Direito e Práxis publicará seção de artigos “Ahead of print”

Caras leitoras e leitores,

Mais uma novidade editorial da Revista Direito e Práxis!

Seguindo as tendências de publicação digital nacionais e internacionais mais modernas, a Revista Direito e Práxis passará a contar com uma seção de artigos publicados em Ahead of print (ou publicação avançada de artigos). Ahead of print é um formato de difusão que permite a publicação imediata de artigos aceitos, que aguardam no prelo, antes mesmo da composição final da edição. Esse formato é fortemente incentivado pelo portal SciELO, além de seguir as indicações de outros portais internacionais relevantes como Scopus, CrossRef, PubMed, entre outros, uma vez que permite a comunicação mais rápida dos resultados das pesquisas científicas.

A maior vantagem para os autores é que a publicação ocorre diretamente após o aceite definitivo do artigo, e diagramação. Sendo assim, os autores não precisam aguardar a definição de pauta, o que, em alguns casos, acaba durando longos meses.

O artigo publicado em Ahead of print já pode ser citado e compartilhado. Posteriormente, ele é encaminhado para uma edição, momento a partir do qual ele receberá número de volume, edição e paginação contínua.

A primeira fase do Ahead of print da Direito e Práxis se dará na página da revista, e esperamos, em um futuro breve, inserir também no portal SciELO.

Acreditamos que essa medida será um avanço em nossas práticas editoriais comprometidas com a democratização e acesso livre ao conhecimento. Além disso, representa uma inovação no campo dos periódicos jurídicos brasileiros!

Atualmente estamos preparando o primeiro lote de artigos a serem publicados nessa modalidade e mais informações podem ser encontradas na página da revista junto com uma explicação detalhada, forma de citação e indicações de leitura. As autoras e autores com artigos aceitos no prelo serão contatados paulatinamente por nossa equipe com informações sobre o processo de operacionalização.

Boa leitura!

José Ricardo Cunha

Carolina Vestena

Editores da Direito e Práxis

#aheadofprint #inovacao #creativecommons #uerjresiste

Perguntas Frequentes

(baseado no FAQ do Portal Scielo para os editores sobre Ahead of print: http://www.scielo.org/local/File/Guia_AOP.pdf)

1. Posso alterar o conteúdo do artigo que ainda está em AOP e já está publicado?

Não. Embora o AOP seja um documento em transição, considera-se que já representa a versão final do artigo, uma vez que, já passou por todas as etapas do processo editorial.

2. Posso já inferir informações de volume, número, paginação, data ou seção em um artigo em AOP?

Não. A natureza do AOP é exatamente estar em transição para um número, ou seja, todos os dados que tornam o artigo componente de um número, obrigatoriamente não devem constar no documento. Só será possível indicar volume, número e paginação a após a publicação do manuscrito em uma edição específica.

3. Posso inserir paginação sequencial no artigo em AOP?

Não. A paginação considerada nos PDFs em AOP deve ser apenas paginação indicativa da quantidade de páginas do artigo (ex. 1 de 12) apenas para controle no momento da impressão do PDF pelo usuário.

4. O que acontece com os artigos publicados em AOP durante a transição de um ano para outro?

Na grade de fascículos do periódico, os AOPs de um ano serão automaticamente transferidos para o seguinte. No entanto, recomenda-se que todos os AOPs publicados em um ano sejam, sempre que possível, transferidos para números regulares ainda no mesmo.

Like what you read? Give Revista Direito & Práxis a round of applause.

From a quick cheer to a standing ovation, clap to show how much you enjoyed this story.