Faça planos, mas lembre-se de que o sucesso vem com a execução

Tiago Pires
2 min readNov 30, 2014

Vai deixando pra amanhã, vai…

Planejar é realmente necessário? Sim e não ao mesmo tempo.

Sim, porque tudo que você faz na vida é necessário um planejamento. Especialmente se você estiver falando de negócios. Você não pode do nada resolver fazer um investimento sem planejar, isso pode ser um tiro no pé. Você precisa de um objetivo de médio e longo prazo para seus negócios (e até para a sua vida), pessoas inteligentes planejam, pessoas inteligentes querem ter a certeza de que já pensaram em todas as possibilidades para atingir o objetivo traçado. Mas o planejamento te leva até certo ponto, em algum momento você vai ter que executar .

Acontece que algumas pessoas parecem nunca passar a fase de planejamento. Eles analisam. Eles pesquisam. Eles se debruçam sobre os números. Eles param. Eles pensam. Eles tentam considerar todos os ângulos, todos os potenciais problemas. E, em muitos casos, isso só se torna um planejamento. Adianta?

Quando eu comecei a empreender não era muito de planejar, aliás se eu planejasse muito não teria saído do lugar naquele momento. Eu trabalhava em uma empresa na época e consegui o primeiro cliente, fiz o projeto em casa, vi que dava certo. Veio o segundo, fiz. Meu próximo objetivo era: "Quando empatar os ganhos de clientes com meu salário eu largo". E foi o que eu e meu sócio fizemos cada um com seu respectivo emprego. O planejamento era básico.

E execução não vale somente para empreender, vale para sua vida, para começar a minha faculdade na época foi: "Dá pra pagar?" respondi para mim mesmo: "Dá, mais ou menos" e então comecei.

Empresários estão correndo riscos o tempo todo. Eles estão pensando, eles estão recebendo informações de onde eles podem, eles estão analisando — mas no final, os de sucesso, executam. E eles sabem que eles estão fazendo isso sem todas as informações de que necessitam. Mas isso é válido. No final, é o instinto. É um sentimento. É uma aposta. É um risco. E nenhuma quantidade de planejamento vai compensar isso.

Nos negócios ou vida pessoal, você não precisa de mais de 3 dias para executar o que está planejando, faça hoje, amanhã e depois de amanhã e tudo estará no caminho certo.

--

--