Gurus do Marketing Digital e Homens Sabios: a Verdade Menor e a Verdade Maior

Quero apresentar aqui a minha resposta para a seguinte pergunta: Porque o empreendedor digital sagaz é o que fala para você aquilo que você quer ouvir?

Atuo no mercado de infoprodutos e empreendedorismo digital ha quase dois anos, todos os dias, intensamente. Neste mercado tão novo e dinâmico ja sou praticamente um veterano. E, somente, não tenho o meu próprio infoproduto (curso online, ebook, podcast, planilhas, congresso online, etc) porque atuo nos bastidores e assim permanecera. Meu olhar é voltado a entender como algo funciona ou porque funciona.

A Verdade maior dada pelos Sábios

Mas, retornando a pergunta, referente ao titulo deste artigo, a “verdade maior” é aquela que revela algo mais profundo, esclarecedor, uma verdade que pode desencadear outras verdades e tambem mais perguntas que podem leva-lo a mais conhecimento sobre si mesmo (sobre seus projetos, ideias, negocios).

A Verdade menor dada pelos Gurus do Marketing Digital

A “verdade menor” é aquela, na minha opinião, usada pelos gurus do marketing. Ela vai te fazer sonhar, ela vai te dar autoestima e tambem pode te ajudar a criar novas possibilidades, desde que você acredite nela. Esta é a premissa, talvez, mais importante, a crença que você deposita ou o “sangue nos olhos”.

Como as verdades podem ser utilizadas

Ha muito o que se questionar em ambos os tipos de verdades, por exemplo, se você é do tipo que esta muito feliz no lugar que esta, digamos, o seu emprego CLT ou concursado, algumas “verdades maiores” podem doer muito ou transforma-lo em um desconhecido para você mesmo, a depender de como você reagir ou interpretar essa verdade. Porem, se você estiver preparado para ouvi-la, tudo muda.

Uma “verdade menor” é completamente diferente, ela esta mais conectada com o que você mais quer ouvir, e que ao escutar isso você tome uma determinada ação ou atitude. O vendedor sagaz usa essas verdades, pois ela induz e pode manipular com maior facilidade e por isso vende.

Não espere um guru do marketing usar uma “verdade maior” e sim um homem sabio. Homens sabios não se encontram por ai, eles não estao disponiveis facilmente, em geral eles não se expõem ou estão desesperados por sua atenção, pagando campanhas no Adwords ou Facebook Ads para suas palavras-chave mais importantes.

Pergunta e Resposta

Volto a pergunta: Porque o empreendedor digital sagaz é o que fala para você aquilo que você quer ouvir?

Minha resposta é: Ele esta empreendendo e empreender é vender, em grande parte, por isso sua atitude é, essencialmente, voltada a venda. Claro que no caminho ele pode te ajudar de muitas formas, inclusive te transformar em um empreendedor digital, mas o que move ele ta claro, ok?

Nenhum problema quanto a isso, faço aqui apenas esclarecer, não desejo fazer julgamentos, se o fizer, aceite minhas desculpas, por favor.

Sábios e Gurus do Marketing Digital

Eu vou citar alguns nomes logo abaixo, e vou dar as razões do porque, mas quero deixar claro que respeito muito essas pessoas, eu aprendo e aprendi com todas elas, portanto sou muito grato a cada um deles.

E afirmo que aqueles que coloco como gurus do marketing digital usam na maior parte do tempo as “verdades menores”, porem é possivel escuta-los em menor quantidade pronunciando “verdades maiores”. Quanto aos sabios, a relação é oposta.

Gurus do marketing digital
Conrado Adolpho, Erico Rocha, Ramon Tesmann, Victor Damasio.

Homens Sábios
Noam Chomsky, Alejandro Jodorowsky, Domenico de Masi, Kent Beck

Citei os nomes de alguns sabios e gurus do marketing digital apenas porque o público para este artigo são as pessoas que seguem e compram destes gurus do marketing digital. Citei tambem alguns homens sabios que falam “verdades maiores” apenas para matar a curiosidade de algumas pessoas.