7 maneiras de ganhar dinheiro viajando

Existem muitas maneiras de economizar e tornar sua viagem sustentável, e ainda inúmeras possibilidades de ter uma renda garantida enquanto viaja. Se você sempre sonhou em conhecer outros países mas acha que teria que economizar muito dinheiro, existem muitas oportunidades de trabalho para você se sustentar ao mesmo tempo que conhece novos lugares. Listamos aqui sete formas de ganhar dinheiro viajando e tornar seu plano possível:

1. Vender suas fotos

Você pode vender as suas fotos de viagem a banco de imagens ou até mesmo a revistas e sites especializados. Esse mercado pode ser lucrativo, mas as fotos vendidas precisam atender aos padrões estéticos exigidos. Alguns exemplos são o CrayonStock, Shutterstock, Fotolia e VendoMinhaFoto, mas existem muitos outros bancos online disponíveis para a venda de fotografias.

2. Ensinar inglês ou outros idiomas

O mercado de ensino de línguas oferece oportunidades pelo mundo todo, principalmente da língua inglesa. Você pode buscar por vagas no TEFL, GoAbroad ou mesmo dar aulas particulares via Skype. E se você não dominar o inglês, ainda existem oportunidades para ensinar português, principalmente em países da América Latina. Nessa categoria, estão ainda as chances de trabalhar com tradução, seja de textos ou como guia turístico no seu idioma nativo.

3. Trabalhar como freelancer

Trabalhar por conta própria, com algo que você pode fazer a qualquer hora e em qualquer lugar, é uma boa forma de ganhar dinheiro durante a viagem. Pode se aplicar aos designers, programadores, videomakers, escritores e a todos os profissionais que podem disponibilizar seus serviços online.

4. Responder pesquisas online

Responder pesquisas online é uma nova modalidade para ganhar dinheiro viajando, independente do lugar do mundo que você estiver. As empresas contam com a opinião dos usuários que respondem questionários para o lançamento ou reformulação de algum produto ou serviço. A remuneração normalmente acontece depois que você atinge uma certa pontuação, por isso é preciso paciência e dedicação. Algumas opções são SwagBucks, My Survey e Global Test Market.

5. Trabalhar em cruzeiros

Juntar-se à tripulação de um cruzeiro é uma boa maneira de ganhar dinheiro viajando. As vagas mais comuns são na cozinha, recepção, spa, bar e limpeza. As horas de trabalho podem ser intensas, mas em troca você terá dias de folga enquando o navio estiver atracado, nos mais diversos lugares do mundo. Algumas empresas para você buscar as vagas são a Viking Cruises e a All Cruise Jobs.

6. Explorar seu talento

Se você tiver alguma habilidade artística, como cantar, tocar um instrumento ou dançar, pode ganhar um bom dinheiro com apresentações em qualquer lugar do mundo. Você pode ainda dar aulas de ioga, pilates, desenho ou música, dependendo das suas aptidões. Nessa categoria entra ainda a venda de artesanato, pintura, comidas e envio de cartões postais para colecionadores que pagam para recebê-los.

7. Conseguir uma bolsa de estudo

Existem muitas oportunidades de bolsas de estudo no exterior, principalmente se você for estudante de nível superior. Alguns programas cobrem todos os custos, inclusive despesas com passagem e acomodação e ainda oferecem um valor mensal para o bolsista se sustentar durante todo o período no exterior. Vale ficar atendo às possibilidades da sua universidade e das instituições internacionais que oferecem esse tipo de programa.

Leia mais: 5 oportunidades de trabalho voluntário para viajar de graça (ou quase)

Texto por Ana Putka via DPB Intercâmbio