Desde o lançamento da versão ECMAScript 6, em 2015, o TC19 têm trabalhado para trazer funcionalidades e melhorias para o JavaScript anualmente, afinal, foram muitos e muitos anos de espera até que o ES6 aparecesse.

É claro que as funcionalidades que são aprovadas são em pouca quantidade, afinal, o processo para que uma funcionalidade seja aprovada é longo e exige muita discussão e testes antes de ser oficializada.

Como já era de se esperar, a versão da ECMAScript está entre nós e traz algumas melhorias bem legais. Entre elas, estão:

  • Operadores de atribuição lógica (Logical assignment operators);
  • String.replaceAll();
  • Promise.any();
  • Entre…


Se você é um(a) desenvolvedor(a) web provavelmente já usou o npm para instalar pacotes de forma global na sua máquina (usando o -g). Um exemplo clássico são os utilitários do create-react-app e o pacote http-server. Quando instalados de forma global, nos permitem que sua utilização seja feita em qualquer diretório/projeto e não somente naqueles em que estão contidos como dependências no package.json.

O npx é uma alternativa interessante para fugirmos das instalações globais, no entanto, nem sempre ele é uma opção viável. Neste caso, fica a dúvida: como podemos ver, atualizar e/ou remover estes pacotes globais?

É sobre isso que…


Você tem pouca habilidade artística (assim como eu, rs) ou te falta conhecimento sobre o processo criativo de animações MAS ainda sim você deseja ingressar nesse mundo divertidíssimo? Seja bem-vindo(a) ao clube! Neste artigo conheceremos o Wick Editor, uma ferramenta poderosa, intuitiva e gratuita de animações.

Versão em Vídeo

Além das instruções que darei abaixo, você também pode acompanhar todos os passos que serão feitos na versão em vídeo!

Inscreva-se no nosso canal!

A Interface do Editor

Fazer animações pode ser um processo bastante trabalhoso, no entanto, o editor que apresentarei faz o possível para tornar essa tarefa o mais fácil e divertida possível.

O Wick Editor


Se você é um grande fã da biblioteca React e gostaria muito de mergulhar no mundo do desenvolvimento mobile sem ter que reinventar a roda e usar todo o seu conhecimento prévio em JavaScript para isso, tenho ótimas notícias pra você:

Tudo isso é possível com um framework poderosíssimo chamado React Native!

O React Native nasceu como solução dentro do Facebook para o desenvolvimento de aplicativos mobile híbridos. O framework tem dois objetivos:

1 — Usar o React como base para o desenvolvimento de aplicativos.

2 — Bater de frente com outras tecnologias semelhantes (ex: Ionic, Xamarin).

E para te…


Static, absolute, relative, fixed e sticky são mais fáceis de usar do que parece.

Antes de começarmos, tenho uma confissão a fazer: não sou o maior fã do mundo de CSS. Na verdade, sempre tive muito mais interesse no JavaScript (apesar de enxergá-lo com olho torto por muito tempo também). No entanto, essa concepção começou a mudar quando percebi que na verdade tudo não passava de uma simples ignorância minha: eu não tinha como gostar daquilo que eu não entendia direito.

Para tentar fazer com que você também perca esse possível desgosto por CSS, neste artigo vamos tratar de algo fundamental nesta tecnologia e que sempre causa bastante confusão: como trabalhar com o posicionamento…


Hoje é muito difícil encontrarmos um projeto de software que não utilize o git como sistema de controle de versão, afinal, o sistema de versionamento criado por Linus Torvalds é uma das ferramentas que, indiscutivelmente, hoje em dia obrigatoriamente deve fazer parte do repertório de qualquer desenvolvedor(a).

Pensando nisso, como será que podemos desenvolver nossos sites e publicá-los na internet, de forma automática, simples, segura, automatizada e de graça?

Muito simples, basta usarmos o Netlify.

Versão em Vídeo

Além das instruções que daremos abaixo, você também pode acompanhar todos os passos que serão feitos na versão em vídeo!

Inscreva-se no nosso canal!

Subindo sites em apenas um commit

O…


Você não precisa mais esperar o back-end estar pronto ;)

Fora os aventureiros que tentam encontrar altas emoções no mundo Full Stack, boa parte dos profissionais de programação escolhem uma área específica para atuar: front-end, back-end, devops, etc. Felizmente as opções são abundantes.

A grande questão é que na vida real um único produto/serviço precisa da poderosa união de todas essas áreas para que possa funcionar de forma satisfatória. E é ai que mora um dos grandes desafios no desenvolvimento de software.

Para facilitar este trabalho de sinergia entre as áreas, hoje gostaria de mostrar como funciona o JSONPlaceholder, uma simples ferramenta que simula o back-end de uma aplicação, deste…


Já faz um certo tempo que escrevi sobre o magnífico serviço de hospedagem (gratuita) da plataforma Netlify onde para fazer o deploy de uma aplicação web, basta arrastar o diretório do projeto para dentro da plataforma e, em questão de segundos, o site é atualizado automaticamente (isso quando não está integrado ao GitHub, mas isso é assunto para um próximo artigo). Tudo isso com direito a certificado SSL e domínio personalizado.

Inclusive, meu site pessoal e o site da Code Prestige estão ambos hospedados nele.

Ainda não conhece o Netlify Drop? Então confira este artigo!

https://medium.com/code-prestige/netlify-drop-o-jeito-mais-f%C3%A1cil-de-subir-o-seu-site-na-internet-de-gra%C3%A7a-8c5016b6160f

Mas apesar de todas…


Como aplicar estilo as mensagens do terminal da maneira certa

Se você é um leitor assíduo aqui do blog da Code Prestige, já deve ter lido o nosso artigo sobre o Verdadeiro Poder do Console do Navegador. Lá exploramos algumas das funcionalidades "escondidas" do Console, como por exemplo, a aplicação de estilos nas mensagens.

Neste artigo quero te mostrar uma biblioteca análoga que faz esta mágica dentro das mensagens do terminal em aplicações back-end feitas com o Node. Estou falando da biblioteca chalk.

Versão em Vídeo

Além das instruções que serão dadas aqui no artigo, você também pode conferir a nossa versão em vídeo!

Não se esqueça de se inscrever no nosso canal!

Estilizando com Estilo


Se você é assim como eu e gosta de escrever artigos, ensinar programação, ajudar as pessoas e/ou fazer palestras sobre tecnologia, essa dica é especialmente pra você.

Quando não estamos trabalhando com editores de código, fica realmente difícil mostrar o código para alguém. Seja em um slide, em um artigo ou em qualquer outro formato, o código não fica legal porque geralmente não conta com a formatação que temos nos editores (ex: VS Code, Atom, Sublime, …).

Aqui mesmo na plataforma do Medium, se eu quiser mostrar pra vocês uma função em JavaScript (ou em qualquer outra linguagem na verdade)…

Diego Martins de Pinho

Desenvolvedor de Software, Fundador da CodePrestige e autor do livro ECMAScript 6 - Entre de cabeça no futuro do JavaScript

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store