Métricas dos testes de usabilidade da ferramenta Economize-Estudo de caso para o Inter

Edson Júnior
6 min readAug 30, 2021

--

Este artigo tem como objetivo detalhar os principais destaques da usabilidade do protótipo do Economize

Este artigo faz parte do estudo de caso que está no link: ECONOMIZE-PROPOSTA DE SESSÃO DE GERENCIAMENTO DE GASTOS PARA O BANCO INTER -ESTUDO DE CASO

Imagem que representa o Mockup

O objetivo deste artigo é destrinchar parâmetros e métricas usadas para entender o usuário, os mesmos são importantes para entender como a ferramenta foi avaliada pelos usuários e como em números a ferramenta foi testada

Neste processo de avaliação das ações dos usuários foi usada a ferramenta Maze, através do Maze foram retirados mapas de calor e estatísticas de tempo e erros de clicks nas telas usadas, para desta forma conseguir retirar a percepção se nos testes a utilização da tela e dos fluxos foi bem entendida ou se os usuários apenas clicaram na tela de forma aleatória por não entender o que era necessário para prosseguir.

Entender como os usuários do protótipo se comportaram durante o fluxo requer entender alguns parâmetros que são eles: sucesso direto ou indireto na conclusão do fluxo de telas, tempo de interação com o fluxo de telas e a taxa de erros de click.

Nosso teste que foi rodado no Maze foi dividido em 6 blocos de testes, desta forma conseguimos obter métricas de quantidade de pessoas que passaram pela tela, tempo de interação com o fluxo de telas e os erros de click cometidos em média no uso dos participantes

O primeiro fluxo de telas sendo dividido da tela de entrada do Inter até a tela de Meus gastos.

Imagem mostrando todas as telas do fluxo de entrada até a tela Meus gastos

Neste fluxo inicial foi importante perceber que para uma quantidade de telas razoável a taxa de Missclick(clicks em lugares da tela que não havia interação) foi alta e atingiu 23,6% das pessoas que passaram pelo fluxo, desta forma foi percebido que os usuário tiveram dificuldade em chegar até a tela Meus gastos que era a tela a ser testada primordialmente.

Deste fluxo testado o objetivo aqui foi entender da tela principal como os usuários interagiram com ela, sendo a tela Meus gastos a que foi usada, pois é a função que criamos. Para estender a noção sobre a tela através de mapa de calor é possível perceber como os usuários do protótipo usaram esta tela.

Imagem com o mapa de calor da tela Meus gastos

Nesta tela o que queríamos entender era se nos testes as pessoas iriam ter o interesse em em interagir com os cards dos meses e movimentar para ver que podem ser visualizados mais dados dali, o gráfico e as opções de categorias para serem clicadas para serem mostradas no gráfico.

Sendo assim uma boa interação detectada, mas com uma dificuldade percebida no fluxo.

O segundo fluxo foi o de listagem de gastos, que teve um desempenho melhor quanto aos dados de interação com as telas e os fluxos de telas.

Imagem mostrando as telas do fluxo de listagem de gastos

Nesta tela sendo mostrado um tempo médio de 67.9 segundos e 11% de Missclick(clicks em lugares da tela que não havia interação), sendo assim um bom entendimento do fluxo de telas, sendo a tela de listagem de gastos a tela de referência de interação por ela ser a que criamos.

Imagem do mapa de calor da tela de listagem de gastos

O que podemos tirar das interações que houveram foi que as funções disponíveis na tela foram atingidas e que a necessidade de acessar os botões e de clicar nos espaços necessários foi concluída com sucesso.

Para o fluxo de telas da sessão de descontos foi possível trazer 3 blocos de testes para entender como cada usuário passou por essas telas e se concluiu em pouco tempo o fluxo de telas.

Imagem mostrando o fluxo das telas de itens em desconto
Imagem que mostra o fluxo das imagens quando se copia o cupom de desconto
Imagem que mostra o fluxo das telas que representa a escolha do cashback

Destes fluxos podemos entender que alguns usuários pularam até o ultimo teste não passando pelos anteriores, mas com um tempo satisfatório de conclusão do fluxo, a taxa de Missclick(clicks em lugares da tela que não havia interação) não foi preocupante o que mostra que foram três fluxos bem entendidos por que usou o protótipo. Sendo os dados de mapa de calor apenas um detalhe por terem sido poucas interações diferentes em cada fluxo, nosso objetivo aqui era testar a execução das funções da tela que analisamos e criamos.

Para o último fluxo o de Agendar gastos, sendo outra ferramenta idealizada por nós na criação de um fluxo que permite o usuário agendar um gasto para algum dia do mês ou do ano, neste fluxo buscamos entender se foi concluído sem problemas.

Imagem que mostra o fluxo das telas que representam o Agendar gastos

Neste fluxo podemos observar que o tempo médio até concluir o fluxo de telas foi curto, mostrando que não houve dificuldade dos usuário em entenderem como utilizar as telas nem no entendimento das mesmas. Dentre as telas testadas no fluxo a tela criada de Agendar gastos foi a que queríamos entender como foi a interação com ela.

Imagem que mostra o mapa de calor da tela de Agendar gastos

Nesta tela dos itens dispostos nela observamos que para as funcionalidades de usar o calendário e completar a função de agendar um gasto o objetivo da tela foi concluído, pois a junção do tempo de conclusão do fluxo e a interação com a tela mostram que foi de fácil entendimento e rápida interação, que são parâmetros que mais levamos em consideração nos nossos estudos sobre a ferramenta.

Análise dos testes

A partir das interações geradas com o protótipo foi interessante analisar que houveram fluxos que foram melhores como o de Agendar gastos e Listagem de gastos e fluxos que demoram mais a serem concluídos com os da tela Meus gastos, entender que a forma como os itens estão dispostos na tela podem melhorar o entendimento do que fazer é importante na construção de protótipo e buscamos entender isso a todo momento, sendo assim dados como o mapa de calor e a quantidade de Missclicks foram importantes para entender se o usuário do protótipo de fato completou as tarefas com as interações esperadas ou se foi por tentativa e erro, que foi provado que em todas as telas principais o objetivo das telas foi claramente entendido e concluído.

Considerações finais

Através desta parte de testes de usuário podemos entender o quanto ainda dentro do fluxo podemos implementar mais itens que façam com que a relação do usuário com a tela seja melhor entendida, mas que com os dados de que as telas foram usadas e clicadas em pontos que esperávamos isso nos deixou mais tranquilo quanto a condução do projeto e de idealização da ferramenta Economize.

Este artigo faz parte do estudo de caso que está no link: ECONOMIZE-PROPOSTA DE SESSÃO DE GERENCIAMENTO DE GASTOS PARA O BANCO INTER -ESTUDO DE CASO

--

--