BELA BADERNA

TEORIA: Memes

Escola de Ativismo
3 min readDec 25, 2016

Com a contribuição de Patrick Reinsborough e Doyle Canning

RESUMO
Memes são unidades autorreplicáveis de informação cultural que se espalham de maneira viral de uma mente à outra, de uma rede à outra, de uma geração à outra.

ORIGENS

Termo cunhado pelo biólogo evolucionista Richard Dawkins em seu livro O Gene Egoísta, de 1976. Foi relacionado a estratégias de mudança social pela primeira vez por Kalle Lasn, da revista Adbusters.

Como as ideias se espalham? Como uma mudança cultural acontece? Como um símbolo se torna um ponto de conexão compartilhado por um movimento? Com memes! Entender como introduzir e espalhar memes é uma capacidade crucial para qualquer um que busque mudar a opinião pública ou as práticas culturais.

Um meme é como um pedaço de DNA cultural que evolui conforme passa de pessoa para pessoa. O termo é derivado da antiga palavra grega mimema, que significa “algo imitado”. Brincando com a palavra “gene”, Richard Dawkins cunhou o termo como uma forma de compreender como as práticas culturais se espalham. Um meme é qualquer unidade de cultura que se espalhou para além de seu criador — chavões e frases de efeito, melodias que pegam, tendências de moda, ideias, rituais, imagens icônicas, e assim por diante.

Os poderosos sem escrúpulos mostraram habilidades consideráveis de criar memes que espalham suas histórias por meio da cultura: jurados da morte[1], armas de destruição em massa, guerra ao terror, líderes sindicais e benefícios fiscais são todos memes que viraram parte do discurso público dos Estados Unidos. Um meme é como uma estrutura viral que permite que uma história se espalhe, carregando uma certa visão de mundo com ela.

Apesar do termo ser relativamente novo, os memes sempre foram usados pelos movimentos sociais para viralizar histórias de liberdade e mudança, incluindo “Não à taxação sem representação”, “Negro é lindo” e até “salário mínimo digno”. A forma impressionante como o meme “nós somos os 99%”, usado no Occupy Wall Street, se espalhou, mostrou não apenas como um bom meme pode disseminar uma mensagem poderosa de mudança social, mas também que um meme compartilhado pode servir como ferramenta de mobilização.

Reconstrução de uma partícula de rotavírus assistida por computador.

Memes eficazes são fáceis de lembrar, espalhar e “grudar”. Em outras palavras, eles podem perdurar na nossa consciência, conectar-se com nossos pensamentos preexistentes e são facilmente passados adiante em nossas comunicações e ações. Um meme que carregue uma mensagem e se espalhe rapidamente pode aumentar dramaticamente o impacto de uma ação ou campanha.

ADVERTÊNCIA IMPORTANTE: Um meme potente não vai ganhar uma campanha ou servir de estopim para uma mudança sistêmica. O meme certo pode, porém, ajudar a mobilização de pessoas a ter exponencialmente mais eficácia e influência ao ajudar uma mensagem, uma ideia, ou um clamor a se tornar viral.

[1] NT: “Jurados da morte” é um termo político originado em 2009 durante o debate a respeito da legislação federal que regula o sistema de saúde nos EUA. O termo foi usado pela primeira vez em agosto de 2009 por Sarah Palin, que afirmou que a legislação proposta criaria um grupo de “jurados da morte”, que decidiriam quais cidadãos teriam direito à cobertura de saúde e quais não.

--

--

Escola de Ativismo

A Escola de Ativismo tem a missão de fortalecer o ativismo no Brasil por meio de processos de aprendizagem. Site: http://ativismo.org.br