Coordenador da campanha de Vanderlan é secretário de Iris Rezende

Macxwuell Novais tomou posse com parte da equipe em 2 de janeiro | Foto: Secom

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Ciência e Teconologia (Sedetec) da Prefeitura de Goiânia, Macxuwell Novais Ferreira, foi o coordenador-geral da campanha de Vanderlan Cardoso, que perdeu a eleição para Iris Rezende. Segundo o ex-candidato confirmou a esse blog, Macxuell coordenou o segundo turno de sua campanha eleitoral.

A indicação de Macxuwell pegou a equipe de Vanderlan de surpresa e provocou um grande mal-estar. Assim que foi convidado, o ex-coordenador reuniu-se com Vanderlan para informar do convite. Em entrevista a esse blog nesta sexta-feira (13) o secretário afirmou que a indicação de seu nome para o secretariado foi do PRB, ligado à Igreja Universal. “A vaga [da Secretaria de Desenvolvimento] era do PRB e da TV Record”, disse.

Perguntei se ele não se sentiu constrangido por ter sido coordenador da campanha e agora estar no governo do adversário de seu candidato: “Não. Eu me sinto honrado, feliz e vamos fazer um excelente governo com Iris”. Macxuwell acredita que não há problema algum na mudança de lado, e diz que se está “com eles [a equipe de Iris Rezende] é porque sabem quem eu sou e o que tenho por trás”, afirmou, referindo-se ao PRB e à TV Record.

O secretário de Desenvolvimento Econômico acha natural as mudanças e cita o caso de vereadores que também apoiavam Vanderlan na eleição e que agora estão com o prefeito Iris. Segundo informações da equipe do ex-candidato a prefeito do PSB, Macxuwell entrou na campanha pelas mãos do deputado estadual Symeizon Silveira (PSC), filho do pastor Sinomar Fernandes da Silveira, fundador da igreja Luz para os Povos. Ele foi assessor de Symeizon na Câmara de Goiânia e na Assembleia Legislativa.

Macxuwell confirma que foi filiado ao PSC, mas diz que depois se filiou ao PRB. “Em 2014, PSC e PRB fizeram alianças nas eleições proporcionais. Foi então que me filiei ao PRB”, garante. O deputado Symeizon é um presidente do PSC e Izaura Cardoso, mulher de Vanderlan, vice-presidente. Várias fontes da campanha do PSB ouvidas por esse blog manifestaram desconfiança com a presença de Macxuwell no primeiro escalão do prefeito Iris Rezende. “A gente fica com um sentimento de traição”, disseram duas lideranças do PSB.

O diretor-executivo da TV Record em Goiás, Luciano Ribeiro Neto, está viajando e não foi localizado por este blog pelo telefone celular para comentar sobre a indicação de Macxuwell para a Secretaria de Desenvolvimento.