Invasão Corinthiana ao Rio de Janeiro, em 1976. Foto: Rodolpho Machado/Placar

1976, 2000 ou 2012

Seja no Maracanã ou em Yokohama!

Nossa presença é transcendental!

Negros e brancos, índios e orientais! Invadimos a sua cidade, pois somos o time dos mil povos!

Judeus e Muçulmanos, cristãos e umbandistas! Estamos em todos os lugares, pois somos o time de todas as crenças!

Ricos e pobres, classe médias e milionários! Vamos! Viajamos! Invadimos! Vamos de qualquer maneira, pois somos todos iguais perante o Corinthians!

Nada nesse Mundo se compara com as caravanas da grandiosa Fiel Torcida! Gaviões da Fiel, Camisa 12, Estopim da Fiel, Pavilhão 9, Coringão Chopp e Fiel Macabra!

Milhares de…


Logo na primeira lembrança de vida que eu tenho estavam presentes dois dos personagens mais importantes na minha curta trajetória até agora: Meu pai e o Corinthians. Como tantos outros bebês, eu saí da maternidade enrolado no manto, presente do meu avô que, segundo dizem, não parava de falar o quanto aquele era o dia mais feliz da vida dele que tinha acabado de se tornar avô de um muleque corintiano.

Da maternidade só sei o que me contaram, mas daquela tarde de domingo me lembro de alguns momentos. Lembro de estar assistindo futebol em uma daquelas Tv’s antigas, sentado…


O dia 2 de dezembro de 2007 certamente não traz memórias agradáveis a nenhum corinthiano do planeta. Naquele fatídico dia, o Corinthians era oficialmente rebaixado, pela primeira vez em sua história, para a Segunda Divisão do Campeonato Brasileiro. O empate contra o Grêmio, no Estádio Olímpico em Porto Alegre, confirmou que o Timão jogaria a Série B em 2008.

Quase dois anos depois, o Alvinegro estava de volta à mesma Porto Alegre, mas dessa vez deixando definitivamente o drama e as lágrimas de lado para dar espaço à euforia e muita comemoração da torcida mais fiel de todas, a Fiel…


A Copa do Mundo de Futebol Feminino começa hoje. Ainda sem o glamour e as atenções da masculina, é verdade, mas com uma importância nunca antes vista por aqui. Eu, que acompanhei todas e tive a honra de disputar três, posso garantir com conhecimento de causa: é um momento único!

Me lembro exatamente da emoção de desembarcar nos Estados Unidos, em 1999, para meu primeiro mundial. Apesar de toda a tensão, a honra de representar meu país e minha modalidade me dominavam. Foi uma experiência extraordinária, coroada com um terceiro lugar.

Depois, ainda pude viver de perto aquele time mágico…


Esqueçam os clichês, o falatório, as teorias e o mais do mesmo; o tricampeonato Paulista conquistado pelo Corinthians, após 80 anos, contra um valente São Paulo, serviu como uma resposta imediata às críticas que Carille e o elenco receberam durante o Campeonato Paulista.

Com um elenco ainda em formação, Fábio Carille, novamente, “tirou leite de pedra” e resgatou jogadores criticados pela mídia e pela própria torcida, que, com a taça nas mãos, deram a volta por cima no Todo Poderoso.

O tricampeonato do Timão veio pelas (santas) mãos — e às vezes, pés — de Cássio, milagreiro e decisivo desde…


“O quê? Ronaldo é o novo atacante do Corinthians?”.

Numa época em que redes sociais engatinhavam, a Internet ainda não era necessariamente a detentora dos grandes furos jornalísticos, inclusive na imprensa esportiva. Por isso, soube que o melhor camisa 9 que vi jogar tinha sido contratado pelo Corinthians por meio de um amigo e, então, colega de trabalho, informado da novidade pela namorada ao telefone.

O momento era de reconstrução do clube, mas também era necessário reconstruir a auto-estima do torcedor. Já tínhamos reconquistado nosso lugar na Série A do Campeonato Brasileiro, mas víamos nossos maiores rivais claramente à frente…


Você já parou para pensar qual o significado que o Ronaldo Fenômeno tem em sua vida? Por minimo que seja. Sei lá, ele te inspirou a jogar? Te inspirou a superar momentos complicados quando diziam que não conseguiria? A mim ele fez algo que apesar de simples ninguém havia conseguido que foi começar assistir futebol. Nascido em São Paulo no ano de 1993, eu comecei a jogar bola aos cinco anos com os moleques mais velhos. Assistir futebol, sinceramente, não era meu forte. …


Ele não precisa de apresentações. Dispensa legenda. Não carece de textos que falem sobre sua importância. Seu número e nome são suficientes. Em qualquer lugar, em qualquer parte do mundo, apenas diga: R9, Ronaldo Fenômeno e alguém sorrirá pra você. Saberá do que se refere. Ele é o cara. Pronto.

Lembro dele quando fez estrago no time do meu pai, talvez você nem lembre mas em 93, ele com 17 anos fez cinco gols em cima do Bahia e um deles foi um gol inusitado. Nunca esqueci, nem meu pai, e nem Rodolfo Rodrigues que estava pra encerrar carreira. Aquele…


Cássio completa 400 jogos pelo Corinthians hoje.

Parece muito não é? Mas certeza que você vai lembrar de como tudo começou pra ele no Corinthians.

Lembra do Júlio César no jogo contra Ponte Preta no Paulista? E que ele foi afastado e Tite resolveu colocar um cara que a gente desconhecia? Terceiro goleiro? Como assim Tite? Vai mesmo arriscar agora? Estamos na Libertadores!

E Tite arriscou! E nosso coração foi junto. Mistura de medo e esperança. Mistura de adrenalina e ansiedade. Quem era aquele gigante que assumiria ali embaixo do travessão. Quem era aquele homem que seria ídolo de uma…


Corintianos apostólicos romanos, tem como esquecer a noite de 14 de janeiro de 2000? A Fiel invadiu o Maracanã, não parou de cantar por mais de duas horas seguidas e empurrou o Timão para o título Mundial em cima do Vasco. Os antis piram, mas não tem outra: o Coringão é o primeiro campeão do planeta pela Fifa.

Hoje, a gente comemora 19 anos daquela partida, mas aquele título tá vivo na memória até hoje. Parece que foi ontem. Nois tinha um Timão mesmo: Dida, Índio, Adilson, Fábio Luciano, Kléber, Vampeta, Rincón, Marcelinho Carioca, Ricardinho, Edílson (o Capeta) e Luizão…

Corinthians

Medium oficial do Sport Club Corinthians Paulista.

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store