Por Que o Público Consumidor Está Desistindo do Iphone?

Eagle Tech
Aug 2, 2017 · 5 min read

Certamente você já presenciou casos de pessoas que migraram do sistema operacional Android para o iOS e que, desde então, permanecem fiéis aos aparelhos da Apple. Contudo, quando comparamos esse grupo relativamente pequeno de consumidores com aqueles que fazem o movimento contrário, deixando os Iphones e investindo em marcas como Samsung, LG e ASUS, começamos a nos questionar sobre o que faz da Apple essa grande empresa que tantos idolatram e por que ela está perdendo cada vez mais público não só no Brasil, como no mundo todo.

Compreendendo as Estatísticas

Segundo as informações da multinacional FactSet, empresa que acompanha dados financeiros e aplicações globais de grandes marcas do mercado mundial, a Apple obteve a queda de aproximadamente 1% no lucro das vendas dos Iphones quando comparado com as vendas realizadas em 2016. Em tempos de crise é compreensível a queda nas vendas e até mesmo a baixa procura por aparelhos premium como o Iphone, no entanto, ao mesmo tempo em que as vendas da Apple diminuíam, houve uma crescente aquisição de aparelhos Android, principalmente os modelos Samsung Galaxy S6 e Samsung Galaxy S7, considerados os aparelhos top de linha da desenvolvedora coreana de celulares.

No mês de abril a Samsung se tornou a fabricante líder no mercado de celulares, ultrapassando a Apple e vendendo quase 80 milhões de aparelhos somente nos primeiros meses do ano. No mesmo período a Apple conseguiu vender cerca de 52 milhões de Iphones, valor esse alto o suficiente para permanecer entre as melhores marcas do mercado, mas insuficiente para constatar a fidelização e o engajamento de novos usuários para com a nova linha de Iphones. Em terceiro lugar está a Huawei, empresa chinesa que conseguiu vender pouco mais de 32 milhões de aparelhos no começo de 2017.

De modo geral, temos o abandono gradual por parte dos usuários de Iphone, que tem optado cada vez mais por substituir seu aparelho por um modelo com os mesmos recursos, com um design ligeiramente inferior, mas que compense em preço e variedade, fatores esses que a Apple ainda não consegue proporcionar aos seus consumidores.

A Apple Deixou de Crescer ou as Demais Marcas Cresceram Demais?

Observando os aparelhos celulares disponíveis no mercado atualmente encontramos uma série de marcas que, após diversos anos ofuscadas pela chegada da tela Touch e pelo sistema Android, voltaram ao mercado com aparelhos bons e por um valor acessível à maior parte da população. A Motorola e a Lenovo, trabalhando em conjunto, desenvolveram uma linha de smartphones para o dia a dia, como o Lenovo Vibe, e uma segunda linha de aparelhos mais luxuosos, como o Moto Z2 Play e o Moto Z2 Force, atendendo um leque maior de consumidores através de valores justos e produtos de qualidade.

A entrada de marcas especializadas em computadores e demais aparelhos eletrônicos para o mercado de celulares também trouxe maior diversidade ao público. A ASUS, por exemplo, conseguiu equiparar-se com o Iphone 7 e o Iphone 7 Plus com o Zenfone, trazendo um celular que, apesar de robusto, oferece todos os gadgets necessários para um aparelho premium, inclusive a câmera traseira com duas lentes, algo que por algum tempo foi exclusivo da Apple.

Dessa forma, podemos constatar que a Apple continua sendo uma empresa líder em qualidade e que, através de pequenas mudanças, como o lançamento da 7ª geração de Iphones e a atualização do sistema operacional para o iOS 11, está tentando correr atrás do atraso operacional que teve de enfrentar nesses últimos dois anos. A Apple não está, de forma alguma, se tornando uma empresa estagnada, mas está tendo de lidar com uma concorrência diversificada e que trabalha sob um mesmo sistema operacional. Apple hoje luta sozinha contra um mercado que lança semanalmente aparelhos novos e inovadores.

Pesquisas realizadas pela Ovum apontam que 48% dos usuários de smartphones no mundo optam pelo sistema Android, enquanto 28% prefere permanecer no iOS. Portanto, para quem trabalha com 1/3 dos usuários de smartphones no mundo, a Apple ainda está muito bem colocada e possui potencial para alcançar o topo de vendas novamente.

Como a Apple Pode Reconquistar Seu Título?

Para isso, no entanto, seria necessário não apenas investir em mais tecnologia de ponta, como também será preciso investir em negociações e aberturas de fabricantes em outros países, reduzindo assim as taxas de importação e oferecendo o produto final por um valor que conseguisse concorrer com as demais marcas. A maior queixa do consumidor de smartphones atualmente é o valor abusivo cobrado por Iphones e demais aparelhos premium, como o Galaxy S8, pois além de tornar inviável a aquisição do smartphone, também pelo fator da obsolescência programada, faz com que o consumidor abra os olhos para marcas diferentes e com grande potencial de venda.

A venda de aparelhos Android aumentou exponencialmente entre os meses de julho e dezembro de 2016 no Brasil, demonstrando a insatisfação do brasileiro para com a Apple e com os ajustes minimalistas realizados na atualização do aparelho. Os rumores apontam que em setembro será divulgado o Iphone 8, com mudanças significativas no design e com uma remodelação do sistema 3D Touch.

Queremos acreditar que 2017 será o ano de superação da Apple e da retomada da mesma em relação a liderança no mercado de smartphones, mas será que os ajustes realizados serão o suficiente ou os valores criarão uma barreira ainda maior entre o consumidor e o novo Iphone?

Eagle Tech

Written by

Capinhas para celular, acessórios e peliculas para celular, tablet e diversos e incríveis gadgets, no site da Eagle Tech em https://eagletechz.com.br

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade