Cordel em prosa: D. Helder versus Padre Cícero

E Lampião assistindo…

Por incrível que pareça, e nesses casos é incrível mesmo, há um processo aberto de canonização de D. Helder Câmara, aprovado pela Congregação para a Causa dos Santos do Vaticano, o que lhe deu, imediatamente, o título de Servo de Deus. Seu processo de beatificação já está em andamento.

Se fosse, por exemplo, Padre Cícero, a mídia estaria fazendo um grande barulho. Porém, D. Helder? Parece que ninguém avisou aos veículos de comunicação do Brasil que a proibição de mencionar seu nome, imposta pela ditadura, não está mais valendo e que já podem falar dele.

Mas o nosso arcebispo não é Padre Cícero, embora os dois sejam cearenses, D. Helder de Fortaleza e Padre Cícero do Crato: Ele é D. Helder Câmara, da luta incessante pela justiça social e pela paz.

Agora, quanto ao Padre Cícero Romão Batista, em que pese todos os amores por ele, reconhecidamente, um expressivo fenômeno popular, jamais será santo. Um dia, ele disse:

“O comunismo foi fundado pelo Demônio. Lúcifer é o seu nome e a disseminação de sua doutrina é a guerra do diabo contra Deus. Conheço o comunismo e sei que é diabólico. É a continuação da guerra dos anjos maus contra o Criador e seus filhos.”

A questão não é ideológica. Por mais conservadora que seja a Congregação para a Causa dos Santos, ela sabe que, alguém que diz uma imbecilidade dessas, pode ser tudo, menos Santo, ou sequer, “Servo de Deus”. Deus não está aí para ensinar “Padre Nosso” a Vigário.

Conta-se que, once upon a time em 1926, Padre Cícero estava caitiuando Lampião para integrar o Batalhão Patriótico de Juazeiro com o posto de capitão e, em troca, receberia anistia ampla, geral e irrestrita. Naquela época, os Batalhões Patrióticos haviam sido criados pelo governo com a finalidade de combater a Coluna Prestes.

Diante disso, Lampião exigiu receber imediatamente a patente que ele tanto desejava: Capitão Virgulino Ferreira da Silva. Foi então chamado Pedro de Albuquerque Uchoa, a autoridade local competente para isso, que lavrou um documento tornando Lampião capitão do Batalhão Patriótico de Juazeiro e anistiando-o de todas as acusações que pesavam contra ele. Reuniu então seus 50 cangaceiros que deixaram a cidade. Nunca se encontraram com a Coluna Prestes, nem em sonhos…

)

    Dislexia Paraconsistente

    Written by

    Se a lógica não é competente para sustentar ou validar o raciocínio, não mude o raciocínio, mude, antes de tudo, a lógica.

    Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
    Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
    Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade