Veículos, Poluição, Câncer e Sustentabilidade.

Sabe a propaganda do carro do ano? Tudo que você NÃO encontra lá mas precisa urgentemente saber.

Bom dia, Boa tarde e Boa noite pequeno bambino navegante desse imenso mar de nádegas. Gostaria de começar o flow dizendo que: A minha intenção com esse texticulo passa bem longe de te convencer a não comprar o seu carango ou sua mobilete, porém, irei apresentar dados e argumentos que podem pelo menos te fazer comprar seu veiculo com mais consciência ou buscar/lutar por meios alternativos, menos estressantes e mais sustentáveis de se locomover pela cidade.

Pois bem, o óbvio todos sabem: CARRO polui pra caral**. E Dizer isso significa que 90% da concentração de material particulado no ar tem você, que não sai de casa se não for de quatro rodas, como UM dos responsáveis. E isso, em parte, se deve aos 8,5 kg de dióxido de carbono (CO2) que CADA LITRO de gasolina em combustão solta, a fermentação química de partículas ultra finas , compostos orgânicos voláteis, carbono negro e outros poluentes que saem do cano de escape e se espalham pelo ar.

E isso não se restringe somente a cidade de São Paulo, no relatório emitido em 2012 pelo Observatório das Metrópoles foi observado um crescimento de 138% no número de veículos entre 2001 e 2012, o que significa que a frota de carros e motos NO BRASIL não cresceu, EXPLODIU nesse período. E desde então, as consequências provenientes desse processo não param de surgir.

Fonte: G1 (2013)
Dados de Abril de 2016.

CÂNCER E POLUIÇÃO

Mas até que nós podemos enxergar algo bom debaixo desse céu cinza não é mesmo? As pessoas tiveram acesso a compra do seu veículo, e isso significa um maior poder de consumo das classes menos favorecidas, aumento na economia, uma suposta melhora nas rodovias, conforto, freio ABS, direção hidráulica e todas aquelas vantagens que as propagandas nos mostram e que só faltam nos arrastar pra uma concessionária né não? OK.

No entanto, o número de problemas causados pelo incremento massivo de veículos automotores nas cidades é ALARMANTE e CATASTRÓFICO, duvida? Então vamos lá.

A IARC (Agência Internacional de Investigação Sobre o Câncer), publicou em 2013 que uma das principais causas do câncer de pulmão, bexiga, coração e diversos outros tipos de enfermidades é a poluição do ar que deriva de diversas ações humanas e dentre elas, quais são as principais? Isso mesmo abiguinho, o transporte e as industrias.

E isso se deve em boa parte as partículas ultrafinas* e outras substâncias liberadas na combustão veicular. Essas infelizes são mil vezes menores do que a espessura de um pentelho e com isso possuem uma capacidade de penetrar mais profundamente no pulmão e nas células que percorrem o corpo, causando câncer e outras belas doenças como por exemplo: problemas respiratórios (rinite, bronquite, asma), problemas cardíacos, Alzheimer, Parkinson, enfraquecimento do sistema imunológico, etc.

Com isso, fica evidente que A MAIORIA dos problemas de saúde do Brasil e no mundo tem como responsável a poluição do ar, e isso não sou eu que to dizendo, é o Instituto de Saúde e Sustentabilidade que em pesquisa perceberam que o material particulado em SP é responsável por 4.655 mortes em um ano.

E o pior, no mundo todo os números chegam a 8 milhões de pessoas mortas AO ANO devido a isso, e só no Brasil um estudo feito por pesquisadores da Universidade de São Paulo para o Instituto Saúde e Cidadania mostra que tal fator SERÁ a causa de 250 mil mortes nos próximos 15 anos sendo 25% delas somente na cidade de São Paulo. E sabe aqueles 90% de material particulado? Irão levar aproximadamente 1 milhão de pessoas a se hospitalizarem, causando gastos de 1,5 BILHÃO aos cofres públicos.

* Olho no lancê.

Então, quando você estiver naquele engarrafamento FDP pra chegar no trabalho, lembre-se que além do stress você está fazendo um belo lanche de partículas ultrafinas, óxidos de nitrogênio, Dióxidos de enxofre, acelerando sua morte, poluindo o ar e contribuindo para o calor infernal que você tanto reclama.

Mas então você pode dizer: “Ahh, então como eu vou me locomover pela cidade? Eu preciso trabalhar! Preciso chegar! Preciso enxergar! Preciso viver! Preciso comprar! Preciso saber!”

IAPOIS, concordo plenamente com você broda and systa!! Então que tal saber um pouco mais sobre as possíveis soluções pra essa sujeira toda?

SIMBORA!?

SUSTENTABILIDADE

Então, a poluição ta ai matando todo mundo lenta e invisivelmente e você mal percebia a não ser quando aquele carro dos anos 70 ou aquela besta de lotação passam deixando tudo dark com seu cano de escape. No entanto, existem soluções inovadoras e que JÁ ESTÃO sendo aplicadas para reduzir esses índices insanos de poluição, little boy.

É isso mesmo que você leu, e esse importante primeiro passo vem sendo dado pelo nosso Governo através de programas governamentais como o PROCONVE que é responsável pelo controle e redução da poluição dos veículos em todo o Brasil, atuando de maneira a estabelecer um limite para as empresas produtoras de veículos e exigindo uma diminuição da emissão de poluentes provenientes de seus produtos.

E isso vem surtindo um LEVE efeito positivo (Levíssimo, mas melhor que nada né?) como mostrado na tabela abaixo retirada do Inventário Nacional de Emissões Atmosféricas por Veículos Automotores Rodoviários.

EMISSÃO DE POLUENTES. (2013) A meta? É ZERO OU NADA! Sua saúde agradece.

Outro importante e GRANDE passo é a inserção de ÔNIBUS e veículos alternativos dando opção a você, cidadão, de deixar seu carro de passeio em casa e: não prejudicar sua rotina de trabalho, diminuir a poluição e o número de carros nas ruas. Bem, é evidente que o sistema já existe, porém o Brasil enfrenta grandes problemas relacionados a isso e você que utiliza sabe muito bem disso não é mesmo?

E indo mais a fundo nessas soluções, cientistas dos países “desenvolvidos” e até mesmo do Brasil estão diariamente lançando propostas inovadoras para essas questões, exemplos? Sul-coreanos criam material eficiente que elimina poluição do ar, China lança incentivo a carros elétricos (no BR seria lindo), Asfalto que absorve poluição do ar, etc. (Quer mais? saca só o Ciclo Vivo)

E uma tecnologia um pouco semelhante a essa do asfalto, já vem sendo aplicada no Brasil, ela basicamente permite que pisos e revestimentos transformem poluição do ar em adubo, louco né? NÃO, CHAMA-SE QUÍMICA!

Lindo né? também achei

Pois bem amiguinho, soluções a todo momento estão surgindo, porém é preciso que nós tomemos iniciativa, mas como? conhecendo, pressionando nosso governo e até mesmo inovando (por que não? você não estaria sozinho)acelerando esse processo de mudança tão necessário para que o mundo se torne mais sustentável e por consequência saudável para nós, seres humanos, habitá-lo.

Nós criamos os problemas, mas tenho a CERTEZA que a criatividade, inovação e AÇÃO são mais do que suficientes para resolve-los!

SEGUE O FLUXOW!