Exceda: Cinco Cases de Sucesso

Com o crescimento de negócios via internet e todas as suas implicações, a Exceda garantiu um papel importante no segmento de soluções de segurança e web performance. Em quinze anos de atuação, já ajudou mais de 300 empresas de todos os setores a acelerar aplicações, distribuir conteúdo massivo na rede ou mesmo proporcionar segurança para seus sites.

Em nosso canal do Youtube, divulgamos alguns dos nossos grandes cases de sucesso. Para este post, selecionamos cinco, mostrando os diferentes tipos de soluções tecnológicas que podem ajudar empresas com negócios online:

1 — Centauro

Desde 2003 com sua loja online, a Centauro foi pioneira na área de artigos esportivos na internet brasileira. De olho na concorrência, a área de e-commerce da empresa procurou a Exceda para entregar o conteúdo mais rápido para seus clientes através da nossa plataforma DSD (Dynamic Site Delivery).

Logo no início da implantação deste sistema, a marca registrou um ganho de 30% no tempo de resposta para a página online. “O primeiro produto que a gente subiu já deu um ganho sensacional para nós”, relembra Daniel Vidotti, diretor de tecnologia do e-Commerce da Centauro.

Além disso, a rede de lojas também procurou por proteção na web. Durante a Copa do Mundo de 2014, muitas manifestações foram se espalhando contra o evento, inclusive no universo virtual. Enquanto sites vinculados com a Copa sofriam ataques de hackers, a Centauro decidiu se proteger e contratou também os serviços de proteção Site Shield e WAF (Web Application Firewall).

Com esses dois produtos, a empresa conseguiu garantir, dentro da própria rede da Akamai, que nenhum outro servidor ou IP entraria em seu datacenter ou servidores. E isso foi importante, pois, como já imaginavam, realmente o site recebeu ataques — todos devidamente bloqueados.

2 — TyC Sports

Canal esportivo líder na Argentina há mais de duas décadas, a TyC Sports transmite os eventos esportivos de maior relevância internacional. Mas com a popularização da chamada “segunda tela” — quando o telespectador interage via internet com um programa de televisão — e a importância de uma presença digital nos dias atuais, houve uma preocupação também em dar uma atenção melhor ao site, plataforma OTT, aplicativos e redes sociais do canal.

Pensando nisso, a TyC contratou os serviços da Exceda para melhorar a experiência de navegação dos usuários. “A implementação foi muito simples. A equipe técnica nos ajudou em todo momento a superar os desafios online que já enfrentamos e os que ainda estamos enfrentando”, conta Pablo Monti, Diretor de Conteúdos Digitais da TyC Sports.

Também na Copa do Mundo de 2014, sediada no Brasil, a parceria rendeu uma implementação de uma solução inovadora, que permitiu aos usuários assistir as partidas ao vivo pela internet. Tudo foi transmitido por sete câmeras diferentes e acarretou na transmissão online mais vista da Argentina. Diante da boa experiência, a empresa deve retomar a mesma estratégia com a Exceda para as Olimpíadas deste ano.

3 — CERS

Com 27 estúdios de gravação espalhados pelo Brasil, o Complexo de Ensino Renato Saraiva (CERS) é uma das plataformas mais usadas para quem quer estudar para provas de concurso público em geral através de aulas online. Com uma demanda notável, a empresa se preocupou com o número de acessos em seu site e procurou a Exceda e o seu serviço de CDN.

Além de acelerar a distribuição de conteúdo, foram instalados tokens de segurança para que os alunos não conseguissem fazer download do material, afinal, o site trabalha com aulas exclusivamente online. “Depois que migramos para Akamai/Exceda, via CDN, mudamos e crescemos muito. É um serviço que não abrimos mão. São nossos grandes parceiros”, elogia Renato Saraiva, fundador do CERS.

4 — Despegar.com

Conhecida aqui no Brasil por Decolar.com, a Despegar.com é uma agência que presta serviços viagem, como comercialização de passagens aéreas, reserva de hotéis, pacotes de viagem, aluguel de carros, cruzeiros, entre outros. No mercado desde 1999, a empresa é uma das líderes do ramo e está em mais de 21 países em toda a América Latina.

Com os serviços da Exceda, o site ficou mais rápido e permitiu a observação dos picos de demanda, que podem vir da grande procura orgânica pelo segmento ou por ocasião de eventos especiais, como promoções.

“Queremos, para nosso relacionamento futuro com a Exceda, que ela continue nos acompanhando, como faz todos os dias: oferecendo tecnologias utilizadas pelas maiores empresas com negócios online, todo o know-how da equipe e o melhor serviço e qualidade”, declara Nicolas Pla, Gerente de Tecnologia na Despegar.com.

5 — Estácio de Sá

Uma das maiores instituições privadas de ensino superior do Brasil, a Estácio de Sá possui 450 mil alunos em 85 campus pelo país. Como a maioria das universidades e faculdades, a Estácio criou, em 2002, um sistema para informar melhor o corpo discente sobre aulas, faltas e notas. O chamado SIA (Sistema de Informação Acadêmica) é acessado diariamente por todos os alunos, ou seja, há um grande volume de acessos diários.

Para que o sistema suportasse o crescimento da Estácio, a equipe de tecnologia da instituição procurou por uma solução e encontrou a Exceda. Um milhão e meio de ataques foram evitados após a parceria e o volume de 40 mil clientes acessando diariamente não apresentou nenhum problema.

“De 20 de agosto a 12 de setembro de 2014, tivemos 9.6 Terabytes entregues pela Exceda e que não foram consumidos pelo nosso link. Isso, por ano, gera uma economia de R$ 850 mil”, afirmou Jorge Santos, CIO da faculdade.

One clap, two clap, three clap, forty?

By clapping more or less, you can signal to us which stories really stand out.