Negando pelos meio errados

Aquecimento global e a falácia conspiratória

Tem algum tempo que tenho me deparado com as mais bizarras afirmações sobre o aquecimento global. Já aviso aqui que não vou entrar no mérito se o mesmo existe ou não, vou falar um pouco sobre o meu ponto de vista das teorias da conspiração quanto a esse assunto em específico.

Vamos por partes. Uma das principais teorias da conspiração e uma das mais difundidas nos EUA é a da Du Pont. Essa empresa foi a criadora de um composto químico chamado clorofluorocarboneto, também conhecido como CFC, composto esse muito utilizado para aerosóis e gás de refrigeração. A tese seria de que a Du Pont estava chegando próxima ao ano em que a patente de criação do composto seria liberada ao público, portanto ela perderia o monopólio do CFC e teria de baixar seus preços. A ideia seria fazer com que o CFC fosse mal visto pelo mundo e assim criar um novo método de refrigerar e usar aerosóis.

Visto que a empresa não é comandada por um bando de retardado, vamos aos fatos. Com qual incentivo a Du Pont difamaria o CFC pelo mundo mesmo sabendo que diminuindo seus lucros ainda sim teriam lucros? Isso pode ser reafirmado pelo fato de que se a Du Pont tem uma segunda forma de refrigerar e usar aerosóis ela pode muito bem vender esse segundo método e ainda ganhar mais um pouco com o CFC, não faz mais sentido?

Pois então pensemos nas indústrias petrolíferas, não é preciso ir muito longe pra saber que 6 das 10 maiores empresas do mundo são petrolíferas. Até onde o “Império Ecológico” conseguiria ir antes de ser “desmascarado” por elas? O dinheiro envolvendo essas empresas é muito grande para que elas sejam continuamente atacadas por algo mentiroso, não acham?

Ainda que isso tudo fosse verdade, por que motivo eles tentariam sabotar a si mesmos tentando sabotar a si mesmo? Sei que não faz sentido. Por exemplo em 1996 a GM criou o EV1, um dos primeiros carros elétricos da era, andava no máximo 100 km e mesmo assim foi um sucesso entre os ecologistas na época. Porém esse mesmo carro foi recolhido pela empresa logo depois. Por que será?

Como disse, não vou entrar no mérito se o ser humano está ou não mudando o clima do mundo, estou apenas questionando as teorias da conspiração criadas e difundidas como verdades absolutas.

As teorias da conspiração fazem tanto sentido que simplesmente não são compatíveis com a realidade. — Desconhecido