Obsidian — Primeiras notas, modelos, uso do gráfico e método de estudo.

Dani Pani
7 min readSep 5, 2022

--

Esse tutorial não vai explicar muita coisa, vai direto ao ponto.

Obsidian é um app para fazer anotações interligadas, tal como páginas de wikipédia. Geralmente, o método de estudo que trabalha com o obsidian é o Zettelkasten.

Sugiro fortemente você seguir esse tutorial com o Obsidian aberto.

Sua primeira template e notas

  1. Abra um cofre, é a primeira coisa que o app vai te apresentar, é onde você guarda suas notas. Sugiro ter só um cofre para tudo.
  2. Abra sua primeira nota com CTRL+N
  3. Vamos fazer essa nota virar um modelo para as notas no futuro. Coloque qualquer nome nela e escreva isso:

Agora vamos transformar ela em um template:

  1. Crie uma nova pasta e nomeie-a como “Modelos” ou template.

2. Coloque a nota que a gente fez como modelo dentro dessa pasta, arrastando a nota.

3. Vá em configurações no canto inferior esquerdo, no ícone de engrenagem>desça a lista da esquerda>clique em Modelos>Localização de Pasta de Modelos> selecione a pasta que acabamos de criar.

4. Agora vamos colocar um atalho no teclado para aplicar o modelo que criamos. Vá em Configurações>Atalhos >Desça a lista da direita ou filtre “Modelos: inserir modelos”> Adicione algum comando para isso, eu uso “CTRL+Q” mas a escolha é sua.

5. Testaremos se está funcionando: crie uma nova nota com CTRL+N, use o comando que você escolheu para inserir o modelo, eu uso CTRL+Q. Se estiver tudo certo, o modelo que criamos vai aparecer sempre que você usar o comando. Se não aparecer: cheque se você colocou o modelo na pasta de modelos, cheque se você selecionou a pasta certa nas configurações, cheque se você adicionou o comando corretamente.

Primeiras Notas

O obsidian é um programa com muitas possibilidades, ou seja, você não precisa usar ele da forma que eu uso. Eu vou ensinar a forma que eu uso que é Zettelkasten, mais próximo de uma ideia de Wikipédia.

Para esse exemplo, vamos imaginar que eu estou estudando técnicas de estudo e quero fazer notas sobre Zettelkasten.

  1. Crie uma nova nota com CTRL+N.
  2. Insira o modelo.
  3. Escreva informações que você queira guardar de forma mais curta e objetiva possível.

4. Agora vem a parte que interessa. Tudo que você queira aprofundar em outra nota, ou relacionar com outra nota, você coloca entre [[ ]].

5. Você não precisa ter uma nota já feita naquele assunto, o obsidian vai criar uma nota nova e sugerir ela no futuro quando você for fazer outras anotações.

6. A alma do obsidian são essas conexões entre notas que vão surgindo naturalmente, não hesite ao marcar conceitos, ideias, outras notas, sempre que achar interessante.

7. Vamos criar mais 3 notas só para interligar elas.

8. Você pode clicar na marcação que você fez com [[ ]] que vai te levar àquela nota. Na próxima imagem é possível ver como o obsidian te sugere notas antigas.

9. Feitas essas três notas, vamos voltar a cada uma delas e colocar as suas fontes, relações e tags. Tags são feitas com # e você pode fazer subtags desse jeito: #livros → #livros/aprendizado. Eu, pessoalmente, não uso tags.

Exemplo completo:

Para anexar vídeos do Youtube, vá no vídeo, clique em Compartilhar > Incorporar > Copie o código e cole.

10. Parabéns, você agora sabe fazer notas, inserir modelos e interligar notas. 90% do trabalho com o obsidian é isso, não tenha medo de fazer várias notas.

Uma dica de organização: faça um pasta extra chamada “Permanentes”, toda nota que você fizer e achar que não vai modificá-la mais, arraste para lá. Isso é interessante para separar as notas que você já colocou fonte, relações e tags das que você ainda está escrevendo e estão desorganizadas.

Entendendo e usando o gráfico

  1. Abra o gráfico de conexões na aba esquerda.

Esse é o meu gráfico atual, com as 3 notas que fizemos, o template e suas conexões. O seu, provavelmente, se parece assim também.

