Homenagem ao professor Manoel Mattos criador da mesa radiônica quântica

Professor Manoel Mattos durante uma aula sobre a Mesa Radiônica, em meados de 2011.

Essa semana, 3 de junho, um grande professor que eu tive, por quase 4 anos ininterruptos, se foi. Ele fez um trabalho incrível e único, durante mais de três décadas, Manoel Mattos.

Muito do que fez na área de Radiestesia e Radiônica esteve disponível somente para seus alunos e hoje em dia poucos sabem quem ele é, mesmo entre os inúmeros novos estudantes que iniciam seus aprendizados em Radiestesia e/ou Radiônica.

O Prof. Manoel Mattos se diferenciava imensamente na Radiônica, suas mesas eram, e ainda são, de enorme beleza e harmonia. Dá gosto observar e trabalhar com uma delas e hoje em dia é muito difícil adquirí-las, e na verdade, é necessário um treinamento para conseguir usá-las corretamente. Hoje são poucos dos seus alunos que dão cursos de instrução de suas mesas radiônicas.

Cada uma delas tem uma história incrível por trás, de como foi desenvolvida, daria para escrever um livro sobre este assunto. Em geral a cada dois anos o Prof. Manoel Mattos desenvolvia uma nova mesa radiônica (ou mesa psiônica, sendo mais exato) e o processo de criação era extremamente dinâmico e curioso. Ele criou sua primeira mesa radiônica há mais de 30 anos e durante este tempo foi evoluindo-a, tendo criado mais de 25 mesas.

Hoje, no Brasil todo, há centenas de terapeutas e profissionais da saúde que passaram pelo cursos e atualizagens do Prof. Manoel Mattos, médicos homeopatas, fisioterapeutas, psicologos, enfermeiros, geobiologos, terapeutas craniossacrais, terapeutas florais, tarologos, astrologos, massagistas, iridólogos, além de inúmeros profissionais de outras áreas.

Durante a última década ele residia e realizava cursos no Espaço Zym em São Paulo, SP, uma pequeno complexo ou refúgio sustentável em meio a metrópole paulista, no bairro da Lapa. O local é muito bonito e vale muito a pena visitar, há um restaurante vegetariano incrível no local, comandado pela Chef Claudia Mattos.

(Mesa Radiônica de 2010, Copyright Manoel Mattos)

Quero acrescentar algumas das minhas lembranças, para conectar com algo que vivi pouco depois que recebi a notícia de seu falecimento. Em 2009, numa das atualizagens (encontros mensais que o Prof. Manoel Mattos realizava no Espaço Zym) ele comentou rapidamente que conheceu o potencial da mesa radiônica através de um dos primeiros professores de radiestesia no Brasil, e imagino que isso ocorreu no início da década de 1970.

Ele não disse o nome mas imaginei rapidamente que este professor tenha sido o Juan Ribaut (qualquer estudande de radistesia clássica ouve este nome em algum momento) e a partir daí ele disse que aquilo fez todo sentido do mundo para ele.

Juan Ribaut chamou esta mesa radiônica de Psicogerador, que era nada menos que muitos gráficos radiônicos juntos em uma placa de tamanho A4 ou A3. De certa forma eu confirmei isso dias atrás quando li um artigo no site pessoal da Régia Prado (texto de autoria de Alvaro Domingues), onde o autor descreve esse fato, citando o psicogerador e o próprio nome do Prof. Manoel Mattos.

O resto é história, pois a partir deste ponto o Prof. Manoel Mattos criou seu próprio caminho e desenvolveu o seu próprio método de uso para cada mesa radiônica que criava. Podia ser visto como confuso para o estudante iniciante, mas eu sentia como um movimento contínuo de trabalho com a vibração, o pêndulo e a nossa consciência.

Ele era um artista e profissional criativo e para mim ele despertou a habilidade de fazer perguntas, nisso ele era um mestre pois sabia fazer as perguntas mais adequadas e profundas para o momento pedido. Era capaz de rodear um problema sob diversos ângulos e dimensões. Possuía uma capacidade extrema de fazer perguntas enquanto “radionicava” com seu pêndulo na mesa radiônica (ou quântica, ou aletiômetro).

Enfim, era de enorme prazer vê-lo abordar um tema qualquer, que poderia ser um problema de saúde dito por uma aluna, e em seguida investigar na mesa radiônica. Sua habilidade de radistesista era fora do comum, e muitos alunos interrompiam ou pediam, durante as aulas de atualização, para verem este ou aquele problema que estavam enfrentando.

(Mesa radiônica de 2011, copyright Manoel Mattos)

Lembro-me de algumas pessoas extremamente interessantes e talentosas que circulavam pelas aulas de atualização do Prof. Manoel Mattos. Pessoas como a Isabel Silveira, a Susan Hulley, a Catia Simionato, Thais Alves, Glalcia Dohe, Cristiane Boog, Silvia Guerra. Há mais, porem não lembro todos os nomes.

Todos citados possuem sites na internet (ver Referências) e uma boa parte deles ministram aulas sobre as mesas criadas pelo Prof. Manoel Mattos. Algumas chegaram a criar sua própria mesa radiônica (psiônica).

Os seus ensinamentos eram extremamente dinâmicos e “fora da caixa”, porém muito inspiradores e valiosos. Suas observações e pensamentos eram marcantes e ainda hoje me pego citando idéias ou observações que ele fez em alguma de suas aulas, mesmo anos depois.

Um de seus focos era a medição da vibração das palavras, e isso pode soar um tanto incomum, onde frequentemente ele fazia brincadeiras ou jogos de palavras, trocando-as de lugares ou criando novas palavras.

Esse conceito tem por princípio que as palavras possuem vibração e são poderosas (podem curar ou até mesmo matar) e sua vibração muda conforme um grupo usa a palavra. Observe a palavra “divino”, que décadas atrás era usada apenas dentro de um contexto sagrado e hoje é usada até por time de futebol, novela, apelidos maleditos, etc.

Há centenas e centenas de exemplos e para isso espero contar com alguns ex-alunos do Prof. Manoel Mattos que leiam este texto e comentem, pois a cada aula de atualização ele tinha o hábito de usar esse recurso criativo.

Acredito que o trabalho e ensinamentos do Prof. Manoel Mattos está e permanecerá vivo através de seus alunos e também através dos alunos de seus alunos.

Minha gratidão eterna ao Professor Manoel Mattos.

Referências

Manoel Mattos
http://www.zym.com.br/radiestesia-e-radionica/

Espaço Zym
http://www.zym.com.br

Catia Simionato — aconselhadora biografica e profa da Tree of Life
http://www.catiasimionato.com.br

Susan Hulley — terapeuta holísta
http://twinflames.com.br

Thais Alves — escritora e coach de comunicação
http://www.thaisalves.com.br

Isabel Silveira — cristaloterapeuta e radiestesista
http://luizmenezes.com.br/esoterismo/livro-ampliando-nossa-visao-do-reino-mineral-os-cristais-de-quartzo-de-isabel-silveira

Silvia Guerra — profa yoga e cristaloterapeuta
http://www.essenciadeamoreluz.com.br

Glalcia Dohe — terapeuta e radiestesista
http://atmanzen.blogspot.com.br

Cristiane Boog — terapeuta e radionicista
http://www.crisboog.com.br

Regia Prado — radiestesista e radionicista
http://www.regiaprado.com.br

Alvaro Domingues — radiestesista e tarologo
http://www.alvarodomingues.com/