Cargografias Brasil

Durante a edição 2015 do Laboratório Iberoamericano de Inovação Cidadã, uma equipe multidisciplinar integrada por profissionais de diferentes países da América, conseguiu em 15 dias criar o capítulo brasileiro de Cargografias, uma plataforma de visualização de dados idealizada na Argentina para mostrar a carreira política dos representantes governamentais de cada região.

Leia: Como nasce Cargografias?

A construção de Cargografias Brasil começou com o trabalho colaborativo da equipe formado para o Labic 2015, e se expandiu com a colaboração de outros profissionais brasileiros, resultando em uma base de dados de mais de 40 anos de história política.

A criação do novo capítulo não só permitiu conhecer em profundidade o poder do Estado brasileiro, mas melhorar a plataforma desde o ponto de vista tecnológico e de visualização de dados.

Desde o início, a equipe precisou se ajustar ao limitado tempo de 15 dias de trabalho contínuo e estabelecer critérios e prioridades para a informação que seria trabalhada na primeira etapa de Cargografias Brasil.

Leia: Como criar uma instância de Cargografias?

Critérios de seleção de dados de Cargografias Brasil

A seleção dos critérios para Cargografias Brasil foi feita com base nas prioridades informativas dos distintos usuários da plataforma (cidadãos, jornalistas e nerds políticos), no acesso aos dados e no tempo de trabalho.

Decidimos, em primeiro lugar, subir a informação referente à quantidade de Senadores, Deputados, Presidentes (desde 1985 até a atualidade), Ministros (dos dois mandatos de Dilma Rousseff), Governadores e Prefeitos (desde 1985 até a atualidade), para efetuar um cruzamento de dados que permitisse expor linhas de cargos anteriores e atuais dos nomes investigados.

Concordamos em começar com uma base de dados distinta ao modelo original de Cargografías para sistematizar e normalizar a informação (procedente de diferentes datasets) de acordo com categorias próprias da administração pública brasileira, adaptando também os elementos geográficos que compõem o território do país.

A base criada contém as seguintes colunas: Cargo, Cargo Tipo, Cargo Classe, Organização, Nome, Estado de Origem (Exemplo: Estado do Rio de Janeiro), Estado de Origem (Sigla), Território (Exemplo: Cidade do Rio de Janeiro), Data de Início do mandato (Dia/Mês/Ano), Data de término do mandato (Dia/Mês/Ano), Duração, Partido Político, Patrimônio.

As bases de dados foram atribuídas por grupos de cargo a cada um dos membros da equipe Cargografias Brasil. Elas foram trabalhadas em espanhol e o dataset final foi traduzido para o português.

Depois de agrupar diferentes bases (Senadores, Deputados, etc) na “data base”, começamos o cruzamento de informação. Uma vez obtidos os cargos atuais e anteriores dos funcionários, com suas respectivas descrições, a informação foi passada à base de dados “Cargografias Br”.

Além de agrupar as diferentes bases de dados, o grupo realizou o levantamento completo da carreira da presidente atual, Dilma Rousseff, para realizar a prova de funcionamento da plataforma. Uma base de dados sobre presidentes anteriores, a partir de consultas específicas em fontes confiáveis, também foi criada manualmente, dado a dado.

A equipe Cargografias Brasil ainda selecionou um grupo de 13 políticos influentes vivos, a partir de sua relevância pública e midiática, participação em eleições presidenciais, liderança de organismos de interesse nacional.

No total foram registrados 8.399 cargos, 5.185 políticos, 106 organizações e 50 territórios, para contabilizar um total de 68 anos de história político brasileira.

Veja: Documento completo da criação da instância Cargografias Brasil

Equipe Cargografias Brasil 2015

Martín Rabaglia (Coordinador / Argentina)

Arysbell Arismendi (Venezuela)

Gabriela Belmont de Farias (Brasil)

Gabriela Quiroz (Ecuador)

Oscar Beltrán (México)

Virginia Brussa (Argentina)

Deivi Kuhn (Brasil)

Natalia Mazotte (Brasil)

Pedro Oswaldo (Colombia)

One clap, two clap, three clap, forty?

By clapping more or less, you can signal to us which stories really stand out.