Aparência masculina e novos estilos de barba

Artigo desenvolvimento Jean Carlos Carvalho e Diva Bellaver

Beleza masculina Google, março, 2017

Apesar do nome,às barba desenhadas não significam que são barbas com desenhos diferentes e formas inusitadas e, sim, que possuem um aspecto mais linear e delimitado graças a como a elas são naturalmente .

Embora existam opções de barbas com desenhos diferenciados, ao se falar em barbas desenhadas normalmente diz-se sobre o tipo de barba que segue linhas retas na região abaixo e acima da mandíbula e também no cavanhaque, garantindo um aspecto mais alinhado.

De modo geral, as barbas desenhadas podem incluir barbas consideradas completas ou só a região do cavanhaque. Essas barbas normalmente se dividem em três tipos: barba com cavanhaque, só cavanhaque e barba sem cavanhaque.

No tipo da barba com cavanhaque existe uma ligação contínua da barba que parte desde as costeletas até a região do bigode com linhas mais retas e simétricas. Nesses casos, normalmente a barba ocupa apenas metade da maçã do rosto e o cavanhaque ocupa a apenas a porção correspondente à direção que vai até o meio dos olhos.

Quando se trata do estilo apenas com cavanhaque, o desenho é feito de forma que a barba se localiza apenas na região ao redor da boca de maneira perfeitamente alinhada. Já no estilo sem cavanhaque, a barba é constituída por uma linha normalmente mais fina que vem das costeletas de um lado a outro. É um modelo menos comum e que gera um visual bem mais exótico.

BARBA CERRADA X BARBA CHEIA

As barbas desenhadas também podem ser feitas tanto com uma barra cerrada como com uma barba mais cheia. No caso da barba cerrada, ela é feita de modo a tirar os pequenos pelos na parte acima da linha desenhada, criando um visual mais limpo.

Já no caso da barba cheia, os fios são cortados e mantidos sob relativo controle para garantir o aspecto desejado, assim como são retirados de áreas de interesse. Dessa forma, é possível ter uma barba mais cheia, porém perfeitamente desenhada.

COMO FAZER BARBAS DESENHADAS

O primeiro passo para qualquer barba desenhada de sucesso é deixar a barba crescer por um determinado período. Isso é importante porque primeiro é preciso que o rosto fique com o desenho indesejado para que possa ser modelado de acordo com o que se deseja. Dependendo do tempo de crescimento da sua barba, 4 a 6 semanas serão suficientes para esse desenho.

https://youtu.be/1nU-kN5SXF8

Assim que a barba estiver em um tamanho razoável é hora de desenhá-la e para isso deve-se começar com a aplicação de uma loção de barbear. Com a ajuda de uma máquina específica, faça movimentos curtos, retos e perpendiculares à barba. O ideal é começar aos poucos para que você não termine tirando mais do que deveria. Além disso, não é preciso que a máquina faça todo o trabalho, já que a finalização virá a seguir.

Após utilizar a máquina deve-se utilizar uma lâmina de barbear para tirar os pelos que sobraram e também para deixar a região mais lisa. Se você não tiver máquina de barbear, essa pode ser sua opção de maneira direta. Se você tiver uma barba mais cheia, mude a direção dos fios para cima e com a ajuda de uma tesoura apare todos os fios que excederem a linha do desenhada .

https://youtu.be/hFaKwwQFKlo

imagem Google, abril, 2017

“Se você quiser um resultado perfeitamente alinhado, entretanto, o ideal é que você considere a ida a um barbeiro e que provavelmente fará isso com navalha, garantindo mais precisão.”

Embora sejam muito bonitas e versáteis, as barbas desenhadas precisam de alguns cuidados especiais para garantir que o visual esteja sempre bonito como você deseja. De maneira geral, cuidar da manutenção com frequência é importante para evitar que comecem a surgir pelos isolados na região do desenho, prejudicando o visual. Seu estilo deve estar refletido na sua barba e se você é mais clássico ou mais discreto, o desenho precisa ser mais simples e menos pronunciado. Já se você gosta de estar na moda ou possui uma barba cheia, seu desenho deverá ser diferente para se adaptar àquilo que você gosta. As ideias abaixo dão mais ou menos trabalho para manter e cuidar, de acordo com o desenho. Mas todas exigem cuidado semanal, no mínimo, para aparar os fios, desenhar cavanhaque, bochechas, costeletas e bigode. Você pode fazer isso em casa, caso tenha a manha e a mão boa, ou visitar regularmente uma barbearia, para ter um serviço profissional.

Para abordar o tema, a linguagem deve ser simples e clara. Pretende-se mostrar os novos modelos de barbas. Portanto, através de pesquisa de mercado em centros de belezas, barbearias, conversas com homens que mantêm essa hábito nos levará a conhecer esse mundo e traçar o perfil

https://youtu.be/mhkddGKk9Y8

A barba se tornou uma forte tendência nos últimos tempos, e o que mais se vê são homens em busca de cuidados para manter os seus estilos em alta, sempre seguindo a nova tendência que está muito ligada a personalidade de cada um.

