Caderno de Erros 2.0, uma técnica para exatas revolucionária

Dani Pani
8 min readDec 5, 2022

--

A concorrência te vendo chegar na prova

Cursinhos odeiam ele, entenda o que esse PALERMA fez para sair de História para média 42 acertos em matemática em um ano.

Esse header é um clickbait safado pra chamar a atenção para apresentar a minha forma de usar um caderno de erros que é melhor, mais eficiente e mais potente que a sua versão arcaica (isso não é clickbait). Eu explico como fazer o seu e por que funciona. Simbora.

O que é um caderno de erros?

Queridinho dos concursos públicos e vestibulares, o Caderno de Erros é, muitas vezes, um caderno físico em que você copia e guarda questões que você errou e que seriam benéficas de você rever elas no futuro. Você erra uma questão, você vê “essa é uma das boas, melhor guardar ela”, você transcreve, você revê ela algum dia.

É um ótimo método, porque ele foca exatamente nas suas dificuldades e te faz revê-las, mas ele é arcaico demais e the future is now old man.

Problemas do caderno de erros arcaico:

  1. Não tem revisão programada, uma dos fundamentos do estudo efetivo e ativo.
  2. Programar você mesmo a revisão é um saco e demora.
  3. Você não sabe discernir se você aprendeu ou se você releu a resposta sem querer.
  4. Você tem que lembrar de ir no seu caderno de erros.
  5. Não incorpora a aleatoriedade das questões, outro fundamento do estudo efetivo e ativo é misturar os problemas.

Eficiência e produtividade é o nome do jogo quando estamos falando de concursos e vestibulares, ainda mais se você não está estudando há anos ou está anos longe de exatas.

Caderno de Erros 2.0

O CE2.0 tem a mesma premissa, você rever padrões de problemas e passar por eles de novo ao longo do tempo, mas a revisão é automatizada e embaralhada. Exatamente, acabou você ter que separar tempo para ir rever questões. Acabou você ter que identificar se você aprendeu o suficiente ou deveria ver a questão de novo amanhã. Acabou a planilha do excel que você fez na segunda feira e parou de seguir na quarta-feira.

Vamos usar o ANKI para construir nosso CE2.0. Anki é um programa de flashcards (cartões com pergunta na frente, resposta atrás, revistos periodicamente), mas nós não vamos fazer flashcards, nós só vamos usar o arquivamento e a revisão automática enbutida no anki para automatizar a revisão dos erros.

  1. Baixe o anki. (link na palavra)
  2. Crie um perfil. Você pode sincronizar com uma conta no ankiweb que vai sincronizar se você usar o anki no celular e no pc (opcional).
  3. Crie um deck, renomeie ele para “Caderno de Erros”:

4. Agora vamos fazer nossa primeira questão do caderno de erros. Volte para a tela inicial e clique em “add” dnv. Antes de mais nada, clique no deck, o mesmo lugar que clicamos para fazer um novo deck, e selecione o deck que criamos “Caderno de Erros”. Copie a imagem da questão que você errou e cole no primeiro espaço.

5. Essa passo é importantíssimo, um dos mais importantes!!! → Reescreva com suas palavras ou com um desenho no paint, ou com um print de outro programa que você fez a resposta.

Exemplo de carta da época que eu não tinha mesa digitalizadora (funciona igual só exige mais esforço para entender a resposta):

Exemplo da resposta de uma carta de quando eu tinha a mesa:

6. AGORA É O TCHAN DO CE2.0

Você vai de voltar para a tela inicial e clicar no ícone de engrenagem, dps em opções:

Clique na seta do lado de save e adicione um preset, nomeie ele “Caderno de Erros”.

Se você tiver outros decks além do caderno de erros, lembre de que eles vão usar OUTROS presets, geralmente o default, o preset do caderno de erros é específico dele, por isso criamos um só pra ele.

Você vai colocar essas configurações:

O resto deixa igual.

Parabéns agora você tem um caderno de erros 2.0 melhor que de todo mundo que usa (eca) papel ou folders do notion (lmao). Só ir adicionando cartas e fazendo seu anki TODO DIA.

Você aí depois de finalizar esse tutorial.

O seu caderno vai: 1. te apresentar questões que você resolveu 3 dias depois, depois uma semana, depois alguns meses. 2. Te reapresentar questões fáceis depois de uma semana. Além disso, você vai fazer poucas questões todos os dias, não é um simulado ou uma prova, são questões exemplares e especiais a serem refeitas periodicamente.

Ta daniel e como eu uso essa budega de forma eficiente sem perder tempo atoa?

Ótima questão. Existem alguns hábitos e filosofias que precisamos seguir para tornar o CE2.0 o mais eficiente possível e evitar que a gente gaste tempo e esforço para uma coisa que não funcione.

Nossa filosofia principal: resguardar e refazer periodicamente questões exemplares e especiais, aquelas que exemplificam bem a matéria (usam vários conhecimentos importantes) ou que usam a matéria de um jeito especial (forma inusitada e interessante de usar o conhecimento).

