Como inovar na produção de conteúdo?

Como inovar na produção de conteúdo? Quem é que nunca passou por esse problema? Não ter mais ideias ou sofrer com bloqueios criativos por um longo período…

Parece que tudo que você sabia já foi dito ou nada mais parece ser novidade para se tornar importante para ser publicado.

Essa sensação de “folha em branco” ou de que a “fonte secou” é muito preocupante para quem precisa trabalhar com produção de conteúdo.

Diante desses “problemas” que também já nos acometeu, nós da Verbum Conteúdo elaboramos algumas dicas para ajudar a resolver a falta de criatividade momentânea. Se liga nas dicas e tome nota!

O “mundo offline” é uma fonte excelente de produção de conteúdo

A vida fora da internet é uma excelente alternativa ou até mais valiosa que o mundo online. É nela que acontecem as coisas de fato e tudo que impulsiona o mundo digital.

A dica é: se você trabalha constantemente com produção de conteúdo, saia um pouco do “mundinho virtual” e observe mais a vida offline. Existem muitas coisas legais fora do escritório e da sua roda de amigos de trabalho que podem ser úteis para a sua grande empreitada de produzir informações relevantes. Vá a campo e veja a vida como ela é!

Ouvindo seus clientes

Essa dica até pode parecer um tanto já “manjada”, porém alguém a vê de fato sendo colocada em prática?

Ouvir os seus clientes não é apenas disponibilizar um “fale conosco” no site ou criar um formulário em papel e deixá-lo no balcão da empresa pensando “que um dia alguém pode querer fazer uma reclamaçãozinha”.

O diálogo tem que ser estimulado e fazer parte da cultura da empresa. Muitas ideias e soluções de problemas podem surgir por meio do diálogo com os seus clientes e consumidores, mas para isso a empresa tem que ter humildade e habilidade em estabelecer a comunicação sem entreveros com o público.

As redes sociais estão aí e são ótimos exemplos de que ouvir a clientela pode ser benéfico para qualquer negócio.

Pensando nisso de maneira mais prática, os clientes podem fornecer insights e informações valiosas sobre algum fato ou problema que ele esteja enfrentando e tudo isso pode ser convertido e resolvido com a boa produção de conteúdo que tenha como foco a resolução de problemas destes mesmos clientes.

Uma má experiência pode ser muito valiosa

Isso lembra aquela máxima popular que diz: “É errando que se aprende.”

E é isso mesmo! Uma má experiência ou um evento difícil pode nos ensinar muitas coisas de uma só vez.

Quando vivenciamos algo ruim ou desagradável, nós fazemos de tudo para sair daquela situação ou ao menos amenizá-la. É assim com todas as pessoas e é assim também nos negócios.

A parte boa de tudo isso é que após a resolução da má experiência, nós adquirimos conhecimentos que antes não tínhamos e um senso mais preventivo e resolutivo em relação àquela situação ou a outras similares.

Com esses novos conhecimentos adquiridos “À força” acabamos desenvolvendo e aprimorando novas habilidades o que faz com que possamos transmitir essas experiências para outras pessoas.

A dica para produção de conteúdo neste caso é ajudar outras pessoas a resolverem o mesmo problema que você passou ou as precaver de algum problema que elas poderão ter futuramente.

Use a sua experiência em forma de vídeo, tutorial explicativo ou qualquer forma que ajude as pessoas a superarem aquele mesmo problema que você enfrentou. Isso além de educativo poderá ser muito gratificante!

Profissionais de outras áreas podem ajudar com a produção de conteúdo

Profissionais de outras áreas podem sugerir ótimas ideias para a produção de conteúdo, visto que os mesmos não possuem as mesmas visões e vícios que adquirimos com a prática e vivência de uma determinada área profissional.

Como clientes, eles também podem fornecer bons insights sobre temas e resoluções que ainda não tínhamos pensado que eram possíveis, além de incrementar as nossas ideias com os seus conhecimentos técnicos das áreas em que atuam.

Um exemplo é um engenheiro civil que pode fornecer informações sobre os tipos de materiais e processos que são utilizados na construção de casas mais baratas e sustentáveis e essas informações podem ser transformadas em um artigo que será publicado num blog que trata de assuntos sobre pessoas que irão se casar pela primeira vez e estão em busca de alternativas mais econômicas para adquirir a casa própria.

Toda informação pode ser útil para alguém. Basta sabermos transformá-la de maneira didática e agradável.

Crie séries de postagens para um determinado conteúdo

Se o assunto em questão possui conteúdo vasto e não pode ser explicado de maneira breve, é muito importante esmiuçá-lo e criar séries sobre o mesmo.

Ao fazer isso você consegue prolongar a sua estratégia de produção de conteúdo e oferecer soluções sem se delongar nas explicações.

Criar séries de conteúdo pode ser muito mais produtivo do que oferecê-lo de uma só vez. Ao oferecer pequenas “porções” dum determinado conteúdo, você fará com que seu público se engaje mais com a sua marca/empresa, pois as pessoas terão que acompanhar frequentemente o seu canal para obter aquelas informações.

EM suma, é por isso que as novelas e os livros são exibidos por capítulos, pois imagine se resolvessem contar a história em uma única vez…

Invista em outros formatos de conteúdo

Dependendo do seu negócio e da sua audiência, mudar os formatos das informações pode ser uma boa opção para otimizar a produção de conteúdo.

Também conhecida como “derivação de conteúdo”, essa estratégia permite que uma única informação seja reproduzida em outros formatos, ampliando assim o seu alcance e se adaptando a diversas plataformas, como no caso das mídias sociais.

Um exemplo prático:

Este mesmo artigo que você está lendo poderia ser utilizado:

  • em forma de vídeo com recursos multimídias
  • em forma de infográfico com os principais tópicos
  • Em forma de podcast
  • Em forma de animação dinâmica
  • Em forma de e-book
  • Em forma de slides

Vale lembrar que essa estratégia demanda mais tempo tanto no planejamento como na produção de conteúdo, porém os resultados serão muito mais relevantes.

Converse com pessoas de outros lugares

Assim como falamos da importância de se conversar com profissionais de outras áreas, é também extremamente importante conhecer culturas diferentes da nossa.

Assim como os especialistas de outras profissões, as diferentes culturas podem nos ensinar e mostrar outras visões de mundo que jamais saberíamos que existiam.

Novos ares, novas pessoas e novos costumes nos fazem “abrir a mente” e a enxergar o que antes não víamos e isso pode trazer experiências novas que podem se converter em informações relevantes e até mesmo oportunidades.

Com essas dicas e informações, esperamos “clarear” o caminho de quem lida constantemente com produção de conteúdo, pois a gente sabe muito bem como é passar pela escuridão da página em branco.

E para finalizar deixamos a nossa dica-mor sobre o assunto:

“Às vezes a inovação que a gente tanto procura está bem próximo ou dentro do nosso próprio negócio.”

Originally published at verbumconteudo.com.br on February 24, 2016.