
Fab labs: Espaços para descobrir do que a sua imaginação é capaz
O conceito e funções de um Fab Lab (Laboratório de Fabricação) vieram do curso “Como Fazer Quase Qualquer Coisa” do Prof. Neil Gershenfeld. Em 2001, ele começou a ensinar alunos de diversos cursos do MIT sobre o uso da lógica de CAD e CAM para materializar objetos por meio de máquinas de comando numérico.
Após 11 anos, o primeiro laboratório brasileiro foi desenvolvido na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP e o movimento vem se espalhando cada vez mais pelo país. Atualmente os interessados podem contar com a Associação Fab Lab Brasil para dar suporte na criação de novos laboratórios e demais informações.
O que é um Fab Lab?
É a junção de um conjunto padrão de máquinas (podendo também ter máquinas complementares), pessoas interessadas em aprender e desenvolver projetos e que estejam de acordo com os princípios da rede mundial. Os objetivos gerais de um Fab Lab são o livre compartilhamento do conhecimento e o trabalho colaborativo. Podem ser do tipo profissionais (mantidos por empreendedores), acadêmicos (mantidos por universidades e empresas parceiras) e públicos (mantidos pelo governo).
No Brasil o movimento começou restrito aos estudantes de Arquitetura e Design da FAU-USP, com a posterior expansão veio a possibilidade de qualquer pessoa colaborar, independente de idade ou nível de conhecimento nas áreas. SIM! Você não leu errado! Não precisa ser expert em tecnologia para participar, basta usar a curiosidade e a imaginação para criar.
O entendimento de um Fab Lab na prática é adquirido de acordo com as vivências e divisão da bagagem de habilidades de cada um com a rede mundial, a internet é uma aliada no processo de conhecimento. Pesquise, pesquise e pesquise! Só não se esqueça de colocar as mãos na massa!
As máquinas básicas e algumas funções
Segundo a Diretora da Fab Lab Brasil, Heloisa Neves, as cinco máquinas básicas são:
- Cortadora a laser: Gravações em madeira, tecidos não sintéticos, EVA, isopor…
- Impressora 3D: As de pequena escala podem imprimir objetos simples, como um copo e as mais sofisticadas de comida até uma casa.
- Fresadora de Precisão: A ferramenta de corte (fresa) pode ser usada, por exemplo, para fazer moldes. Alumínio, PVC e madeira…
- Fresadora de grande formato: Funciona como a anterior, porém maior.
- Cortadora de vinil (Plotter): Basicamente uma impressora, mas que corta vinil, papel, tecido e etc…
Para escrever esse texto usei como referência o livro Fab Lab: A Vanguarda da Nova Revolução Industrial de Fabien Eychenne e Heloisa Neves. Clicando no link acima você pode ler gratuitamente.