WhatsApp: Potencial ferramenta para os negócios

Fonte: https://www.cdn.whatsapp.net/img/v4/whatsapp-promo.png

Como a Ana Tex aponta que onde tem muitas pessoas, há um potencial de negócio. Segundo Gomes (2015) o WhatsApp é o quatro aplicativo utilizado no Brasil. Na qual, Facebook lidera a pesquisa, em seguinte fica o Youtube e o Chrome. Conforme Tex informa que em 2015 o aplicativo chegou a marca de 900 milhões de usuários.

Segundo Lotufo (2016), com a rápida evolução da tecnologia, estão criando uma nova forma de se realizar compras e de se conseguir acessos a serviços com a ajuda dos dispositivos móveis. Seja um aplicativo ou uma ferramenta de comunicação, já faz parte do cotidiano das pessoas e dos clientes, com isso, é uma enorme oportunidade das empresas explorar essas ferramentas, para que possa aproximar-se mais de seus clientes e captar novos consumidores e fidelizando.

“o Whatsapp é uma ferramenta de divulgação muito estratégica, já que conta com um enorme contingente de usuários e muita versatilidade na produção de conteúdo. Diferente das SMS/MMS, o Whastapp permite o envio de mensagens longas, além de vídeos, folders, documentos em PDF e áudios.” (LOTUFO, 2016)

Com as possibilidades que o aplicativo proporciona para os negócios através de um único ambiente. As vantagens são:

  1. Sem Taxas — você envia e faz chamada sem pagar nada, utilizando apenas a conexão com a internet;
  2. Multimídias — Possibilita enviar e receber fotos, vídeos, documentos, mensagem de voz e recentemente também a chamada de vídeo;
  3. Whatsapp web — Pode ser enviado mensagens através do navegador do computador.

Do ponto de vista empresarial, o aplicativo tornou-se um novo canal direto de comunicação da empresa e cliente. A desvantagem é que não é possível a emissão de relatórios gerencial, pois o WhatsApp é totalmente voltado para a comunicação das pessoas. Para ter a informação por exemplo “Quantos novos clientes que obtiveram?”, “qual foram o total de pedidos realizados no mês pelo WhatsApp?” e entre outras. Deve ser feita manualmente para que possa ser respondida as perguntas gerenciais.

Quando uma empresa decide utilizar o WhatsApp como uma ferramenta de marketing, é preciso tomar alguns cuidados importantes, onde Lotufo (2016) dar quatro dicas de ter melhor performance com o aplicativo.

  1. Ter a autorização de que cliente deseja receber notificações sobre a empresa pelo WhatsApp, basicamente o que ocorre com o E-mail marketing;
  2. Criar conteúdo especificamente para os dispositivos móveis, que seja coerente, direto e sem duplo sentidos;
  3. Criar uma ponte para outras redes sociais ou site/blog;
  4. Utilizar o WhatsApp para coletar sugestões,feedback, tirar dúvidas e ouvir reclamações, ou seja, está mais próximos dos consumidores e com isso mais fácil conseguir a fidelização.

Considerações finais

O que pode concluir é que o WhatsApp, é uma ferramenta de comunicação, se muito bem posicionado, os resultados serão que o seu negócio vai passar se tornar a preferência dos consumidores.

Referências

GOMES, Helton Simões. WhatsApp é o 4º maior aplicativo da internet móvel do Brasil: Estudo da Ericsson mostra que 80% do tráfego é gerado por só 5 apps. Lista tem Facebook, YouTube, Chrome e Instagram; vídeos são destaque.. 2015. Disponível em: <http://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2015/02/whatsapp-e-o-4-maior-aplicativo-da-internet-movel-do-brasil.html>. Acesso em: 14 dez. 2016.

LOTUFO, Larissa. WhatsApp: uma potente ferramenta de marketing. 2016. Disponível em: <https://www.ecommercebrasil.com.br/eblog/2016/12/12/whastapp-uma-potente-ferramenta-de-marketing/>. Acesso em: 14 dez. 2016.

TEX, Ana (Ana Paula Teixeira). Por quê você deve usar o WhatsApp para Negócios?. 2016. Disponível em: <http://blog.marketex.com.br/por-que-voce-deve-usar-o-whatsapp-para-negocios/>. Acesso em: 18 Jul. 2016.

WHATSAPP. WhatsApp Messenger. 2016. Disponível em: <https://play.google.com/store/apps/details?id=com.whatsapp&hl=pt>. Acesso em: 14 dez. 2016.