A primeira festa da Democracia

Corinthians
2 min readMar 20, 2018

--

Foto: J.B Scalco/Placar

Liderado por jogadores do Sport Club Corinthians Paulista no início dos anos 80, com apoio da diretoria, o movimento da Democracia Corinthiana marcou época fora dos campos com uma participação ativa em um momento político importante da história do país. Dentro do clube, a atuação dos atletas questionou e inovou em diversas questões, além de fazer sucesso dentro de campo.

A primeira festa da democracia foi celebrada em 12 de dezembro de 1982. Naquele dia, após uma brilhante campanha, o Corinthians bateu o São Paulo por 3 a 1 na grande decisão do Campeonato Paulista e conquistou o 18º título estadual da história do clube — e o primeiro troféu da equipe da Democracia Corinthiana.

Com mais de 66 mil pessoas no estádio do Morumbi, o Corinthians do técnico Mário Travaglini foi a campo com Solito, Alfinete, Mauro, Daniel González e Wladimir; Biro-Biro, Paulinho, Sócrates e Zenon; Ataliba e Casagrande. Durante o duelo, Zé Maria e Eduardo entraram. Os gols corinthianos foram marcados por Biro-Biro (2) e Casagrande.

Primeira final
Quatro dias antes do segundo jogo, Corinthians e São Paulo abriram a final do Campeonato Paulista de 1982. Na noite de 8 de dezembro daquele ano, o Timão saiu na frente do duelo com uma vitória por 1 a 0. Aos 14 minutos do segundo tempo, Sócrates marcou o gol corinthiano.

Com pouco mais de 23 mil pessoas no Morumbi, o técnico Mário Travaglini levou a campo: Solito, Alfinete, Mauro, Wágner e Wladimir; Biro-Biro, Paulinho, Sócrates e Zenon; Ataliba e Casagrande. Eduardo entrou durante o duelo.

Campanha quase perfeita
O Corinthians teve um desempenho excelente durante a disputa do Campeonato Paulista de 1982. De 14 de julho a 12 de dezembro, período em que a competição foi realizada, o Timão atuou 40 vezes, com 26 vitórias, oito empates, seis derrotas, 75 gols marcados e 33 sofridos.

Ao longo da campanha, além das duas finais, um outro jogo ficou marcado na história do Corinthians. No dia 1º de agosto, no estádio do Morumbi, o Timão enfrentou o Palmeiras pela primeira fase da competição e goleou por 5 a 1. Casagrande (3), Biro-Biro e Sócrates marcaram gols do Alvinegro.

Destaque da goleada sobre o Palmeiras, Casagrande também foi o artilheiro do Campeonato Paulista de 1982. O atacante corinthiano marcou 28 gols durante a vitoriosa campanha.

--

--