Um aplicativo, múltiplos sistemas de gestão.

Incluindo ferramentas para desenvolver novos processos de negócio (BPM), sem necessidade de programação.

Você já parou para pensar no quão difícil é administrar um negócio ou uma organização?

Não importa se uma organização é pública ou privada, sempre terá muitas variáveis e portanto será complexa, com muitos sistemas de gestão. A demanda do mercado é cada vez maior por agilidade, qualidade e inovação. E se você não correr na frente, provavelmente ficará para trás.


O que torna um negócio complexo?

Para iniciar um negócio são necessários produtos e serviços, um plano de negócios, um bom planejamento estratégico para definir sua visão, missão e valores, uma marca própria par ser visto e reconhecido pelo mercado, contratar pessoas, definir políticas comerciais e estratégias de marketing para entrar no mercado. Com o negócio iniciado você deverá atender as leis trabalhistas, pagar impostos e encargos sociais, administrar os relacionamentos com clientes, fornecedores, bancos, contabilidade, etc.

Com o negócio indo bem, a complexidade só tende a aumentar. Você começa a desenvolver mais produtos, conquistar clientes maiores que são mais exigentes. É preciso tomar decisões rápidas, investir e contratar mais pessoas. E aí começam os conflitos entre colaboradores, aumento da folha de pagamento com profissionais mais especializados e com mais experiência. E se os conflitos não se resolvem o rodízio de pessoal (turn over) aumenta e os custos com treinamento elevam-se, além de atrasar seus planos. Os concorrentes começam a abaixar seus preços para competir, e isso afeta os seus preços, e consequentemente abaixa suas margens. Sem falar em concorrência desleal e outros fatores externos que impactam diretamente no seu negócio.

E mesmo com todos estes acontecimentos você precisa cuidar da sua equipe de vendas para atingir as metas. Cuidar da área de compras para que compre cada vez melhor. Administrar seus estoques para não deixar dinheiro parado e não perder vendas ou atrasar a produção. A área de projetos precisa entregar no prazo combinado e com as margens previstas. E fundamental cuidar das finanças para não cair em armadilhas como descontos de duplicatas e juros abusivos dos bancos e factoring. Cuidar do uso do cartão de crédito, cheque especial e empréstimos. Dar atenção cada vez mais a sua qualidade para manter a marca em alta e fazer os produtos girarem no mercado. E o governo vai criando e alterando a legislação fiscal, o que mexe nos seus custos, processos de formação de preços e por fim nos fechamentos contábeis. Ufa! Vou parar por aqui por que acredito que você já entendeu o que é essa tal de complexidade.

Em suma, é a quantidade de varáveis que você terá que lidar, portanto, todas as empresas tem algum grau de complexidade em suas operações.


Mas calma, é possível administrar toda essa complexidade

Sua organização pode ser complexa, mas a sua gestão precisa ser simples. — Eliyahu M. Goldratt

É praticamente impossível administrar todos estes assuntos comentados sem o uso da tecnologia, cada dia que passa surgem novos softwares para implementar novos sistemas de gestão e facilitar a vida das pessoas e das organizações. E se você não escolher o parceiro certo, provavelmente só irá aumentar o trabalho e gastos com novos e caros fornecedores.

A Ema pensando em facilitar sua vida, desenvolveu uma plataforma única de software, capaz de administrar todos os processos transacionais das empresas com o sistema de gestão empresarial Ema ERP. E para todos os outros processos não transacionais, baseados na comunicação, disponibilizamos o Ema DOX. Tudo num só banco de dados. Ele permite que você crie o seu próprio sistema de gestão, com seu estilo e conceitos. Ele se adapta à sua maneira de fazer gestão.

Ema DOX: Tudo num só lugar

Partimos da seguinte premissa, se o seu sistema ERP atual está atendendo 75% das suas necessidades, vale a pena continuar com ele. E tudo que precisar evoluir ou contemplar, você pode fazer com o DOX que, por meio da sua tecnologia ESB, trabalhará integrado com seus sistemas atuais e poderá se transformar na sua interface única de gestão.

-> Catálogo do Ema DOX
-> Vídeo como automatizar os processos sem programação

Se estiver pensando também em implantar novos sistemas como CRM, BPMS, BI, BSC, EPM, GED, ECM, WCM, GTD… para melhorar a gestão do seu negócio, a boa notícia é que você não precisará comprar vários softwares para isso. Você já terá todos esses sistemas prontos para uso no DOX. E quando tudo isso já estiver lhe ajudando na gestão e os ganhos aparecendo, se desejar, poderá migrar seu sistema transacional para o Ema ERP.

Você deve estar pensando que tudo isso deve custar uma fortuna, não é mesmo?

Bom, pensamos nisso também e criamos políticas comerciais e de serviço para atender a todos os tamanhos de empresas. Nossos produtos são escaláveis. Você pode ir contratando os serviços aos poucos, por funcionalidade, conforme a sua necessidade e na medida que for crescendo.

A Ema quer ajudar na gestão do seu negócio, com excelência e focada nos resultados. Conte com a Ema! Entre em contato.


Originally published at ema.net.br on August 12, 2015.

Show your support

Clapping shows how much you appreciated Ema Software’s story.