Teoria da Relatividade

Inovação é um daqueles termos que quase todos conhecem, mas muito poucos sabem definir. É uma palavrinha complicada, que diz muita coisa, mas que ao mesmo tempo pode não significar nada. John Kao, um dos grandes pensadores da área diz que Inovação não é bem uma disciplina, é um movimento. E ele sempre completa, dizendo que ainda não sabe a definição de Inovação. Em uma primeira análise isso pode soar como um baita problema (afinal se uma referência sobre o assunto não sabe definir o assunto temos um grande problema).
Mas se respirarmos fundo e olharmos novamente podemos entender que inovação pode não ter um conceito único pois é uma referência bastante pessoal. Mais ou menos como a noção de sucesso. O que é sucesso pra você? Possivelmente a sua definição não é a mesma do seu colega de trabalho. Inovação é mais ou menos parecida. Algo pode ser extremamente inovador para uma empresa, mas não para o mercado. Ou pode ser extremamente inovador em um mercado, e não ser no outro.
Após algum tempo lendo, estudando e trabalhando com inovação acabamospercebendo que inovação é um monte de coisas, inclusive relativa. E é por isso que antes de começar um trabalho de inovação é preciso que você, sua equipe, e sua empresa criem sua própria definição de inovação. Algo que esteja ligado à estratégia da companhia e que seja genuinamente valorizado internamente. Tente escrever em algumas breves linhas “O que é inovação para a minha empresa/equipe” e peça para seus colegas fazerem o mesmo. Depois compartilhem os resultados e tentem encontrar pontos em comum que possam evoluir para um entendimento único.