Esse é meu gráfico atual no meu cofre pessoal. Eu uso o obsidian para fazer anotações de vídeos, podcasts e livros faz um mês e pouco. Também uso para organizar ideias de trabalho criativo.

Dica de ouro: não se preocupe com estética. O gráfico naturalmente vai ficando bonito, mas não tente desfazer conexões entre as notas só porque elas não ficam bonitas no gráfico. Deixe o conhecimento crescer de forma orgânica.

2. Talvez você queira modificar o seu gráfico. Há uma opção no canto superior esquerdo de modificar valores, chamada Filtros. Pessoalmente, eu não mudo nada, no máximo eu escondo órfãos (notas sem conexões) ou anexos (sempre que você adiciona uma foto no obsidian ele cria uma nota para ela). Eu também não uso grupos.

3. Embaixo desses filtros, tem o botão de animação, que vai criar uma animação das suas notas se desenvolvendo e se interligando ao longo do tempo. Não é muito útil além de ser uma fonte de procrastinação.

4. Dependendo do seu PC, o gráfico pode bugar ou ficar desnecessariamente lento. Para resolver isso, vá em Configurações>Sobre>No final, Aceleração de Hardware e desligue a opção. No começo não faz muita diferença, mas na medida que o cofre cresce, faz.

Minha filosofia com o obsidian.

Como dito antes, o obsidian pode ser usado de diversas formas, a minha é próxima do Zettelkasten/Wikipédia. Nesse sentido, eu busco.

  1. No primeiro momento que eu quero fazer anotações sobre algo, eu crio várias notas desorganizadas.
  2. Eu faço uma nota da fonte quando são livros, artigos, documentários ou podcasts.
  3. Eu dou o nome da ideia da nota no título.

4. Geralmente, durante a nota eu já vou criando relações com outras notas que eu lembro que são relacionadas, ou que eu quero criar no futuro. Por exemplo:

Mahayana e Hinayama estão mais esbranquiçadas pois eu ainda não escrevi essas notas.

5. Em outro momento, eu retorno nessas notas, tento lembrar de relações entre elas e outras notas, coloco as fontes e se eu achar que estão suficientemente organizadas, passo para a pasta de Permanentes.

Usando o gráfico para estudar / trabalho criativo.

  1. Primeiro, só tente fazer isso depois que você já tiver algum tempo usando o Obsidian, ou que você tenha feito várias anotações de um assunto, já que você precisa de algumas notas já feitas.
  2. Clique em qualquer anotação que você tiver. Canto superior direito > mais opções> abrir gráfico local>clique e arrasta o ícone do gráfico local até a barra lateral da direita. Caso a barra não abra sozinha, clique em “Expandir”

3. Em Filtros, vai haver agora a opção “profundidade”, nela, quanto mais níveis de profundidade, mais longe as conexões entre o gráfico local da nota que você selecionou irá. Ou seja, em profundidade 1, ele vai mostrar somente as que estão diretamente ligadas. Em profundidade 2, vai mostrar aquelas que estão ligadas às notas que estão ligadas a nota que você selecionou também.

Profundidade 2

4. Sugiro manter o gráfico com profundidade 1 ou 2, vá para a profundidade 3 somente se você tiver poucas notas.

5. Com esse gráfico local, agora você consegue visualizar várias notas que tem ideias próximas mas que não estão diretamente ligadas. Seu trabalho é ler algumas delas, pensar em conexões, escrever e conectar essas conexões.

Confesso que eu faço pouco isso, pois naturalmente eu já vou criando essas conexões na medida que eu faço as notas. Se você fala inglês, esse vídeo vai te guiar nesse processo.

É uma técnica de estudo que funciona bem para: escrever artigos, desenvolver narrativas, encontrar relações entre conceitos e fatos, relacionar conhecimentos. Na minha opinião, ela não é boa para estudo ativo a longo prazo, mas muito boa para criar e desenvolver o que já existe para além do que você já conhece.

Parabéns, agora você sabe usar o obsidian e trabalhar segundo a minha forma !

Existem diversas formas de usar o obsidian, há quem use ele como diário, há quem use ele como local de organização diária como o Notion. Há quem faça exatamente o que eu faço, só que de um jeito diferente. Se o que você aprendeu não é suficiente para você, ou você quer descobrir outras formas de usar o obsidian, procure no google, no youtube, etc.

Até a próxima.

--

--