A primeira menção de se manter a barba e de seu uso se encontra na Bíblia. “Então enviou Faraó, e chamou a José, e o fizeram sair logo da cova; e barbeou-se e mudou os seus vestidos, e veio a Faraó”. Gênesis 41:14.

Passados milênios, a barba carrega consigo, além da história de cada como aponta o estudo de Filipa Brasona, que os homens usam barba para intimidar os rivais.

Há formas, espessuras e cores para todos os gostos. Umas mais cuidadas do que outras. Basta sair à rua para ver que os homens se renderam: a barba está, definitivamente, na moda. Algumas mulheres gostam, outras nem por isso. Afinal, porque é que os homens deixam crescer os pelos faciais? Não será tanto para agradar ao sexo feminino, diz uma nova pesquisa, mas mais para afastar a concorrência. É que os homens barbudos são vistos como mais maduros, fortes e agressivos.

Será fácil pensar que um homem que presta atenção ao seu visual quer agradar a potenciais parceiras. Mas, de acordo com uma pesquisa feita pelo site de notícias Te Conversativo, a barba provavelmente evoluiu, pelo menos em parte, para ajudar os homens a “aumentar a sua posição entre os outros homens”. Como os estudos mostram que nem todas as mulheres se sentem atraídas por homens com barba, não existem evidências que indiquem que evoluíram para agradar ao sexo feminino.

https://youtu.be/0143yu1Mv8Q

Para ter hipóteses com o sexo oposto não basta ser atraente. É preciso competir com o mesmo sexo, diz o estudo. E é precisamente aí que entram as barbas, já que os homens mais dominadores — caraterística associada em alguns estudos aos pelos na cara — terão mais hipóteses de intimidar os rivais. De acordo com uma pesquisa feita na Grã Bretanha entre 1842 e 1871, nos períodos com menos mulheres disponíveis na comunidade, barbas e bigodes entraram fortemente na moda entre os homens ainda solteiros.

“Não creio que esse aspeto relacionado com a concorrência seja a principal razão para os homens atualmente terem barba”, diz Rui Duarte, 28 anos, gerente da barbearia Cortes de Lisboa. Em Portugal, a barba popularizou-se há cerca de dois anos, mas este barbeiro já não se vê sem pelos na cara há pelo menos dez. “É quase como se fosse um membro da família ou um animal de estimação”, graceja. Atualmente, reconhece dois tipo de barbudos: aqueles que aderiram à moda e os que já têm barba há muitos anos. E acredita que a maioria dos homens deixa crescer os pelos do rosto porque estes conferem um “ar mais másculo, mais agressivo e robusto.”

Há quem simplesmente aposte na barba por não ter paciência ou tempo para se barbear. Em Portugal, a imposição perante outros homens estará longe de ser uma das principais razões pelas quais os homens deixam crescer os pelos. É esta a convicção do psicólogo Gustavo Pedrosa, que, curiosamente, também usa barba. O profissional da Oficina de Psicologia destaca, em primeiro lugar, auto-imagem: “Alguns homens usam porque se querem diferenciar. Funciona como as tatuagens.”

Também há quem deixe crescer os pelos do rosto para agradar a alguém. Em terceiro lugar, Gustavo Pedrosa diz que estão as questões laborais, uma vez que a barba faz um homem parecer “mais velho e maduro e dá-lhe um ar de maior credibilidade e responsabilidade”. Em muitas profissões, como na psicologia, “pode ser uma ferramenta de trabalho.” Segundo o psicólogo, a imposição perante outros homens aparecerá em último lugar na lista das motivações. “Pelo menos na cultura portuguesa.”

Aproveitando a moda da barba, surgiram em Portugal inúmeras barbearias com diferentes conceitos. Filipa Brasona, proprietária do Beata Café (e barbearia), diz que “acabou por se tornar um acessório. Quase toda a gente anda de barba. É como usar óculos de sol.”

Nos últimos dois anos, Filipa Brasona diz que quem já usava barba passou a cuidar mais dela e a dar-lhe outro visual.” Paralelamente, surgiram inúmeros produtos para “domar os pelos do rosto”: champô, condicionador, pentes, óleos, bálsamos. Se for bem feita, Filipa é da opinião de que “a barba favorece quase todos os homens. Dá-lhes um ar mais másculo. Define e marca a personalidade.”

Muitos estudos têm sido feitos sobre a barba. Há quem diga que confere “status”, respeito e poder, que é sinal de boa saúde ou até que torna os homens mais sexy. Novas tendências vão surgir — mais curtas ou mais delineadas e com novas cores — , mas barbeiros e psicólogo acreditam que esta é uma moda que veio para ficar.

Fonte: w.w.w barbearia.org.com.br

w.w.w barbearia.org/barbas-moda-2016/

Show your support

Clapping shows how much you appreciated jean carlos carvalho’s story.