7 Ferramentas digitais para agilizar a sua rotina

Ok, lá vamos nós de novo. Semana passada postei aqui falando sobre dicas para a rotina de quem trabalha com Home Office. Agora vamos nós com uma singela lista de 7 ferramentas que podem ser bem úteis no dia-a-dia.

Trello

Se você é daquelas pessoa que utiliza post its para organizar tudo, muito provavelmente vai adorar o Trello. Trata-se de uma ferramenta gratuita de gerenciamento de projetos, utilizando listas, e que pode ser ajustada de acordo com as necessidades de cada caso. Ele serve bem para To Do Lists do trabalho, pendências da rotina pessoal, organização de viagens, entre outras coisas. Uma das formas mais utilizadas, é como um gerenciador de tarefas estilo Kanban. Nele você pode criar, por exemplo, um Board chamado “Reforma Apartamento”, e nesse board criar as colunas “Pendente”, “Fazendo”, Aguardando Orçamento” e “ Finalizado”. A lógica seria criar uma lista de tarefas na coluna Pendente, e ir controlando o andamento delas utilizando as outras colunas de acordo com o avanço da obra. Simples né? Disponível em versão online, iOS e Android.

Runrun It

Ainda no universo de gerenciamento de projetos e tarefas, outra opção é o Runrun It. Com ele é possível gerenciar tarefas, projetos, organizando as demandas das equipes, com controle de timesheet e custos por hora. Apesar de não ter tanta liberdade quanto o Trello, é bem completo para o que promete. Para as contas mais antigas, existe uma versão free que permite gerenciar um time de até 3 pessoas. Já utilizei por bastante tempo na última agência que trabalhei. Disponível em versão online, iOS e Android.

Evernote

O Evernote é o bloco de notas da vida. Se você é daqueles que vive fazendo anotações, rabiscos no final da folha, e anotações perdidas ao redor das páginas, talvez curta bastante. Ele aceita registros em forma de notas, textos, imagens (Na versão mobile, fotos direto da câmera) e desenhos. O fato de ter diversas versões, ter a informação sempre disponível é grande lance. Seria como ter os seus rabiscos sempre disponíveis. E na versão Premium, tem uma série de regalias. Usuários de gadgets da Samsung costumam ganhar 1 ano de acesso à versão premium. Disponível em versão online, iOS e Android.

PushBullet

O Pushbullet é um que uso bastante no meu dia-a-dia. Ele permite compartilhar conteúdo entre dispositivos de forma instantânea. É basicamente um favoritos global. Tirou uma foto com o celular e precisa dela no desktop? É só enviar no Pushbullet. Viu um texto desktop e quer ler depois? Joga pra lá que para deixar guardado. É só instalar uma extensão do Google Chrome e instalar o APP nos dispositivos que quiser notificar. Disponível em versão online, iOS e Android.

Slack

Esse é o xodó dos desenvolvedores, e a cada dia ganha novos fãs. Se você não aguenta mais a rotina de emails entre os membros da equipe, talvez a solução esteja no Slack. Ele é basicamente um chat, disponível na maioria das plataforma se OS, e que registra todo o conteúdo (a versão free tem um limite de histórico). Graças a uma busca bastante inteligente, é fácil encontrar conteúdo passado e não perder nada. Versões para desktop, iOS e Android.

Appear

Precisa organizar uma vídeo call de forma simples e prática? Então tudo certo. É só criar uma url, e quem tiver acesso pode participar da conversa, como uma sala de bate papo com vídeo. O limite é de 8 participantes. Existe uma versão Premium prestes a ser lançada. Disponível em versão online, iOS e Android.

Marvel

Fechando a lista, esse é para quem trabalha com interface. O Marvel é uma ferramenta online de protótipos de interfaces, estilo Invision, só que mais simples e free. Bem útil para testar navegações ou para apresentar layouts de projetos para os clientes por exemplo. É possível criar transições entre telas, navegações e simulações. Com ele é possível integrar com o Google Drive, Dropbox, e o Slack e assim manter projetos sempre atualizados, facilitando as apresentações. Foco também na area de apresentações, onde é possível inserir comentários direto na interface, facilitando o feedback nos projetos.

Por hoje é isso. Se tiver alguma outra ferramenta presente na sua rotina, conta pra gente ;)