BELA BADERNA

PRINCÍPIO: Regras simples podem levar a ótimos resultados

Escola de Ativismo
3 min readDec 23, 2016

Com a contribuição de Andrew Boyd

“17 de setembro. Wall Street. Leve barraca.”– Adbusters

RESUMO
Movimentos, campanhas virais e ações em grande escala não podem ser roteirizadas de cima para baixo. Um convite para participar e o conjunto certo de regras simples normalmente é a estrutura inicial que você precisa.

Em 1986, cientistas da computação fizeram um experimento sobre “emergência — onde comportamentos globais complexos podem surgir” sem planejamento e sem programação “a partir da interação de regras locais simples[1]. Eles criaram pássaros virtuais chamados boids[2]. (Os cientistas da computação devem ter nascido no Brooklyn.) Eles colocaram esses boids em um ambiente virtual e incluíram alguns obstáculos virtuais. Eles impuseram as mesmas três regras para todos os boids: voe para frente, mantenha uma certa distância de qualquer outro boid perto de você e não bata nos obstáculos. E então ligaram o programa. Os pássaros se agruparam em um bando. Conforme o bando se aproximava de uma nuvem, ele se dividia em bandos menores para cada um dos lados, e depois se reagrupava — tudo isso sem que a ideia de um bando tivesse sido programada no sistema.

Esse experimento foi uma demonstração nua e crua de algo que vivenciamos na natureza e na sociedade o tempo todo — e algo que os ativistas podem fazer bom uso.

Se você está tentando organizar uma obra de arte participativa, uma ação em massa ou uma campanha viral, você não precisa roteirizar tudo — mesmo que você pudesse. Tudo o que você precisa é de algumas regras simples que os participantes possam seguir. Se você estipular as regras certas, elas podem levar a um acontecimento surpreendentemente robusto, eficaz e bonito.

Pense na Massa Crítica, as bicicletadas mensais que acontecem em muitas cidades no mundo todo. As regras são simples: Reúnam-se depois do trabalho na última sexta-feira de cada mês. Fiquem juntos. Se você está na frente, você decide para onde a bicicletada deve seguir. Se está mais para trás, ajude os retardatários a acompanharem. Se você está no meio, apenas pedale, ou se quiser, proteja outros ciclistas do trânsito. Ninguém e todo mundo está no comando. É uma “coincidência organizada”. E funciona.

Os flash mobs operam com a mesma lógica. O chamado para o flash mob de guerra de travesseiros de 2008 em Wall Street tinha apenas duas regras: Traga um travesseiro e não bata em ninguém que também não tenha um travesseiro. E foi isso!

Esse tipo de esforço também funciona bem pela internet. Pense no tumblr do “we are the 99%” (“nós somos os 99%”). O convite era simples: tire uma foto sua segurando um cartaz que descreva sua situação — por exemplo “eu sou um estudante com uma dívida de US$25.000”. Embaixo escreva “eu sou os 99%”. O mosaico de vozes que resultou disso se tornou uma eloquente declaração de solidariedade.

Um protesto carnavalesco pode funcionar com um conjunto de regras do tipo “vale-tudo” porque afinal, é carnaval. Porém, uma ação em massa nas ruas mais politicamente focada ou uma campanha viral com ações distribuídas frequentemente precisa de uma estrutura mais forte. A natureza de sua ação, sua complexidade e grau de risco vão determinar as regras exatas que são necessárias.

COMO O CONTRÁRIO TAMBÉM É VERDADE: Regras simples, não importa quão bem escolhidas, não farão milagrosamente todo trabalho. Normalmente, os organizadores (aqueles que fazem o convite e determinam as regras) precisam coordenar de perto para manter o processo aparentemente orgânico funcionando. Ainda assim, o conjunto adequado de regras simples pode te ajudar em boa parte do caminho até lá, e “lá” pode ser um lugar que você nunca tenha planejado ou imaginado.

[1] B”oids, Background and update, Craig Reynolds, 1986 — http://www.red3d.com/cwr/boids

[2] NT: O nome boid deriva da combinação bird+android (pássaro+andróide). O autor faz uma brincadeira com o sotaque dos moradores do Brooklyn, em que a palavra Bird soa como boid.

--

--

Escola de Ativismo

A Escola de Ativismo tem a missão de fortalecer o ativismo no Brasil por meio de processos de aprendizagem. Site: http://ativismo.org.br