BELA BADERNA

PRINCÍPIO: Use o truque da mente Jedi

Escola de Ativismo
3 min readDec 23, 2016

Com a contribuição de Samantha Corbin

“Quer você pense que consegue, ou pense que não consegue — você está certo.” – Henry Ford

RESUMO
O truque da mente Jedi funcionou para Luke Skywalker, e pode funcionar para você também. Você só precisa acreditar em você mesmo, e os outros também o farão.

Além de ser capaz de mover objetos com sua mente e de ter uma espada retrátil com uma luz esquisita (aquilo não é incrível?), a melhor coisa de ser um Jedi deve ser o truque da mente. A habilidade de persuadir com uma voz calma e o dedo girando no ar, “Esses não são os andróides que você estava procurando!”, pode se mostrar indispensável em muitas das belas situações de criação de problemas.

A boa notícia é: esse poder hipnótico de persuasão está ao seu alcance. Ele vem de uma autoridade inata, uma confiança irracional que misticamente curva o mundo a seus desejos. Apesar disso não funcionar na hora de pagar as contas (“Eu não sou o falido que você está procurando”), esse truque pode funcionar para convencer a grande mídia a cobrir seu evento, ou a polícia a deixá-lo em paz. Você pode até passar sem grandes dificuldades pelo portão da frente de uma usina nuclear, ou conseguir entrar em uma reunião fechada para a qual não foi convidado. Com a atitude certa, muito mais coisas se tornam possíveis além das que você tinha imaginado.

Com nada mais do que confiança, um ativista adepto do truque da mente Jedi pode fazer um segurança olhar para o outro lado, ou convencer milhares de pessoas, inclusive um âncora da rede BBC, de que ele é o porta-voz da Dow Chemical, ou de que é perfeitamente normal usar um capacete de escalada no meio de um centro de convenções e começar a escalar os andaimes.

“Em retrospectiva: Aqueles realmente eram os andróides que você estava procurando.” O truque da mente Jedi pode funcionar não só para os soldados da Guarda Imperial mas também para seguranças, jornalistas e para você mesmo.

Duas coisas para você não esquecer enquanto se prepara para aplicar o truque da mente Jedi em um funcionário desavisado:

Conheça as regras, suspenda as regras. A habilidade para transgredir, infringir ou fazer aquilo que você não deveria fazer com completa autoconfiança, especialmente se confrontado, tem força própria.

Aja como se você fizesse parte daquilo (também conhecido como ‘finja até ser expulso’). A autoridade é mais uma performance do que algo inerente. Nós constantemente interagimos com, ou respondemos a, indicadores codificados de status e autoridade, fazendo suposições baseadas em atitude, conduta, vestimenta, sotaque, amabilidade, sensualidade e outras pistas. Ao entender e jogar com esses indicadores, nós também podemos cooptar a autoridade ligada a eles.

POSSÍVEIS PROBLEMAS: Cuidado com a volta. O truque da mente Jedi se desmonta rápido, e tende a deixar o ingênuo que caiu no truque sem graça ou irritado. Ninguém gosta de perceber que caiu num truque. Use essa tática apenas com pessoas que você provavelmente não verá de novo. Para evitar tiros desnecessários saindo pela culatra, diga a verdade o máximo possível e deixe que as pessoas completem suas próprias suposições.

--

--

Escola de Ativismo

A Escola de Ativismo tem a missão de fortalecer o ativismo no Brasil por meio de processos de aprendizagem. Site: http://ativismo.org.br