Seria o iOS 11 Uma Nova Estratégia da Apple Para Alcançar a Versatilidade do Android?

No dia 5 de julho de 2017 a grande desenvolvedora de celulares, Apple, anunciou a atualização sazonal de seu sistema operacional, o iOS, presente nos aparelhos Iphone, Ipad, Ipod Touch e Apple Watch. Atualmente o sistema operacional está disponível para desenvolvedores cadastrados e para applemaníacos dispostos a testar a atualização por conta própria. Segundo rumores o lançamento para todos os usuários será disponibilizado em Setembro e até lá a empresa disponibilizará versões Beta para aprimoramento e ajustes.

Por Que o Lançamento do iOS 11 Tomou Tamanha Proporção?

Apesar da Apple ser uma empresa grandiosa e seus lançamentos serem considerados espetáculos ao público apaixonado por tecnologia, os últimos modelos de Iphone têm deixado a desejar tanto nas inovações internas e operacionais, quanto na modificação de design e estrutura. A padronização entre diante do celular Apple foi tamanha que o consumidor começou a se sentir enganado por consumir uma nova geração de Iphone com melhorias de baixa relevância no dia a dia.

Tendo isso em mente, a Apple afirmou que tal atualização do sistema operacional otimizará toda a linha de aparelho desde o Iphone 5s, trazendo modificações relevantes e inovadoras, que visam retomar o posto de melhor smartphone, tomado anos atrás pela concorrente Google e sua linha de aparelhos celular Android. As mudanças propostas não ficarão restritas aos aparelhos em si, mas serão expandidas para tecnologia de realidade aumentada, ponto que até então trazia grandes desvantagens à Apple e ao Iphones quando comparados com modelos inferiores de outras marcas.

A Apple finalmente voltou ao conceito de aparelhos em modelos 100% funcionais e práticos para o dia a dia. O Iphone e o Ipad estarão novamente entre as ferramentas de trabalho essenciais para grandes empresas e escritórios.

Retomar o topo da lista de melhores celulares é o principal objetivo dessa atualização, visto que muitos dos usuários começaram a migrar para a linha de smartphones concorrentes por sentirem-se sufocados e desatualizados no sistema operacional da Apple. Para os desenvolvedores de conteúdo, popularmente conhecidos como digital influencers, a Apple oferece agora a ferramenta de gravar simultaneamente a tela, algo fundamental para quem cria tutoriais e divulga gameplays no Youtube, por exemplo.

Mais Bateria? Siri Otimizada? Conheça as Principais Novidades do iOS 11

O Iphone sempre recebeu elogios por sua fluidez e qualidade de uso no dia a dia, com a atualização do sistema operacional essa proposta retoma as origens e, além de maior integração entre as aplicações o iOS 11 traz a possibilidade do uso de mais de um aplicativo em primeiro plano, comum entre os aparelhos celular Android. Isso garante maior agilidade ao realizar diversas tarefas de uma só vez. Junto à tal facilidade, a Apple também trouxe melhorias no processo de trocas de aplicativos e na execução do 3D Touch em todos os segmentos do novo sistema operacional.

Para aqueles que estão acostumados com a Siri, o iOS 11 trouxe melhorias significativas, aprimorando não só a comunicação ao dispor da possibilidade de o usuário digitar ao invés de ativar a assistente virtual por voz, mas também fazendo com que a mesma aprenda com o tempo, decorando padrões e oferecendo sugestões sempre que possível. Com tal atualização a Siri chega ao potencial almejado por todos os desenvolvedores de assistentes virtuais: um misto de autonomia e subserviência que fazem do aparelho uma ferramenta realmente útil respeitando todos os limites impostos pelo usuário.

Com relação à bateria, os usuários que estão testando o novo sistema operacional afirmam que há uma leve melhoria relacionada à autonomia do aparelho, no entanto, quanto mais antiga for a versão do Iphone, menor será a taxa de aumento. Por exemplo, o Iphone 7 recebe um aumento de bateria maior do que o Iphone 6 e o mesmo supera a autonomia do Iphone 5s, tanto pela adaptação do aparelho ao novo sistema quanto pelas modificações feitas em cada geração.

Já ao abordar o painel de controle e os recursos presentes no Iphone nas gerações anteriores, a Apple resolveu prezar pela integração do sistema como um todo e pela praticidade ao acessar recursos. Embora a mudança na central de controle seja mais chamativa, a novidade está no uso do 3D Touch para regular as aplicações. Nas notas, por exemplo, o usuário pode decidir se deseja anexar um áudio, uma imagem, realizar uma lista ou uma nota comum antes mesmo de abrir o app. Isso garante a rapidez e facilidade de uso promovidos desde sempre pela Apple.

Para aqueles que vinham se incomodado com o fato da Apple construir cada vez mais celulares grandes e espaçosos, a atualização do iOS 11 trouxe uma solução simples e prática: o teclado para uma mão só. Além de facilitar o uso diário do aparelho, a função auxilia pessoas com deficiência e até mesmo usuários mais velhos que tem dificuldade em digitar com ambas as mãos. Nessa função o teclado é reduzido e posicionado na lateral da tela, de modo que seja possível acessar todas as teclas apenas com o polegar de uma mão.

Desvantagens do Novo Sistema Operacional Apple

Entre os pontos negativos abordados pelos usuários que já estão testando o novo sistema operacional, o principal diz respeito às funções de Bluetooth e Wi-Fi, que permanecem ativas em segundo plano e buscando por conexão mesmo quando o usuário desativa a função na Central de Controle, desconectando apenas do pareamento atual. Em longo prazo tal atualização implica em gasto de bateria, e além de ser considerada um retrocesso, a mudança vai contra os principais princípios de praticidade exigidos pela própria Apple no dia a dia.

Como o iOS 11 Irá Se Comportar Nos Demais Aparelhos?

Segundo a própria Apple o iOS 11 trará mudanças significativas para os modelos de Ipad e para o Ipod Touch, pois além de reconfigurar o sistema operacional, oferecerá maior autonomia ao aparelho com funções já presentes na configuração do Iphone 6, por exemplo. Para o Iphone o novo sistema operacional agirá como um upgrade, enquanto aos demais aparelhos o iOS 11 será responsável por uma grande transformação.

O Veredito!

A questão que não quer calar é: Vale a pena permanecer com um sistema operacional desatualizado quando o iOS 11 estiver disponível? Certamente não, mas é recomendado aguardar cerca de uma ou duas semanas até que sejam realizados todos os ajustes finais na versão. Um SO desatualizado apenas prejudicará o desempenho de seu aparelho, contudo, a ansiedade pode custar caro para quem não sabe resetar o Iphone ou para quem usa o aparelho para trabalho no dia a dia e precisa de um smartphone em perfeito estado.

A espera valerá a pena, pois além de ter em mãos um sistema operacional novo, você utilizará um sistema sem bugs e testado e aprovado por milhões de usuários ao redor do mundo!