Desligamento da TV analógica vai atrasar em algumas cidades

Estamos a um passo de dar adeus às transmissões de TV analógica em todo o Brasil, mas isso vai demorar mais tempo que o planejado em algumas cidades. O Gired, grupo responsável pelo processo de digitalização de TV no Brasil, solicitou que o cronograma de desligamento fosse adiado em Belo Horizonte (MG), Fortaleza (CE), Salvador (BA) e no interior de São Paulo.

Veja as novas datas:

  • Fortaleza: alterado de julho para setembro
  • Salvador: alterado de julho para setembro
  • Belo Horizonte: alterado de julho para a segunda semana de novembro
  • Interior de São Paulo: alterado de setembro para a quarta semana de novembro

O motivo para o adiamento é que algumas emissoras encontraram obstáculos para instalar estações em Belo Horizonte e interior de São Paulo. Além disso, houve dificuldade com a distribuição de kits com conversor digital e antena UHF para pessoas atendidas por programas sociais, como o Bolsa Família. Os conversores são importados da China e houve atraso na entrega dos equipamentos.

Para desativar a TV analógica, o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações exige que pelo menos 93% dos domicílios de uma região estejam aptos para captar o sinal digital. Por isso, a entrega de conversores e antenas para beneficiários de programas sociais é primordial para que a meta seja alcançada. Esse adiamento já foi confirmado pelo ministro Gilberto Kassab.

Até o momento, o restante do cronograma está mantido. As próximas cidades a terem o sinal analógico desligado são Recife (em julho), Rio de Janeiro e Vitória (ambas em outubro).

Aproveite os benefícios do sinal digital na sua TV, se seu aparelho não for digital, confira aqui os conversores disponíveis na Dicomp.

Via Tecnoblog

One clap, two clap, three clap, forty?

By clapping more or less, you can signal to us which stories really stand out.