Aviso de suspensão temporária do serviço DefeZap

Boletim DefeZap
2 min readJan 18, 2019

--

DefeZap informa que o atendimento ao público está suspenso até que haja recursos para manter o serviço da maneira adequada. Enquanto isso, caso precise se defender da violência de Estado, siga as orientações que estão neste documento sobre como buscar justiça:* http://bit.ly/OrientaçõesGeraisDefeZap.

Histórico:

Em funcionamento desde maio de 2016, DefeZap já registrou 246 casos com provas de violência de Estado no Rio de Janeiro e orientou 672 cidadãos com dúvidas sobre como buscar socorro a direitos individuais e coletivos violados.

DefeZap também foi fonte de informação para mais de 100 matérias na imprensa nacional e internacional, além de ter colaborado incansavelmente para acadêmicos e pesquisadores com dados sobre a ocorrência de violações cometidas por agentes públicos. Isso sem falar nas oficinas DefeZap e tutoriais sobre o que fazer em situações de violência, que colaboraram na formação em direitos de centenas cidadãos de favelas e periferias.

Não à toa, DefeZap recebeu o prêmio internacional Grassroots Justice Prize na categoria de inovação no acesso à Justiça em fevereiro de 2018, além de ter sido incluído entre as 60 iniciativas mundiais de contribuição significativa para a estabilização democrática no Atlas da Inovação pela Estabilidade Econômica da Fundação Rockefeller.

Mas sem dúvida nenhuma, a maior conquista de DefeZap durante seu período de atendimento ao público foi o reconhecimento dos cidadãos e cidadãs cariocas que encontraram no nosso trabalho o acolhimento e as orientações necessárias para que não ficassem desamparados diante de violações cometidas por agentes públicos que deveriam defender — e não violar — seus direitos.

Esperamos retornar ao atendimento personalizado o mais breve possível. Fique atento às nossas redes sociais, pois assim que conseguirmos os recursos necessários, voltaremos a atender a população normalmente.

Rio de Janeiro, 18 de janeiro de 2019

--

--