Ferramenta de comunicação para a sua equipe — Slack!

A maior parte das falhas que acontecem nos projetos de TI se devem a um fator único: comunicação. Seja por que o cliente não soube expressar os seus desejos, ou pela equipe de negócios que não soube transferir o pedido a equipe de desenvolvimento ou o gerente de projeto que não soube expressar os desejos do cliente a sua equipe.

Lembra de quando éramos crianças e fazíamos a brincadeira do telefone sem fio? A professora passava uma frase para o primeiro da fila e fazia cada um passar adiante a frase no ouvido do colega até chegar no último que dizia em voz alta o que chegou. Se fizermos uma analogia, é praticamente isso que acontece no mundo dos negócios. A comunicação quando não é bem estabelecida deixa brechas a cada estágio que passa e chega distorcida até o último estágio.

É para evitar este tipo de problema que hoje apresento uma ferramenta gratuita muito interessante, o Slack. Em resumo, se trata de uma ferramenta gratuita de comunicação com suporte a:

  • Troca de mensagens por canais;
  • Troca de mensagens entre membros da equipe;
  • Upload de arquivos, documentos, imagens, etc;
  • Feed de atividade dos membros;
  • Mencionar membros em posts, arquivos, comentários e mensagens;
  • Visualização de membros online;
  • Notificações;
  • Conversas privadas;
  • Integrações com serviços externos (Drive, Spotify, GitHub, Trello…)

Para entender um pouco da ferramenta e porque ela virou um sucesso nas empresas, vamos voltar um pouco no tempo. O Slack é uma empresa fundada há 6 anos e nasceu como uma produtora de video games. Como o sucesso na área não veio, a empresa resolveu mudar de rumo e reunir todos os seus esforços no lançamento de um único produto: o Slack. O lançamento oficial aconteceu o ano passado e desde então a empresa vem vivendo um momento incrível. O sucesso foi tão grande que o CEO da empresa, Stewart Butterfield divulgou alguns números alcançados depois de um ano:

  • 500 mil usuários ativos por dia;
  • 60 mil times ativos;
  • 135 mil usuários pagantes;
  • 800 mil integrações configuradas;
  • Mais de 1,7 bilhão de mensagens enviadas.

Números impressionantes, não? Agora vamos entender porque esta ferramenta tem feito tanto sucesso. Para tal, vamos listar alguns dos motivos pelos quais o Slack é uma excelente ferramenta:

1 — Slack centraliza a comunicação

Na empresa onde eu trabalho nós costumávamos utilizar o Google Talk para comunicação e funcionava bem. O problema era que as conversas se perdiam facilmente e para conversas em grupo não era muito interessante. Quando queríamos compartilhar documentos, o mesmo problema. O Slack ao mesmo que nos permite conversas privadas, nos dá a opção de criar grupos. Independente se for uma conversa 1 a 1 ou com um grupo, há a opção de fazer upload de arquivos de áudio, imagem e vídeo e “salvar” mensagens importantes.

2 — Integrações com serviços

No dia a dia nós costumamos trabalhar com muitas ferramentas diferentes. Alguns exemplos são: Dropbox, Google Drive, GitHub, entre outras. Para facilitar a nossa vida, o Slack possui integrações com vários destes serviços. Os arquivos do Drive, por exemplo, expandem automaticamente, os áudios e vídeos são incorporados em players automaticamente, gifs são reproduzidos sem esforços, links de imagens são renderizados e até códigos são formatados para facilitar a leitura. Com serviços de integração como o Zapier e o IFTTT, as possibilidades são ainda maiores.

3 — Interface

O Slack não faz feio quando o assunto é usabilidade. Na versão web tudo é muito simples e bonito. Os menus são fáceis de achar e de configurar e os recursos para se utilizar nas conversas ficam bem explícitos. Na dúvida você sempre pode recorrer ao slackbot, uma inteligência artificial muito simpática que está em sua plena disposição.

4 — Aplicativos

O Slack além de oferecer a versão web, também disponibiliza versões para Mac e Windows e para mobile: Android, iOS e Windows Phone. O time de desenvolvimento também está trabalhando em uma versão para Linux. Em todas elas tudo acontece de forma muito rápida e funcional. Nos mobiles a ferramenta faz bom uso das funcionalidades nativas, como comportilhamento e câmera. No desktop também funciona muito bem, com notificações úteis, alta performance e possibilidade de personalização. Eles também sempre contam com atualizações constantes e discretas.

5 — Diversão

Depois de usar a ferramenta por um tempo é difícil discordar: o Slack é uma ferramenta extremamente divertida. Seja pela integração com serviços ou pela possibilidade de usar gifs e memes, a realidade é que a verdadeira graça do Slack é que ele une as pessoas. A facilidade para encontrar alguém e de criar grupos torna as pessoas “acessíveis” umas às outras.

One clap, two clap, three clap, forty?

By clapping more or less, you can signal to us which stories really stand out.