Por um ecossistema mais colaborativo

Diego Nogueira
2 min readJun 4, 2017

Recentemente tenho participado mais ativamente de grupos de discussões, meetup’s, dojos e eventos relacionados a programação. É bem verdade, que acabou se tornando uma prática viciante ficar procurando eventos, principalmente quando você acaba instalado o app do meetup no celular e recebe diariamente as notificações dos eventos futuros, ou acaba participando de tantos grupos no facebook que basicamente precisa escolher a quais eventos deseja ir, pois muitas vezes as datas coincidem.

Eventos

Ao frequentar estes eventos tenho notado a alteração na velocidade com que aprendo novas tecnologias, o quanto se torna importante saber mais de coisas diferentes. Tenho tido a oportunidade de conhecer pessoas com uma vontade incrível de aprender coisas novas, e isto acabou cativando ainda mais minha vontade pela busca do novo. Talvez isso ocorra com você também.

Se você for um pouco observador(acredito que este seja o meu caso),irá notar o movimento das pessoas quando o palestrante fala ou demonstra algo que elas não conhecem, neste exercício que venho fazendo consegui diagnosticar o que parece ser um padrão ou algo próximo a isso, as pessoas escrevem ou falam com alguém fazendo uma co-relação de um problema que estão enfrentando e na forma como aquilo poderia auxilia-los nos solução.

Networking, networking e networking…

“Faça networking sempre que puder.”… Com certeza você já esta cansado de ler esta frase, mas nem por isso ela deixa de ser verdadeira, simplesmente, faça networking…

Converse com pessoas que você não conhece nos eventos que for, com certeza você descobrirá nelas qualidades e ideias incríveis e certamente a reciproca será verdadeira.

Ecossistema colaborativo

Somos agraciados por possuirmos um ecossistema tão participativo na área de TI, e cada vez mais esta crescendo. Recentemente vemos gigantes da tecnologia como Microsoft, abrindo código open source, e este foi apenas um exemplo, mas acredito que todos concordamos na considerável melhora que houve deste momento em diante na Microsoft, e os frutos que trouxeram para nós.

Se você tem mais que outros construa uma mesa maior e não uma cerca mais alta”… Recentemente vi esta frase em um evento que participei, alias, uma palestra muito boa sobre Javascript e Matemática. Acredito genuinamente que a base de um ecossistema colaborativo se da através desta verdade, ou seja, quanto mais você possuir mais você poderá colaborar.

Vejo uma movimentação muito legal por inclusões também, particularmente estou falando do aumento crescente do público feminino nestes eventos. Não desejo traçar um paralelo sobre o tema da igualdade, mas simplesmente elogiar o movimento em questão.

Uma porta aberta para todos

Temos canais que estão sempre acompanhando e divulgando este tipo de trabalho, em particular gosto muito do BrazilJS, Facebook Developer Circle, DevNaEstrada, Hipsters.Tech, todos contam com muita experiência por parte de seus hosts, assim como sempre tem conteúdo de muita qualidade.

--

--