Estaríamos usando o termo compactação defensiva corretamente?

Caio Gondo
3 min readDec 14, 2015

--

Compactação, intensidade e superioridade numérica. Estamos cada vez mais usando esses termos em jornais esportivos, em análises táticas e em comentários de jogos de futebol. No entanto estaríamos utilizando os corretamente? Como esses três termos vivem em conflitos de conceitos e necessitam de diversos exemplos para deixar bem claro as suas definições, este texto irá abordar somente a definição de compactação defensiva. O que seria compactação defensiva?

Compactação defensiva é a distância vertical de todos da equipe que está defendendo. Diante dessa definição, temos a situação a qual muitas pessoas confundem:

  1. Esta imagem é a situação em que muitos dizem que o sistema defensivo da equipe está muito compactado. De fato, as linhas defensivas e a do meio-de-campo estão realmente próximas, mas e o centroavante do time? Como o conceito de compactação defensiva engloba todos os jogadores da equipe, neste imagem, temos que o time não está tão compactado assim.
Flagrante do time de Milton Mendes no Atlético-PR durante o Campeonato Brasileiro de 2015.

2. Já nesse frame, nota-se todos os jogadores do Sport (os jogadores sem o nome, mas com os traços coloridos os indicando) próximos, tendo uma distância vertical com todos envolvidos bem menor do que a imagem anterior e, assim, compactados em curto espaço.

Flagrante do Sport de Eduardo Baptista durante o Campeonato Brasileiro de 2015.

Assim, sendo para termos um time compactado em curto espaço é necessário envolver todos os jogadores em uma curta distância vertical e com todas as linhas próximas uma das outras, já que o conceito de compactação defensiva pede esses aspectos.

Caso você ainda não esteja convencido de tal definição de compactação defensiva, realizarei uma situação análoga em relação a esse aspecto tático dentro do nosso dia a dia: o tamanho de um sanduíche.

Quando um sanduíche tem vários recheios colocados um em seguido do outro, temos um sanduíche bem alto, pois os recheios foram simplesmente colocados. Analogamente, os recheios são os jogadores, se estes fossem colocados um em sequência do outro.

No caso desse sanduíche, temos vários recheios (jogadores) e tornando a distância dele bem longa.

E se fossemos compactá-lo? Para realizar tal situação, todos os recheios iriam ser apertados, iriam se aproximar, o sanduíche tornaria mais largo e todos os recheios continuariam sendo recheios. Se trazermos essa situação para o futebol, todos os jogadores do time iriam se aproximar e iriam se posicionar de maneira mais larga, mas todos continuariam sendo jogadores.

Um lanche compactado tem esse aspecto: recheios próximos e pão alargados, mas ainda é visível que todos os recheios estão ali. Por que no futebol o termo compactação seria diferente?
Assim sendo, nessa imagem do Santos, temos o time compactado, mas com as linhas afastadas. É um “sanduíche largo, mas com os seus recheios sem estar apertados”.

Diante da definição e dos exemplos, espero que o conceito de “compactação defensiva” esteja mais claro. Já que é necessário envolver todos os jogadores e, também, ter as linhas dos setores da equipe próximas.

--

--

Caio Gondo

Analista de desempenho do Goiás E.C., criador da página “Traduzindo o Tatiquês” e estou no Twitter como @CaioGondo