma o Conselho Federal de Administração, com todos os seus 400 mil profissionais registrados, como apto a contribuir, a auxiliar nesse exercício de cidadania que é fazer com que a justiça brasileira deixe de ser lenta, passe a ser mais rápida e funcional para a sociedade”, afirma o presidente.

CRA-RJ

Written by

CRA-RJ

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade