Dia de ação de graças / thanksgiving Day

O dia de ação de graças é um feriado americano que se originou na região nordeste dos Estados Unidos (mais precisamente na região da nova Inglaterra) em que se comemora as boas colheitas durante o ano .

O primeiro dia de ação de graças foi comemorado no outono de 1621 em Plymouth , Massachusetts após terem uma ótima colheita no verão os colonos comemoram o ótimo progresso da colheita por ordem do governador da vila .

No entanto, durante muitos anos, o Dia de Ação de Graças não foi instituído como feriado nacional, sendo observado como tal em apenas certos estados, como Nova York,Massachusetts e Virgínia. Em 1863, o então presidente dos Estados UnidosAbraham Lincoln, declarou que a quarta quinta-feira de novembro seria o Dia Nacional de Ação de Graças [ fonte : https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Thanksgiving_Day ]
Mas em 1939, o presidente Franklin Delano Roosevelt instituiu este dia será celebrado na terceira semana de novembro, a fim de ajudar o comércio, aumentando o tempo disponível para propagandas e compras antes do Natal (na época, era considerado inapropriado para produtos publicitários à venda antes do dia de Ação de Graças). Como a declaração de Roosevelt não era mandatória, 23 estados adotaram a medida instituída por Roosevelt e 22 não o fizeram, com o restante tomando ambas quintas-feiras (a terceira e a quarta semana de novembro) como Dia de Ação de Graças. O Congresso dos Estados Unidos, para resolver esse impasse, então instituiu que o Dia de Ação de Graças seria comemorado definitivamente na quinta-feira da quarta semana de novembro e que seria um feriado nacional [ fonte : https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Thanksgiving_Day ]

Relação com Black Friday

Após ter virado feriado nacional e sendo numa quinta feira , no dia seguinte à maioria das escolas e organizações ficam de folga tornando a sexta feira o principal dia de compras em todo país e marcando o dia de início de compras da temporada natalina .

Curiosidades

Giving thanks ou being thankful:Thanksgiving é um dia para ser grato e agradecer todas as graças concedidas durante o ano
Thanksgiving dinner:as famílias ou amigos se reúnem para um grande jantar caseiro em celebração à data. Com a mesa posta, é comum que cada um diga pelo que é grato (saying grace) antes de servir o jantar.
Turkey carving:o peru (turkey) é o prato tradicional do Thanksgiving. O jantar é iniciado com alguém fatiando (carving) a carne e servindo aos presentes. O turkeydeve estar recheado com o que os americanos chamam de stuffing – a tradução certa é, realmente, recheio, mas trata-se de uma espécie de farofa que pode ser preparada de diversas maneiras e com diferentes ingredientes. (Ah, o peru fala inglês nos Estados Unidos! Os americanos imitam o som emitido pela ave como “gobble-gobble”, bem diferente do nosso “glu-glu”.)
Parades:a maior parte das cidades grandes dos Estados Unidos – incluindo Nova York, Chicago e Houston – realiza grandes desfiles (parades) com carros alegóricos para comemorar o feriado. Este ano, por exemplo, o tradicional desfile da marca Macy's em NY vai acontecer no dia 28, quinta-feira, às 9h, como sempre com gigantescos balões infláveis. Saiba mais sobre o Macy's Thanksgiving Day Paradeaqui.
Thanksgiving Classic:todo feriado é marcado por uma partida clássica de futebol americano (football). Famílias e amigos costumam se reunir para assisti-la antes do jantar.
[fonte :http://www.hotcourses.com.br/study-in-usa/city-focus/thanksgiving-day-dia-de-acao-de-gracas-e-black-friday-nos-eua/]

Dica : todo mundo odeia o Chris - dia de ação de graças (muito bom esse episódio)