Entrevista de emprego: 3 dicas para ser um candidato irresistível (dicas da Pixar)

Filipe Deschamps
6 min readApr 30, 2020

--

Esse artigo contém 3 características fundamentais para você se tornar o melhor candidato de uma entrevista de emprego. E esse é o tipo de conteúdo que eu queria ter esbarrado no início da minha carreira, ou melhor, no início da minha vida! Eu juro pra vocês! Essas dicas vão servir tanto para quem quer ser contratado por uma empresa excelente, quanto para quem está contratando e quer contratar pessoas muito boas.

Clique no play acima para ver este artigo em formato de vídeo, caso seja da sua preferência.

Um belo dia o meu irmão Gustavo — mais conhecido por Guga — me mandou um vídeo do Youtube e falou: "Essa pessoa e esse vídeo são a tua cara!" Aí turma, eu assisti o vídeo e colei na cadeira! Parecia que eu tinha sintonizado a minha cabeça com os fundamentos do que é ser um profissional excelente. Aquele que, independente das circunstâncias, vai ser alguém com destaque. O vídeo que o Guga me mandou foi uma palestra que o Randy Nelson fez num evento educacional da Apple.

O Randy já trabalhou na Pixar e hoje trabalha na Apple. Ele já fez de tudo, mas seu foco sempre foi no ramo da educação e formação de liderança, e nessa palestra ele fala de 3 características que eles procuravam nas pessoas para trabalhar na Pixar. E essas características chamaram muito a minha atenção pois, de fato, a sensação de confiança ao contratar uma pessoa que possui elas é muito maior, sem sombra de dúvidas!

E quando eu falei antes que eu queria ter visto isso no início da minha vida eu falo sério, porque elas vão te deixar uma pessoa mais firme e mais corajosa para qualquer situação. Não vai ser fácil, mas é isso o que você deveria buscar para se tornar a melhor pessoa que você consegue se tornar. A melhor versão de você.

Característica número 1: Profundidade

A primeira característica que eles procuram na Pixar é profundidade. Isso parece óbvio, mas o jeito que eles perceberam esse assunto é completamente diferente do convencional. Profundidade em alguma habilidade é algo muito bom. Todo mundo quer contratar e trabalhar com alguém que tenha profundidade num determinado assunto, tanto que a maioria das empresas, quando vão analisar um currículo, analisam exatamente isso: o quanto uma pessoa sabe tal habilidade. Mas tem um problema nessa abordagem…

Grande parte dos empregos que são interessantes acabam caindo numa categoria de “empresa inovadora”, uma empresa fora dos padrões. Então, se sua empresa está fazendo coisas que ninguém fez antes, de uma forma que ninguém fez antes, como que você vai achar pessoas com experiência nisso e ainda com extrema profundidade? A NASA teve esse mesmo problema quando precisou contratar a primeira pessoa para pisar na Lua. Não dava pra procurar por “10 anos de experiência em andar na Lua”…

E olha que interessante! O primeiro problema que eles enfrentaram na primeira busca foi por, justamente, ter buscado por nível de senioridade, e todos os candidatos tinham skills muito boas, profundas e eram pessoas de bastante sucesso. Então ficou difícil usar isso como filtro para selecionar as pessoas. Foi então que eles perceberam que, na verdade, o que eles precisavam não era alguém com sucesso, e inclusive talvez eles não poderiam usar sucesso como métrica, mas sim quem falhou e se recuperou.

Eles estavam falando sobre pilotos de teste, então essa característica de falhar e se recuperar era crucial pois a pessoa que não se recupera simplesmente derruba o avião!

Então foi assim que o time principal foi escolhido: não foram escolhidas pessoas que simplesmente evitaram falhar, mas sim pessoas que viram o fracasso, olho no olho, e fizeram alguma coisa a respeito disso para se recuperar. E aí vem um "insight" extremamente importante:

A característica principal de alguém inovador é conseguir se recuperar de erros e não evitar cometer erros.

E como isso se conecta com a profundidade? Além dos pontos de sucesso encontrados ao longo de uma vertical, é preciso perceber duas outras habilidades: resiliência e adaptabilidade para, de verdade, resolver um problema real e em um nível que poucas pessoas investiram o seu tempo. Adiciono o detalhe de que não precisa ser algo que nunca ninguém criou no universo.

Então eles estavam tentando achar um prognóstico de sucesso de uma pessoa dentro de uma empresa, e o que eles encontraram foi o seguinte: "Mastery", seja qual fosse o assunto.

"Mastery" pode ser entendido como maestria, domínio, autoridade no assunto. Então maestria, em qualquer que seja o assunto, é um ótimo prognóstico de que essa pessoa consegue resolver qualquer outro problema que precise ser resolvido.

Então se você encontrar uma pessoa que é o melhor limpador de pratos que existe na Terra, o melhor fazedor de bolha de chiclete do mundo ou o melhor jogador de Zelda do Universo, você vai notar um detalhe na personalidade dessa pessoa que fez com que ela configurasse o seu cérebro para atingir tal estágio e que, esse mesmo "mindset", vai servir para enfrentar qualquer problema.

É um mindset de “Eu vou chegar no topo daquela montanha, não interessa o quê”…

…e que, automaticamente, te separa de todos os outros candidatos, quase que instantaneamente, porque dá pra sentir no tom de voz, na postura e no brilho dos olhos.

Não sei… é uma coisa muito forte e eu já vi isso na minha frente várias vezes nas entrevistas. E o Randy traz um ponto muito importante no vídeo sobre o jeito como as escolas estão andando e a velocidade em que os negócios estão crescendo, pois dificilmente as pessoas estão conseguindo atingir esse estágio de maestria.

E essa é a grande diferença entre a promessa de um currículo versus a prova de um portfólio.

Característica número 2: Abrangência

A segunda característica que a Pixar procura em seus candidatos é a abrangência. Eles não querem um “1 trick poney”, uma pessoa que é tão afunilada que só consegue fazer uma coisa. E isso é muito comum quando você investe somente profundidade. Eles querem pessoas com conhecimento amplo e nisso ele dá uma afineta pois eles procuram pessoas mais “interessadas” do que “interessantes”. Ele diz que qualquer pessoa consegue ter um moicano rosa, e isso é bastante interessante, mas é fácil de conseguir. Agora ser interessado é difícil, e é uma característica fundamental.

Você sabe que uma pessoa é desse tipo quando você tem algo em mãos e pensa nela primeiro para mostrar, tem curiosidade em saber o que ela vai enxergar, para ver o que ela vai falar. É uma pessoa que quando você fala que tem um problema, ela se curva pra frente para saber mais.

Por isso que dá briga quando as pessoas de Business ou Negócios tem um problema, e chegam para pessoas que são interessadas já com o quê precisa ser feito e como precisa ser feito. Gente, se coloca nos sapatos de quem é interessado… Não vai dar! E assim você vai expulsar as pessoas boas da sua empresa.

Característica número 3: Comunicação

Se você é um técnico e está tentando conversar com um artista, porém só ficar emitindo o “tecniquês”, todo mundo sabe o que acontece… A turma vira os olhos e só depois se dá um jeito de traduzir alguma coisa da informação. Agora, se você já fizer a tradução na ponta que está emitindo a informação, e não na ponta que está recebendo, você tem uma grande chance de estar se comunicando de verdade.

E comunicação não é algo que o emissor pode mensurar. Ninguém pode se autoqualificar como uma pessoa articulada. Somente quem está escutando pode dizer: "Sim, estou entendendo o que você quer dizer". Então, misturando comunicação com o assunto pessoas interessadas, essas são as que terão o interesse em melhorar sua comunicação. E, conectando com a abrangência, essas pessoas possuem uma experiência mais completa, conseguem participar em todas as etapas, e isso vai ajudar nos quesitos empatia e comunicação.

Então, se eu sou um programador mas já tive algum contato com qualquer coisa relacionada à arte, eu vou ter uma vantagem a mais, pois eu vou saber me comunicar com alguém de Design, por exemplo.

A mistura dessas 3 características: Profundidade, Abrangência e Comunicação vai realmente ser um pacote completo e vai, automaticamente, te colocar em destaque na concorrência de uma vaga de emprego.

E agora que você recebeu essas dicas, eu tenho certeza que tem um amigo ou amiga que precisa ler esse artigo, que vai tomar um empurrão com ele. Então, por favor, manda o link desse artigo pra essa pessoa! Você também pode mandar isso para o RH da sua empresa pra ajudar eles a contratarem pessoas melhores para trabalhar com você ou, se não der, posta na sua timeline pra dar aquela alfinetada!

Próximos passos

Caso você tenha interesse em me acompanhar no YouTube, segue o link abaixo:

--

--