A VIDA JÁ É UM SUCESSO

Eliézer Pimentel
Mar 1 · 3 min read

É muito comum ouvir das pessoas que o sucesso está somente relacionado a dinheiro, fortuna, riqueza material, acúmulo de bens, poder e toda sorte de coisas que pode juntar ao longo da vida, mas eu tenho uma opinião formada um tanto diferente sobre o tema e que há muito pretendia compartilhar.

Sucesso não está apenas relacionado ao quanto de dinheiro você fez na vida, ou quantos carros de luxo pode ter, quantos países pode visitar e o tamanho da mansão que mora. O sucesso não é apenas resultado de suas empresas bem sucedidas e de seus projetos mirabolantes bem executados que te fizeram rico.

O que dizer sobre as centenas de milhares de pessoas que nunca nem sequer saíram de seus estados, talvez de suas cidades, moram em suas casas modestas e passaram a vida trabalhando como funcionário em uma empresa privada ou pública e ainda assim conseguiram educar seus filhos, cuidar de suas famílias, prover o máximo de conforto dentro de suas possibilidades e nunca foram ricos ou estocaram bens materiais? Não alcançaram o sucesso de alguma forma?

Sou o filho mais velho de uma família que cuidou e educou outros quatro, outros três filhos naturais e minha tia, irmã caçula de minha mãe que se juntou à nós ainda com 5 anos de idade quando minha avó faleceu. Crescemos juntos, os cinco irmãos, dividindo a mesma casa popular modesta de 6 cômodos em uma pequena cidade do interior paulista. Meu pai, motorista de caminhão, passou boa parte da vida na estrada para manter as coisas funcionando em casa, minha mãe, hora lavando e passando roupas para outras pessoas, hora costurando ou fazendo salgados para vender, complementava a renda para alimentar, comprar remédios e nos manter na escola. Ambos perseverantes na formação do caráter dos filhos, na educação e no ensinamento do certo e errado na vida.

Hoje a família é maior, cada um de nós, eu e meus irmãos, formamos nossas próprias famílias, crescemos unidos e motivados pelos mesmos ideais. Concluímos nossas faculdades, cada um na sua profissão e com o resultado de muita dedicação, podemos dar um conforto maior às nossas famílias e seguindo os mesmos preceitos e valores passados por nossos pais, seguimos o caminho da evolução com nossos filhos e filhas.

Você pode até não concordar, mas mesmo nas condições mínimas em que viviam meus pais, com todas as dificuldades financeiras vividas, para mim e para muitos outros, eles são exemplo de pessoas que alcançaram o sucesso. O sucesso na vida deles veio em forma de valores, ideais e muito respeito na formação da instituição familiar.

Eu meço o sucesso de meus pais pelo número de vidas e pessoas que através deles foram beneficiadas de alguma forma, pelos empregos gerados em nossas empresas, pelas pessoas assistidas em nossos programas de voluntariado, pelas pessoas que são alcançadas com nossas profissões e pelo resultado do trabalho de cada um de nós.

Não julgo quem acredita severamente que o sucesso é alcançado sim somente quando se acumula uma fortuna, mas vejo com tristeza pessoas que buscam tanto o sucesso financeiro que mal vêem seus filhos crescerem ou por muitas vezes quando se dão conta, seus pais já nem estão mais vivos para talvez um dia desfrutar desse "sucesso".

É claro que se pode medir o sucesso também pelo dinheiro, bens materiais, empresas, projetos bem sucedidos e o poder acumulado ao longo dos anos, desde que de forma justa, honesta e o conquistado de forma honrosa, mas para mim o sucesso também é sobre os valores e ideais que construímos ao longo da vida, nosso legado e como seremos lembrados quando na certeza de nossa partida.

Portando meu caro, não se deixe abater quando achares que não alcançou o sucesso somente porque não conseguiu ser rico no sentido financeiro, olha aí a sua volta e veja o que já construiu, que valores tem multiplicado, quais os seus ideais para uma vida plena e feliz, como acompanha o crescimento de seus filhos, o convívio com sua família, a presença na vida de seus pais, a profissão que tens e quantas pessoas já pôde ajudar de alguma maneira. Mas nem por isso se acomode e deixe a vida te levar, é preciso também continuar a perseverança por uma vida cada vez melhor, mesmo que limitada, ok?

Justa homenagem aos meus pais que me deram a oportunidade de ser quem sou!

Obrigado pai, obrigado mãe. Amo vocês!

Eliézer Pimentel

Written by

https://about.me/eliezerpimentel

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade