Como aproveitar a Black Friday 2016 para aumentar as vendas do seu e-commerce

Exceda
5 min readOct 25, 2016

--

Falta quase um mês para a Black Friday 2016, realizada neste ano no dia 25 de novembro. O seu e-commerce está preparado? Seguindo nossa série sobre Holiday Season, hoje nós vamos dar dicas de como aumentar as vendas de seu comércio online através de algumas estratégias que, apesar de simples, podem fazer toda a diferença no orçamento final.

Todo o varejo web já sabe que a Black Friday só perde para o Natal em vendas durante o ano no universo do comércio eletrônico. E neste ano a data promete ainda mais crescimento: a expectativa é um aumento de 20% a 30% nas vendas em relação ao ano passado para um valor entre R$ 1,9 bilhão e R$ 2,1 bilhões. Os dados foram coletados pelo Google Brasil através de uma pesquisa de intenção de compras.

Com essa previsão positiva, chegou a hora de se preparar definitivamente para a data. Listamos 5 lições para seu e-commerce vender mais nesta Black Friday:

1 — Foque no atendimento

Não é à toa que os atendimentos das redes sociais ficaram famosos na internet nos últimos anos. Muitas marcas perceberam que, ao colocar-se na mesma plataforma que seu público, criou-se uma relação mais estreita que trouxe a confiança do consumidor para o negócio, além de aumentar a popularidade nestes canais de publicidade.

Por isso, ficou provado que é preciso manter essa linha horizontal de relacionamento com o cliente, deixando os processos entre compra e venda o mais transparente possível. Converse com os consumidores nas redes sociais, mande e-mails marketing e faça promoções na loja em troca de fidelidade (para pré-cadastros e newsletters, por exemplo).

Se for o caso, reforce a equipe de SAC, pois é muito comum que, no dia seguinte ao Black Friday, já comecem os contatos para trocas e devoluções. Além disso, no próprio dia, problemas podem ocorrer e o público não vai fazer questão de comprar em seu comércio sem a facilidade adequada.

2 — Segmente campanhas

Vinculado com o tópico acima, está a necessidade do consumidor se sentir exclusivo. Por isso, é essencial que, na hora de divulgar as promoções da Black Friday, a equipe de marketing segmente o público para cada tipo de produto ou serviço, seja em posts patrocinados nas redes sociais ou e-mails marketing.

Para isso, você pode aproveitar o histórico de compras dos usuários do site e até mesmo criar landing pages focadas na data, com formulários para a captação de e-mails e outros dados que podem ajudar na segmentação, como cidade, sexo e preferência de produto. Isso, sem se estender em uma ficha enorme, que pode afastar o cliente.

3 — Cheque o seu estoque

É comum as lojas online colocarem aqueles produtos que sobraram no estoque para venda em datas como a Black Friday. Mas, como visto alguns parágrafos acima, são milhares de consumidores procurando produtos diversos e, por isso, essa atitude pode ser muito arriscada. Aposte em renovar o estoque e vender aquilo que você realmente pode entregar, pois muitas marcas acabam manchando sua imagem por conta desse procedimento.

Outra tática é ser o mais transparente possível com o consumidor, como vimos no tópico de atendimento, informando quantas unidades ainda possui no estoque, valores reais dos produtos e prazos de entrega. Deixe claro também a duração da promoção, pois sempre há os clientes “atrasados”, que veem as publicidades após o término da Black Friday.

4 — Dê uma palhinha e pequenos lembretes

Como a Black Friday é um acontecimento esperado pelos consumidores, a competitividade está cada vez mais acirrada. Então, não espere o seu público lembre de você: faça prévias dos produtos que vão estar disponíveis na data e revele as taxas de desconto que irão ocorrer. Que tal produzir uma página interna para que o cliente adicione os seus itens favoritos em promoção na data?

A maior recorrência de e-mails e publicidade deve ocorrer uma semana antes da Black Friday, para preparar o consumidor. No momento em que se inicia a temporada de promoções, o envio dos e-mails deve ser imediato, bem como o anúncio nas redes sociais — ambos, com links diretos para a compra.

5 — Invista em infraestrutura e tecnologia

A experiência é a principal característica desta geração. Se a sua loja não oferecer um bom desempenho na hora da compra, com tantas opções, o cliente simplesmente migra para outra loja que o atenda de forma mais ágil. Tudo isso é apenas eficiência, mas muitas vezes é esquecida pelo e-commerce, que precisa investir em tecnologia para atender à demanda.

Sua loja está preparada para receber os picos de tráfego, geralmente gerados nestas datas? Você pode garantir performance e segurança para seus clientes? Para todas essas questões, você pode contar com a Exceda. Através do seu sistema CDN (Content Delivery Network), disponibilizado em parceria com Akamai — líder global em performance online –, é possível trazer fluidez para o site, suportar altas de acessos simultâneos e até bloquear ataques DDoS.

A empresa também disponibiliza cloudlets específicos para e-commerces, que podem facilitar todos os processos na Black Friday. Você pode editar fotos dentro de uma plataforma direta, gerenciar bots, realizar testes A/B, priorizar o tráfego mais interessante para seu negócio e otimizar o tráfego de APIs. Todas essas funções podem trazer diferenças reais nas vendas e fazer com que o seu e-commerce garanta o crescimento previsto.

Gostou das dicas? Fique atento às nossas redes sociais e tenha acesso a mais dicas para esta Holiday Season. Boas vendas!

--

--

Exceda

Desde 2002, a Exceda ajuda empresas a melhorar a experiência online de seus usuários, melhorando a performance, protegendo e entregando conteúdo de qualidade.