Clube de leitura de quadrinhos estreia programação mensal na Biblioteca da UEPG

Ben-Hur Demeneck
Aug 23, 2017 · 4 min read

Bate-papo sobre “Coltrane”, romance gráfico de Paolo Parisi, estreia programação cultural dentro da Biblioteca Central da UEPG na quinta-feira (24), das 20h-21h30. Uma vez ao mês o Clube de Leitura de Quadrinhos Veneta/Bicen UEPG vai reunir leitores para conversar sobre livro escolhido com antecendência e explorar o universo da chamada Nona Arte, como são chamados os quadrinhos.

“Coltrane” provoca leitores com a história de um dos maiores e mais enigmáticos músicos do século XX — John Coltrane (1926–1967). O livro narra a infância pobre, os amores, a saída do anonimato com Miles Davis, os problemas com as drogas, com a segregação racial, com a violência do racismo, a luta com pelos direitos civis, o talento cru e a paixão pelo experimentalismo que colocaram Coltrane no centro pulsante do jazz dos anos 1950 e 1960.

“O livro de agosto segue a lógica da música experimental de John Coltrane e faz jazz em forma de história em quadrinhos ao se inspirar no álbum ‘A Love Supreme’”, conta Ben-Hur Demeneck, professor de jornalismo da UEPG e responsável pela escolha dos títulos e coordenação do projeto. “Todos podem participar dessa roda de conversa sobre as parcerias, o experimentalismo e os dramas de um dos maiores sax tenores da história”, convida.

Qualquer pessoa pode participar, embora seja recomendável a leitura integral do livro. Durante a atividade, o mediador e os comentaristas irão contextualizar o autor e obra — além de estimular os debates. A atividade é gratuita, sem fins lucrativos, e dá direito a certificado a quem obtiver uma regularidade mínima de 75% nos cinco encontros programados até dezembro. A cada edição, o título o mês será incluído no catálogo da Biblioteca.

CÍRCULO DE LEITORES

– A biblioteca não se resume somente em um espaço silencioso de leitura. Ela é um lugar de memória, conhecimento, troca de experiências e diálogo — comenta Maria Lúcia Madruga, diretora das Bibliotecas da UEPG e organizadora do projeto. Para a bibliotecária, as bibliotecas são espaços de encontros, de trocas de experiências e de acervos de livros que abrem as mentes das pessoas para conhecer narrativas, histórias e lugares do mundo nos quais não chegariam de outras maneiras.

Para o editor da Veneta, Rogério de Campos, a importância dos clubes de leitura é promover a circulação dos livros.Gosto muito da ideia dos círculos dos livros, principalmente quando eles circulam para fora dos círculos”, afirma Campos, que foi fundador da editora Conrad e responsável por lançar revistas como “Animal” e “General”.

– Mesmo aquele herege que escondeu seus livros em uma caverna, com medo das inquisições, queria que um dia aqueles livros fossem lidos. Os livros existem não para guardar as ideias, mas fazê-las circular. É assim que as ideias crescem, ficam fortes e se reproduzem. Algumas duram o tempo de vida de uma borboleta e são tão bonitas quanto. Outras são bem feias, mas só desaparecem, ou se transformam, ao contato com outras ideias — argumenta Rogério de Campos.

O clube de leitura resulta de uma série de parcerias: Editora Veneta (São Paulo); Bicen/UEPG (Biblioteca Central Professor Faris Michaele); Projeto de Extensão Cultura Plural (Jornalismo UEPG); Nupepes-UEPG (Núcleo de estudos, pesquisas e extensão em Pedagogia, Pedagogia Social e Educação Social); e Clube de Humor e Quadrinhos Barão de Itararé (Ponta Grossa).

COMPARTILHANDO A LEITURA

Um dos leitores de “Coltrane”, André da Luz, diz estar ansioso para o clube de leitura porque a troca de experiências vão trazer reflexões mais completas sobre a obra. “O livro contextualiza cenários, noitadas e bastidores do artista em vários momentos da sua vida — o que causa uma imersão quase completa na história de Coltrane”, comenta André da Luz, que é aluno do quarto ano de Jornalismo e membro do projeto Cultura Plural.

– A expansão dos clubes de leitura parece estar associada à retomada de espaços de debate em torno de obras e autores — avalia Karina Janz Woitowicz, coordenadora do projeto de extensão em jornalismo Cultura Plural. Para ela, a prática, que possui longa data, responde a um desejo de compartilhar experiências e impressões, que é posterior ao momento solitário da leitura. Woitowicz acredita que a escolha dos títulos privilegie a diversidade de autores, temas, contextos e personagens, portanto, favorece o exercício da crítica cultural.

A crescente expansão dos clubes de leitura no Brasil tem causado debates nos suplementos culturais da imprensa e na universidade. Para Maria Lúcia Madruga, um dos motivos dos clubes de leituras estarem sendo reativados e proliferando “se deve ao fato de que as pessoas desejam interagir e compartilhar suas experiências de leitura, de ter um lugar para poder se expressar, para poder falar e ouvir, para poder construir e desconstruir ideias, de desenvolver relacionamentos, de conviver com o outro”.

A atividade é gratuita e não possui fins lucrativos. “Um dos principais objetivos do projeto é estimular a leitura não-utilitária”, resumo coordenador Ben-Hur Demeneck. Informações sobre o evento podem ser acessadas no endereço virtual http://bit.ly/coltranepg .

SERVIÇO | O QUÊ: Clube de Leitura de Quadrinhos Veneta/Bicen UEPG. |LIVRO DO MÊS: “Coltrane”, de Paolo Parisi. Biografia em HQ do jazzista John Coltrane. |QUANDO: 24 de agosto, quinta-feira, 20h-21h30. |ONDE: Biblioteca Central da UEPG (Biblioteca Central Prof. Faris Michaele). Praça Santos Andrade, nº 1 — Bloco D Térreo. | PREÇO: Atividade gratuita. | RECOMENDAÇÃO: recomenda-se a leitura integral do livro. Quem não conseguir, também pode participar. | MAIS INFORMAÇÕES: http://bit.ly/coltranepg

)
    Ben-Hur Demeneck

    Written by

    Jornalista e doutor em Ciências da Comunicação (ECA/USP). Venho aqui compartilhar com vocês um pouco das minhas andanças culturais.

    Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
    Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
    Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade