Promessas da Serie A: Krzysztof Piątek, o artilheiro-revelação de 2018/19

Gabriel Menezes
3 min readOct 3, 2018

--

Novo mês, novo quadro aqui no Medium. Como a Serie A italiana é, de longe, o campeonato europeu mais acompanhado por este que vos fala, darei início a um projeto sobre os principais jovens jogadores desse campeonato. Numa lista com mais de 40 jogadores com até 23 anos, pretendo destacar as atuações e apresentar a maioria deles ao longo da temporada.

Leia também, do amigo Sergio Santana: “Cengiz Ünder: o futuro da Turquia”

Para começar o quadro, nada melhor do que falar daquele que mais vem se destacando na época 2018/19: Krzysztof Piątek, centroavante polonês do Genoa e artilheiro da Serie A até o momento, com oito gols em apenas seis partidas (seu clube não jogou na primeira rodada por conta da tragédia na cidade de Gênova).

Ajoelhado, Piatek comemora um de seus gols contra o Frosinone, pela 7ª rodada da Serie A (Foto: Divulgação/Genoa CFC)

Características de Piatek: boa movimentação, simplicidade e excelente finalização

A camisa 9 que o polonês utiliza no Genoa não é à toa. Apesar de centroavantes oportunistas estarem sendo cada vez mais subutilizados no futebol atual, que exige muita movimentação e intensidade de todos os jogadores em campo, Piatek ainda carrega várias características desse tipo de atacante.

Todos os gols de Piatek na temporada até o momento

Oportunista de marca maior, o jogador grifone marcou 12 gols no ano - quatro deles na goleada por 4 a 0 sobre o Lecce pela Coppa Italia - e, em todos os lances, teve no máximo dois toques na bola antes de finalizar. Contra Sassuolo e Lazio, ainda aproveitou cortes errados da defesa e, com uma pitada de sorte, saiu na cara do gol para finalizar bem. Piatek tem média de 1,3 gol por jogo na Serie A. Segundo o site SofaScore, são 3.7 chutes por partida, o que lhe dá um bom aproveitamento: 35% de seus chutes viram gols.

Outra de suas principais qualidades é sua movimentação. Atuando num 3–4–1–2, o Genoa tem uma dupla de ataque constituída pelo polonês e, geralmente, o garoto Christian Kouamé, de apenas 20 anos. O interminável Goran Pandev atua como um segundo atacante e é comum ver Piatek caindo mais pela esquerda, abrindo espaços para a infiltração de Pandev, ou até mesmo recuando para que Kouamé seja lançado em profundidade.

Mapa de calor de Piatek mostra concentração na grande área; Caídas pela esquerda para possibilitar movimentação de companheiros também ficam evidentes (Foto: Reprodução/SofaScore)

Pontos fracos: Apesar de abrir espaços com movimentação e “puxar” marcação, Piatek precisa melhorar seu passe

Com 1,83m, o centroavante rossoblu possui estatura decente para a posição e também tem certa força física para os duelos mais físicos contra os defensores. Apesar disso, também demonstra certa velocidade e, com passadas largas, consegue ser bastante móvel, mesmo com seu perfil finalizador.

Para que sua mobilidade seja melhor aproveitada com a bola, falta Piatek desenvolver mais visão de jogo e uma melhor qualidade de passe. O polonês tem controle de bola razoável e até demonstra certa lucidez, mas não costuma fazer as melhores opções para servir seus companheiros e tem apenas 15 passes por partida, acertando 11,5 deles (75%) a cada vez que entrou em campo. Até o momento, o camisa 9 não tem nenhuma assistência na temporada.

Foto: Divulgação/Seleção Polonesa

Ficha Técnica:

Nome: Krzysztof Piątek
Idade: 23 anos (01/07/1995)
Nacionalidade: Polonesa
Clube atual: Genoa (passou por Lechia Dzierzoniow, Zaglebie Lubin e Krakovia)
Posição: Centroavante
Jogos em 2018/19: 7
Gols: 12
Atuações pela Seleção: 1 (0 gol)

--

--

Gabriel Menezes

Jornalista. Por aqui, se lê futebol italiano, alguma coisa de futebol brasileiro, e pautas “fora da caixinha”