Encerramento de balanço

O encerramento do exercício social é um período importante aos profissionais da contabilidade. Trata-se do momento em que se apura o resultado do exercício através do fechamento das demonstrações financeiras.

O resultado dos trabalhos de encerramento e apresentação das demonstrações financeiras dependerá da qualidade das informações geradas ao longo do ano. A administração da companhia juntamente com o contador responsável devem proporcionar transparência nas informações geradas para que os leitores tenham mais clareza na leitura destas informações.

Para um encerramento adequado, é necessário que as conciliações das contas patrimoniais, apuração de impostos e análise das informações tenham sido rotinas processadas desde o início do exercício.

Além da análise do balanço de encerramento, as sociedades de capital aberto e as sociedades empresárias Limitadas consideradas de grande porte, se não enquadradas como exceção de acordo com a Lei nº 6.404/1976 alterada pela Lei nº 11.638/2007, deverão publicar o balanço anual e as demonstrações financeiras no Diário Oficial do Estado e em jornal de grande circulação no local da sede de sua sociedade.

São consideradas como empresas de grande porte a sociedade ou conjunto de sociedade sob controle comum que tiver no exercício social anterior, ativo total superior a R$ 240.000.000,00 (duzentos e quarenta milhões de reais) ou receita bruta anual superior a R$ 300.000.000,00 (trezentos milhões de reais).

Erika Suzuki | A&A Partner

Show your support

Clapping shows how much you appreciated Crowe Horwath - Brazil’s story.