Para isso:

  1. Você vai fazer o anki todos os dias, como uma das primeiras coisas que você faz no dia, mesmo nos dias que você não estuda oficialmente.
    Você pode entrar em desespero com isso, mas são literalmente de 5 a 10 minutos que, eu não to brincando, valem mais que uma hora ou duas de videoaula. Acorda, toma café, senta no computador (ou no celular), faz o anki, segue com a vida, eu fiz isso nos últimos 500 dias (menos o café). Lembre-se sempre, a sua evolução está nos seus ERROS.
  2. NÃO COLOQUE UM MONTE DE QUESTÕES, foque em no máximo 5 por dia. A gente colocou um limite baixo, sabe por que? Por que não é para você fazer muitas questões todo dia. Vai ter dias que o caderno vai te apresentar 1 questão só, ou nenhuma, e é assim mesmo.
  3. NÃO COLOQUE QUESTÕES COM JEITOS DE FAZER IGUAL. Você tem uma questão de Análise Combinatória que a resposta usa combinação? Você não vai colocar outra que também usue combinação a não ser que a forma de fazer seja MUITO diferente. Lembre-se do objetivo principal.
  4. NÃO USE CADERNOS OU QUESTÕES DE OUTRAS PESSOAS. Além de que construir seu caderno ser um estudo ativo em si, os TEUS erros são diferentes dos de outras pessoas. Quanto mais você foca nos SEUS erros, mais você progride.
  5. VOCÊ PRECISA FAZER A QUESTÃO DO COMEÇO AO FIM SEM PULAR NENHUMA ETAPA. Se você pulou alguma etapa ou não lembra alguma etapa, é um erro, reveja a resposta e refaça a questão. Eu explico por que disso agora:

Mas eu não vou decorar a resposta e não estudar nada de verdade?

Você depois de ter feito esse deck e se ligando disso.

Ótima pergunta, por que isso parece que importa muito, mas o que a gente ta treinando não é saber coisas, é chegar em algum lugar.

Pouco importa que a resposta de 5!/3!2! é 10. Você vai acabar decorando isso inconscientemente, mas não importa. O que a gente ta treinando é como chegar nessa questão.

Pense dessa forma: não estamos praticando como criar um cadeira, estamos praticando como usar as ferramentas e a madeira para criar uma cadeira.

“Mas as questões são diferentes”, mas as ferramentas são as mesmas.

Um matemático de verdade é um expert em transformar problemas novos em problemas antigos. Toda questão de matemática é pegar coisas novas e complicadas e fazer elas virarem coisas fáceis e simples. A questão começa sempre com historinha “Um hemocentro recebe diariamente 472 litros do tipo A, 123 do tipo B…” e termina em números, só números“472+123=?”. Se é hemocentro, se é massa de pão, se é número de cachorros em um canil não importa, a ferramenta de cálculo é a mesma.

No final da questão é sempre a mesma coisa: soma, subtração, multiplicação e divisão. O teu trabalho como matemático é pegar o problema abstrato (hemocentro, número de cachorro, ingredientes) e transformar nessas 4 coisas simples e objetivas: soma, subtração, multiplicação e divisão.

O CE2.0 é incrível para Exatas justamente por isso, por que a gente vai deixar fresco na memória problemas antigos clássicos e quando tivermos problemas novos a gente já tem as ferramentas na mão pra usar e treinamos como usar elas muito bem. Chega de não ter noção do que fazer.

Qual a diferença então de Caderno de Erros e um Flashcard de Anki normal?

Resposta simples, no flashcard você treinar lembrar da informação. No Caderno de erros você pratica como se usa aquela informação em um determinado contexto. Os dois se ajudam e eu uso os dois.

Por que eu acho que funciona tão bem?

O que o CE2.0 trabalha é a sua intuição lógica e capacidade de transformar abstrações em exatidões, fundamento das exatas e da matemática. Mas, honestamente, é possível que o mesmo vale para outras esferas do conhecimento que trabalhem com padrões subjacentes que valem para uma ampla gama de situações: programação, partes técnicas da arte, talvez música. Não posso afirmar isso pois eu não tenho experiência direta com essas áreas no caderno de erros, mas se você consegue transformar situações em que você cometeu um erro na solução do problema em um MODELO de resposta, você consegue colocar no Caderno de Erros 2.0 e praticar esse modelo.

Por que intuição? Por que você vai praticar uma diversidade de modelos usados em uma diversidade de contextos, seu cérebro então vai encontrar situações novas e aplicar os modelos antigos. Na maioria das vezes, os modelos antigos não são 100% compatíveis com as situações novas, mas na minha experiência trabalhar com a partir de um modelo 70% compatível e desenvolver os 30% faltantes é mil vezes melhor que REINVENTAR A RODA a cada problema.

Esse carinha tem uma filosofia parecida e ele pesquisou mais que eu, vale a pena ver o vídeo se você sabe inglês:

Os doido do ressumo colorido vendo você estudando com técnicas MODERNAS e de ALTA PRECISÃO.

CONCLUSÃO

Feito seu caderno, faça suas questões, tenha carinho nas questões que você coloca nele. Lembre-se de que o que importa são as etapas e não a resposta no final. Se o Caderno de Erros não se encaixa exatamente com os seus estudos porque você não tem questões específicas, busque o adaptar! O que importa é construir modelos de resolução de problemas e praticar eles periodicamente através do CE2.0, essa é a filosofia por trás da técnica.

Patente pendente.

--

--