A Despedida de uma lenda

A temporada atual (2015–2016) da NBA tem diversos atrativos, quebra de recordes e grandes atuações de equipes com Warriors e Spurs, porém há algo mais que será marcante para os fãs do basquete. O adeus de uma lenda, a despedida das quadras de Kobe Bryant.

Selecionado pelo Charlotte Hornets no draft de 1996, mas por conta de uma troca foi jogar no Los Angeles Lakers onde está até hoje. Ainda como novato, Kobe conquistou prêmios por contas de suas atuações memoráveis, como no duelo contra o consagrado Michael Jordan, jogador ao qual tarde Bryant confessou que se espelhou para desenvolver seu jogo.

Ao longo dos 20 anos de carreira, Kobe construiu um legado que poucos conquistaram. 5x campeão da NBA, MVP das finais de 2009 e 2010, além de MVP da temporada 2008 além de ter duas medalhas olímpicas com a seleção dos Estados Unidos. Seu apelido é Black Mamba, seu estilo de jogo se assemelha com o jeito que a cobra age: certeiro e letal. Kobe foi sensacional, o melhor de sua época, uma verdadeira máquina dentro de quadra, ao todo são mais de 33 mil pontos na carreira, alcançando a marca de terceiro maior pontuador da NBA. Só em um único jogo ele marcou 81 algo impensável no basquete moderno.

Kobe marcou uma geração de fãs do esporte, muitos amam basquete por conta dele. Muitos o amam e o odeiam, ele fazia o impossível em quadra, deixava todos intrigados, eu mesmo não sou fã dele, mas é impossível não admirar o que ele fez pelo basquete. Muitos o consideram o herdeiro da “coroa” de Jordan.

A temporada regular da atual temporada está chegando ao fim, o Lakers vive um momento de reconstrução não tem chances de jogar os playoffs e jogará apenas 10 jogos para o encerrar sua participação. Restam apenas 10 jogos para Kobe Bryant se aposentar, aos 37 anos, após uma série de lesões, seu corpo pediu socorro. O Basquete sentirá sua falta Kobe, a NBA não será a mesma sem o Black Mamba nos Lakers, é mais um daqueles ciclos históricos que chega ao fim, mas não resta dúvidas que ele será reverenciado pelos que viveram a era Kobe e servirá como espelho dos futuros fãs do esporte da bola laranja.