O #DerbyCentenário foi nosso!

Corinthians
4 min readDec 28, 2017

--

Foto: Daniel Augusto Jr/Agência Corinthians

A temporada 2017 marcou uma celebração especial: os 100 anos de Corinthians x Palmeiras, o maior clássico do mundo. Em conjunto, os clubes batizaram a comemoração com a hashtag #DerbyCentenário e realizaram uma série de ações. Dentro de campo, o Timão deu show e venceu as três partidas disputadas entre os times.

O primeiro derby de 2017 não poderia ter mais “cara de Corinthians”. Na noite daquela quarta-feira, 22 de fevereiro, o Timão recebeu o Palmeiras na Arena Corinthians pela primeira fase do Campeonato Paulista. Do lado alvinegro, a desconfiança da imprensa e da torcida. Do lado do rival, o favoritismo pelas inúmeras contratações feitas e o rótulo de campeão brasileiro (2016).

A bola rolou e o Corinthians mostrou personalidade. Então apontado como quarta força do futebol paulista por parte dos jornalistas, o Timão fez um belo primeiro tempo. No entanto, um erro crasso do árbitro Thiago Duarte Peixoto, aos 45 minutos ainda da etapa inicial, prejudicou o Alvinegro: o juiz confundiu Gabriel com Maycon, que havia cometido falta em Keno, e expulsou o camisa 5 corinthiano ao mostrar o segundo cartão amarelo.

Na segunda etapa, o Corinthians soube suportar a grande pressão feita pelo rival e o jogo já se encaminhava para o final com o placar inalterado. Aos 40 minutos, o técnico Fábio Carille promoveu a segunda substituição corinthiana na partida: Jô no lugar de Kazim. Apenas dois minutos depois, Maycon roubou uma bola no campo de ataque e tocou para o camisa 7 do Timão fazer o gol da inesquecível vitória. Os três pontos conquistados naquele momento deram a confiança necessária para o clube de Parque São Jorge arrancar rumo à conquista do 28º Paulistão.

Foto: Daniel Augusto Jr/Agência Corinthians

Pelo Campeonato Brasileiro, foram disputados mais dois jogos entre Corinthians e Palmeiras em 2017. No primeiro duelo, disputado no Allianz Parque, na noite de 12 de julho, o Timão não deu chances para o rival. Com gols de Jadson (pênalti) e Guilherme Arana, o Alvinegro venceu por 2 a 0. O segundo foi mais tenso. BEM mais tenso, aliás.

A fase do Corinthians não era boa às vésperas do segundo derby do ano válido pelo Brasileirão — o terceiro de 2017. Apesar de estar na liderança da competição nacional, os últimos resultados do Timão não eram animadores (derrotas para Ponte Preta, Botafogo e Bahia, além de um empate diante do Grêmio). Por outro lado, o Palmeiras estava em ascensão, ocupava a vice-liderança do torneio e já vislumbrava a possibilidade de brigar com o Alvinegro pelo título (cinco pontos separavam os times naquela altura do campeonato).

Na véspera do derby, o Corinthians realizou um treino aberto à torcida na Arena Corinthians. Na manhã de 04 de novembro, mais de 32 mil corinthianos compareceram ao estádio alvinegro para empurrar o Timão naquele que pode ser considerado o momento mais difícil da temporada. Entre nós — e para quem mais quiser ouvir –, a Fiel é foda!

Motivado e novamente com o apoio da torcida, que lotou completamente a Arena Corinthians no dia 05 de novembro — com direito a recorde de público pagante quebrado no estádio (46.090) –, o Corinthians fez um primeiro tempo primoroso. Com gols de Romero, Balbuena e Jô, foi para os vestiários no intervalo com 3 a 1 no placar. Na segunda etapa, o Palmeiras descontou, mas não páreo para o Timão pela terceira vez na temporada. Com os três pontos, o Alvinegro arrancou pro #Hep7aDeRespeito.

Foto: Daniel Augusto/Agência Corinthians

Os resultados do ano do #DerbyCentenário também deram ao Corinthians um novo panorama no restrospecto do confronto. O Timão passou a liderar as estatísticas contra o rival na Arena Corinthians (três vitórias, um empate e duas derrotas) e no Allianz Parque (duas vitórias, um empate e uma derrota), além de se aproximar no histórico geral (apenas duas vitórias separam as equipes — 125 a 123).

Três jogos, três vitórias, placar agregado de 6 a 2 e muita história pra contar. O ano do #DerbyCentenário foi BEM louco. O #DerbyCentenário foi nosso!

--

--